Como organizar sua vida em 10 passos para ter mais tempo junto com seu filho


Organizar a vida pessoal é fundamental para termos mais tempo junto com nossos filhos. Quando a gente consegue colocar tudo em ordem, com as prioridades, você consegue encontrar mais tempo e disposição para ficar com as crianças.

O desenvolvimento das crianças está intimamente ligado a três fatores: afeto, estímulo e nenhum estresse tóxico. E cada um destes fatores depende principalmente de nós adultos. Nossa presença na vida das crianças, a interação que temos com eles diariamente e, em especial, os momentos de brincadeiras que promovemos.

Mas parece que o tempo escapa das nossas mãos, certo? Seja se a gente trabalha longe de casa ou em casa, as atividades do dia parece que se acumulam e brincar com nossos filhos fica em último plano.

Porém, quando a gente aprende a organizar melhor nosso dia a dia, vamos ver que tem tempo, sim, para estar com nossos filhos. E organizar é, acima de tudo um hábito. Para começar este hábito, te mostramos como organizar a sua vida em 10 passos. Seguindo isso haverá mais tempo junto com seu filho no dia a dia.

Caso você precise destas informações mais rapidinho, pode ver aqui o vídeo que fizemos sobre o assunto no nosso canal:

Para organizar sua vida relembre seus valores

1 – O dia tem 24 horas

A primeira coisa que vamos esclarecer é que o dia tem mesmo 24 horas e não há como fazê-lo ficar mais longo. Então, o melhor é deixarmos de reclamar, de murmurar sobre a falta de tempo e lidarmos bem com o tempo que temos.

2 – Lembre das suas prioridades de vida

Logo no início do dia, lembre-se das suas prioridades na vida. Comece já. Quais são as suas prioridades? Faça uma lista delas. Seu filho está nela? Se ele é sua prioridade, ele merece que você tenha tempo para ele e que neste tempo você esteja bem.

3 – Organize suas prioridades nos períodos do dia

No dia a dia as prioridades vão mudando. Claro. A cada momento, a gente precisa dar mais atenção para uma ou outra prioridade nossa. Então, vamos fazer um exercício. Pegue sua lista de prioridades e coloque uma ordem diferente para elas em cada momento do seu dia. Quanto mais você dividir seu dia, melhor ficará para separar as prioridades e se organizar para segui-las.

Coloque esta tabela num quadro que você consiga ver a maior parte do tempo. Isso vai te ajudar a definir no relógio, os momentos de focar em uma ou outra coisa.

4 – Descubra as janelas de tempo

Outra forma de organizar sua vida é aproveitar as janelas de tempo que aparecem. De cara, elas são aquele tempo “perdido” na espera de um médico, na fila do mercado, no engarrafamento. Porém, estes minutos são oportunidades de brincar com seu filho, em lugar de responder mais um Whatsapp.

5 – Façam juntos as atividades de rotina da casa

Então, pode ser que você demore um pouco mais para deixar seus filhos cozinharem com você, ajudarem a lavar o quintal, tirar o pó, a mesa de refeições ou qualquer outra atividade que você precise fazer em casa.

Por outro lado, este é um tempo que vai fazer vocês terem um melhor relacionamento, mais proximidade, além de mostrar a seu filho que a casa é de todos e por isso o cuidado com ela também depende de todos. Tente ampliar um pouco o horário destas tarefas domésticas e ganhe o benefício de ficarem juntos.

Deixe de lado o “espera um pouquinho”

Outras formas de você organizar sua vida para ter mais tempo com seus filhos é deixar de lado vícios que adquirimos. Como, por exemplo, dizer sempre “só mais um pouquinho”. E também tem a ver com cumprir o que prometemos às crianças. E, portanto, prometer o que é possível.

6 – Crie o hábito de bater um papo durante uma das refeições

Pode ser qualquer uma delas. Melhor se acontecer todos os dias. Quando a hora da refeição deixa de ser uma hora de telas, por exemplo, e passa a ser um momento de interação, o tempo vira a seu favor, de seu filho e da família. Para ajudar a começar o hábito de conversar com os filhos na mesa, tem um PDF na descrição com perguntas para vocês.

7 – Cumpra os combinados com seu filho

Isso tem a ver com respeito mútuo. Se você promete que vai brincar, ou que vai dar atenção a seu filho e não cumpre, naturalmente seu filho vai aprender a fazer o mesmo com você. Se você disser a seu filho que vai brincar “depois de tomar banho”. Faça isso. Se combinar que vai jogar uma partida de jogo, faça isso.

E se possível, use exemplos concretos de momentos (e não o tempo do relógio, que a criança não entende). Ao cumprir os combinados, seu filho vai aprender a cumprir os dele, como, por exemplo, entender que o tempo de brincar com você acabou por aquele dia.

8 – Fuja do “Só mais um pouquinho”

Confesso que tomei um tapa de pelica quando levei meus filhos no show dos Barbatuques e ouvi a música “Só mais um pouquinho” .

Na música, me impressionou como “só mais um pouquinho” é um termo de mão dupla, que normalmente as crianças aprendem conosco. Olha só a letra dela:

Filha, vamos pra escola
Papai, espera um pouquinho

Filha, vem almoçar
Papai, só mais um pouquinho

Filha, hora do banho
Ah, sério? Só mais um pouquinho

Pai, vamos brincar
Ah, filha, espera um pouquinho

Pai, larga o celular
Já vai, filha, espera só mais um pouquinho

Pai, sai da televisão
Calma, filha, espera um pouquinho

Pai, para de trabalhar
Quase, filha, espera só mais um pouquinho

Que tal um combinado de dizermos menos “só mais um pouquinho” e mais “sim!” Dê você o exemplo.

9 – Combinar sua agenda com a dos seus filhos.

Sua agenda combina com a do seu filho? Será que não é possível fazer alguns ajustes para que elas combinem mais?

Por exemplo, crianças precisam de sono para estarem bem, e não ficarem estressadas no final do dia. Você consegue chegar mais cedo para que seu filhos não te esperem até tarde?

Uma agenda super lotada também estressa as crianças e as deixam cansadas e irritadas no final do dia. Será que menos aceleração não deixaria o tempo de vocês juntos mais leve? Pensa nisso. O que vocês podem fazer juntos, para que tenham tempo livre no mesmo horário.

10 – Ter um tempo especial

Falamos até agora de conselhos que ajudam você a descobrir o tempo que precisa durante o dia com seu filho.

Então, nosso décimo conselho é separar um momento especial para vocês. Mais longo, mais descompromissado e olhando menos no relógio. Não é um tempo nas férias, mas algo no cotidiano. Mesmo que seja uma vez na semana.

Com estes 10 passos é possível organizar sua vida para ter mais tempojunto com os filhos. Mas precisa ser um hábito, ok? Vai valer à pena.

4 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.