Atividade de artes para ensinar proporção


Você já percebeu com as crianças estão em constante aprendizagem, mesmo nas situações mais corriqueiras? Praticamente toda interação que temos com nossos filhos é uma oportunidades deles aprenderem alguma coisa e muitas vezes nem percebemos. Se fazemos uma brincadeira dirigida isso fica mais explícito. Por exemplo, se pedimos para a criança fazer o mesmo desenho em diferentes tamanhos, estamos fazendo uma atividade de artes para ensinar proporção de um jeito divertido.

Desenho pequeno e desenho gigante

A ideia dessa atividade de artes para ensinar proporção é pedir para a criança escolher um tema e depois fazer a execução desse desenho de um tamanho bem grande e depois o menor desenho possível.

A Gabi escolheu desenhar uma boneca.

Nosso primeiro fato foi conversar para decidir como ela faria uma boneca gigante. O resultado foi a ideia dela de desenhar o contorno do próprio corpo e a partir daí fazer um desenho dela mesmo. Este tipo de atividade é ótima por si só. Tanto que tem o post Conhecer o corpo desenhando um boneco gigante  para você conhecer os benefícios dessa brincadeira para o auto-conhecimento da criança.

Olha aí a gente fazendo o contorno do corpo da Gabi em papel craft (que a gente compra em rolo).

Depois a Gabi dedicou um tempo para transformar o contorno na boneca gigante.

Quando ela terminou, nós conversamos sobre o desenho. Falamos como o braço era grande, que deu até para ela pintar as unhas da mão da boneca… enfim, sobre detalhes do corpo.

Aí veio o desafio. Essa era a maior boneca que a Gabi conseguiu desenhar. Como seria a menor?

E como fica o desenho pequeno?

Lá foi a Gabi pegar um papel pequenininho para desenhar!

Primeiro ela fez um desenho em um post-it

Depois ela achou que podia fazer uma boneca menor ainda!

Tem até Maria Chiquinha no cabelo!

Olha uma bonequinha do lado da outra:

Você pode repetir isso em casa com qualquer tema. Não precisa ser uma boneca. Ela foi boa porque deu para falar de como era difícil mostrar a unha da mão (e outros detalhes) de uma boneca tão pequena.

Mas a atividade de artes para ensinar proporção rendeu e fizemos outras coisas. Por exemplo, um coração gigante e outro pequeno na nossa parede de lousa na cozinha.

Se você quer se inspirar com mais atividades de artes, pode ver os posts desta categoria aqui do site, ou seguir nossa pasta Arte para Crianças Pequenas do Pinterest.

E para abastecer a sua casa dos materiais adequados para fazer atividades de artes cada vez mais legais, clique aqui e baixe agora o nosso PDF com a lista de materiais recomendados pelo Tempojunto.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.