Brincar sozinho contribui para o amadurecimento do seu filho


Seu filho sabe brincar sozinho? Consegue incentivar seu filho a brincar sozinho? Pode parecer que não, mas quando ele brinca sozinho, está desenvolvendo habilidades importantes para a vida.

Nosso papel neste momento é ser um facilitador do momento de brincar sozinho, observá-lo e incentivar o brincar.

Eu tinha “obsessão” por procurar atividades em cima de atividades para o Pocoyo, não deixando ele brincar sozinho, porque achava que ele precisava de estímulo e interação sempre. Mas eu aprendi que não é bem assim. E que as crianças precisam de tempo sozinhas para brincar.

No Tempojunto, nós sempre focamos na importância da participação dos pais nas brincadeiras com os filhos. O quanto a interação é responsável pelo desenvolvimento das crianças.

Mas brincar sozinho também é importante para o desenvolvimento integral do ser humano e é, conforme os especialistas mesmos já descreveram, uma das três formas fundamentais da brincadeira infantil (as outras são brincar com o adulto e brincar com outras crianças).

Brincar sozinho ajuda na formação emocional das crianças

São vários benefícios de brincar sozinho. Mas vamos listar alguns deles aqui

1 – Estimula o autoconhecimento e a descoberta

Ao brincar sozinho, desde bebê, inclusive, a criança vai descobrindo seu “eu”. Quem ela é, tanto fisicamente, quanto emocional e psicologicamente. Vai percebendo seus limites e testando as mais diversas possibilidades de ser alguém.

2 – Proporciona a autoestima

Nós amamos aquilo que conhecemos. Mas o brincar sozinho vai também proporcionar a autoestima da criança o permitir as pequenas conquistas dos desafios que cada brincadeira coloca. A confiança faz parte deste processo.

3 – Incentiva a imaginação e criatividade

A criança é naturalmente criativa. Estudos indicam que aos 5 anos, 98% das crianças tem todo o potencial criativo. Este potencial vai caindo ao longo dos anos. E parte disso acontece porque nós adultos tendemos a colocar tudo em “caixinhas”, com muitas regras e restrições.

Sozinha a criança é mais livre para inventar. E os brinquedos funcionam justamente como “parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando descobertas e estimulando a auto-expressão.”, como bem disse a criadora da brinquedoteca no Brasil, Nylse Helena.

4 – Ensina a lidar com o tédio

Vivemos em uma sociedade que fica ansiosa diante do tédio, de não ter o que fazer. Quando as crianças brincam sozinhas, elas aprendem a lidar com o “vazio” e percebe que é possível preencher estes vazios com o que tem dentro de si.

5 – Brincar sozinho exercita a tomada de decisões

Ao brincar sozinha, a criança tem a possibilidade de fazer o que ela quer, por exemplo, com o brinquedo. Quando ela “subverte” o brinquedo, ou seja, decide criar outras formas de usar um brinquedo ou uma brincadeira, ela também está entendendo como é o processo de tomar uma decisão dentro dela, a partir dela.

Precisamos de tempo para nós adultos

6 – Aprende a lidar positivamente com a solidão

A solidão, o estar sozinho, é uma característica que deveria ser lidada de forma natural pelo adulto. Mas ao contrário, vivemos em uma sociedade que tem medo da solidão. Só que não tem vida madura se não houver a tranquilidade de se estar só.

Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês dizia: “a capacidade para ficar sozinho constitui um dos indicadores mais importantes de maturidade dentro do desenvolvimento emocional.”.

7 – Deixa os pais com mais tempo livre

Tempo livre importante, não só para quando precisamos trabalhar em home office ou fazendo atividades da casa. Também não quer dizer terceirizar os filhos ou adotar uma parentalidade distraída. Mas é importante também para os pais terem um tempo livre, em que possam ser simplesmente adultos, com todas as demais faces de ser uma pessoa, além de ser pai ou mãe.

Tem um outro post aqui no blog que mostra como podemos ensinar nossos filhos a brincar sozinhos. Outro sobre o que fazer quando nossos filhos demostram a vontade de brincar sozinho. Bóra ler e continuar o assunto?

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.