Atividade de arte com papel rasgado


A dica de hoje de atividade de arte com papel rasgado é para mostrar que dá para fazer criações super interessantes mesmo que você tenha pouco material em casa, só reaproveitando o que você tem. No caso da arte com papel rasgado, além de estimular a criatividade, você ainda desenvolve a coordenação motora fina das crianças

Como fazer arte com papel rasgado

Você vai precisar de:
– folha de papel sulfite ou outro suporte que você tenha em casa (pode ser um pedaço de papelão, por exemplo)
– cola branca ou cola bastão
– pedaços de papel: pode ser revistas, jornais velhos ou papel de presente.

Aqui em casa eu tenho muito material para atividades de artes e também aproveito as sobras dos papéis não usados. Por isso a minha preparação foi com os seguintes materiais:

Como a gente tinha o papel preto com as estrelas brancas, ele foi escolhido como base para uma colagem temática: eu a Gabi resolvemos criar uma situação que se passa no espaço sideral!

Reparou que não tem tesoura? Isso mesmo! A única regra desta colagem é que só é permitido rasgar o papel que vai ser colado e nunca recortar. Tem uma outra atividade de colagem bem interessante chamada Pintura com Tesoura, inspirada em Matisse, em que tudo é feito com tesoura. Vale dar uma olhada e fazer caso seu filho goste de fazer a atividade de arte com papel rasgado.

Bom, basicamente tudo o que você precisar fazer para criar usa arte é pensar no que quer fazer e sair rasgando o papel.  A Gabi já começou descobrindo que rasgar alguma coisa no formato redondo era muito difícil.

Mas ela insistiu e se saiu muito bem! Olha como ficou o espaço sideral dela:

E olha o meu:

Tem até um satélite!

Arte para crianças grandes

A dica de fazer atividade de arte com papel rasgado funciona melhor para crianças a partir de 6 anos, quando a coordenação motora já é boa o suficiente para conseguir rasgar o papel com a intenção de fazer uma forma. Antes disso, vai funcionar de um outro jeito. A criança rasga o papel para criar uma arte mais abstrata. Se você tem interesse em ideias criativas para crianças mais velhas, dê uma olhada na pasta Arte para Crianças Grandes no nosso Pinterest.

E para quem quer se preparar par a ter uma casa que ofereça recursos para as crianças explorarem ao máximo sua criatividade, baixem o nosso PDF gratuito com a recomendação de lista de materiais para ter em casa.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.