Reconhecer as letras: primeiro passo para ler e escrever


Reconhecer as letras é um dos primeiros passos para a criança aprender a ler e a escrever. Especialmente se elas moram em uma casa com livros e que gostam de ler, é comum as crianças demonstrarem curiosidade pelas letras. E o ponto de partida são as palavras mais comuns na sua rotina, como seu nome ou o nome dos pais.

Algumas crianças aprendem mais rápido do que outras. É normal. Mas a gente pode ajudar nesse aprendizado com brincadeiras que ajudam a ensinar o alfabeto, como eu já mostrei no post Como ensinar o alfabeto de forma divertida: 5 ideias.

Quando começar a ensinar o alfabeto?

Em geral, a partir de 2 ou 3 anos a criança já reconhece algumas letras. E entre 5 e 6 anos consegue identificar o alfabeto todo. Mas a gente não precisa ter pressa e cada criança tem seu ritmo. A escola vai ter um papel importante na alfabetização e decorar o alfabeto está longe de ser um mérito importante. Nosso papel, nesse percurso, é de oferecer estímulos e responder ao interesse da criança sempre que ela demonstrar a curiosidade com as letras.

Mas o que desperta a curiosidade das crianças? Olhe a sua volta e veja o quanto o mundo está cheio de letras. Jornais, revistas, livros, placas, embalagens, roupas… As letras estão em todo lugar. A brincadeira de hoje nasceu da observação da Gabi. Ela me vê trabalhando no computador o dia inteiro e é natural que queira saber o que eu estou fazendo. Pois eu resolvi transformar essa curiosidade em brincadeira.

Brincar de digitar o nome

Simples assim. A brincadeira foi dar para a Gabi o desafio de encontrar as letras do nome dela no teclado do computador.

Ela começou escrevendo uma palavra que ela adora porque foi a primeira que ela conseguiu escrever sozinha depois do nome: CUCA (do Sítio do Pica-pau Amarelo). Ela escolheu essa palavra porque percebeu que seria mais fácil do que GABRIELA.

Feito o pequeno ensaio de reconhecer as letras, ela se animou e quis partir para o nome. O detalhe é que eu não podia falar nada. Ela tinha que encontrar as letras sozinha.

Para ela foi uma super conquista! Reparem que as letras não estão ordenadas numa sequência lógica no teclado. Ou seja, ela realmente teve que se esforçar para encontras as letras do nome dela!

Se você se interessa por esse assunto, dá uma olhada no nosso vídeo sobre como as crianças desenvolvem a linguagem e pense na sua próxima brincadeira dentro do tema.

Antes de terminar o post queria deixar para você um convite: baixe o nosso PDF com 10 jogos de gincana  e veja como incrementar o seu dia-a-dia com as crianças.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.