Como incentivar o gosto por escrever com a brincadeira de agente secreto


Qual criança que não sente curiosidade com a figura do agente secreto? E gostar de escrever é peça fundamental para a comunicação, o registro de ideias. Foi a partir da escrita que o homem conseguiu superar o tempo e o espaço, deixando registrado seus pensamentos, leis, hábitos e cultura que circularam por inúmeros lugares e gerações.

Mas o que o agente secreto tem a ver com escrever? Tudo, se a gente une os dois em uma brincadeira para incentivar o gosto por escrever dos filhos.

Há crianças que naturalmente gostam das palavras e de se expressar escrevendo. Outras menos. Entretanto, é inegável a importância de saber escrever bem. Tanto para a vida escolar, quanto para a maioria das atividades profissionais e sociais.

Gosto por escrever é diferente

Em casa, meus filhos têm relações diferentes com a atividade de escrever. Enquanto um gosta, outro começa, mas acaba vencido pela preguiça de longos textos. E ainda tem aquele que escreve só o mínimo necessário.

Porém, todos eles curtiram a brincadeira de agente secreto.

Claro que para brincar, a gente precisou se paramentar como todo bem agente secreto.

Em seguida, eu passei as Atividades do Agente Secreto. Todas elas precisam de um pequeno exercício de redação para serem completadas. As que a gente brinca em casa são estas abaixo. Nem sempre eu faço todas. A gente vai variando.

Tinta invisível no poema

Já escrevemos antes com várias receitas de tinta invisível. Que tal usar uma delas para fazer um código em forma de poesia curtinha?

Um poema haicai por exemplo, tem só três linhas. Ele não precisa rimar necessariamente. Pot exemplo

Você pode crer
O pior cego
É aquele que não quer ver

a estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão

Código secreto

Outra coisa que a gente gosta de fazer em casa é inventar códigos secretos. Que tal, sugerir escrever uma carta-bomba para um amigo toda em código secreto?

Pistas de caça ao tesouro com limeriques

Outra coisa que toda boa brincadeira de agente secreto tem são pistas de caçada. Que tal, então, sugerir para seu filho escrever as pistas da brincadeira em forma de charada ou de limeriques (poemas com 5 versos. A escritora Tatiana Belinky fez vários livros infantis com esta técnica de escrever)?

Aliás, se você quiser já prontas pistas de caça ao tesouro que podem incrementar a brincadeira com as crianças, baixe estas que temos prontinhas para você.

Anúncio dos seus serviços

Bom, agente secreto que é agente secreto precisa divulgar seus serviços para ter bons clientes. Então, eu pedi aos meus filhos que escrevessem um anúncio de jornal, oferecendo suas habilidades como agentes secretos.

Os “gadgets” do agente secreto

Esta aí acima é a caixa de materiais “indispensáveis” para qualquer agente secreto desempenhar bem seu trabalho. Mas, para ter tudo isso, é preciso antes fazer uma lista do que é fundamental.

Fazer listas é um excelente exercício de escrita. Especialmente quando vem com uma descrição de cada objeto. Convide seu filho para fazer a lista dos materiais do agente secreto que ele gostaria de ter.

Outra lista legal é de itens da mochila ou pasta que o agente precisa ter para sua missão. E a imaginação aqui é mestra, então, criem juntos os aparatos que deixariam qualquer 007 com água na boca!

Descrevendo o esconderijo

Sabe aquela cena de filme em que o agente entra no seu esconderijo e lá dentro tem praticamente outro mundo? Então, peça para seu filho descrever com poucas frases como seria o esconderijo ideal dele. Depois, a sua tarefa é desenhar, a partir do que ele escreveu.

Nem vou postar o meu desenho que ficou bizarro kkkkkk. Mas meu filho acho que tinha a ver com o que ele havia descrito!!

Então, desta forma, brincando de agente secreto você incentiva seu filho a ter o gosto por escrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.