10 brincadeiras para ajudar na hora de comer


Chega a hora das refeições e crianças e adultos sentam à mesa, sem telas, sem reclamações, sem precisar chamar dez vezes. Todos comem felizes e tranquilos, saboreando a comida. Isso parece um sonho, não é? Acho que 1% das famílias são assim. As demais precisam enfrentar os momentos em que os filhos não querem comer ou tem que distrair as crianças enquanto os pais comem. Pensando nesses 99% das famílias nós gravamos um vídeo com 10 brincadeiras para ajudar na hora de comer.

Dicas sempre práticas e fáceis de fazer. Dá uma olhada no vídeo =). Ah! Para quem prefere ler, depois do vídeo tem a lista com as brincadeiras.

Gostou do vídeo? Bom, se você viu ou não, o importante é que dá para aproveitar as refeições em família para termos um tempo junto com os filhos. Bóra conferir as dicas?

 01 – Adivinhe o filme

Uma brincadeira para ajudar na hora de comer bem simples e que pode se transformar em um jogo da família durante as refeições. Pegue papel e lápis e faça um desenho que represente um filme. Por exemplo: um peixinho para Nemo, um raio para Harry Potter, o senhor cabeça de batata para Toy Story e por aí vai. Se você quiser mais detalhes sobre a brincadeira é só clicar aqui e ver o post que a Pat Camargo escreveu.

02 – Colher que inverte a imagem

Todos sentados para as refeições e você lança o desafio! Peça para que peguem um colher e olhem no lado da “barriga” da colher, ou o seu convexo. Bom, até aí nenhum surpresa. Agora, clique aqui, leia o passo a passo que a Pat Camargo escreveu no post  e divirta-se! Mais uma ideia das nossas 10 brincadeiras para ajudar na hora de comer.

colher invertida

03 – Mímica de filme

Mímica é outra brincadeira para ajudar na hora de comer. Divertida, simples e pode ser feita até quando temos só um tempinho ou quando estamos fazendo as refeições. Além de estimular a imaginação, entretém as crianças e torna os almoços e jantares divertidos e especiais. Aliás, para te ajudar com essa brincadeira, preparamos um arquivo em PDF com sugestões para brincar de mímica com filmes da Disney. É só clicar aqui ou na imagem para receber gratuitamente o arquivo.

04 – Dobradura de guardanapo

Uma dobradura simples vira uma ótima brincadeira para a hora de comer! A ideia veio das filhas da Pat Camargo, a Cururuca e a Potcho que ensinaram como fazer uma dobradura de cachorrinho e gatinho com guardanapo de papel. Uma opção para as crianças menores também. C0mo a Pat explica neste post aqui, este é o tipo de origami que com 3 anos já dá para fazer.

05 – Experimentar alimentos com os olhos vendados

Além de ajudar a desenvolver os sentidos do olfato e paladar, essa brincadeira dá aquela força para incluir alimentos diferentes no cardápio das crianças e dos adultos também. Afinal, de as crianças veem os pais participando, elas ficam ainda mais motivadas para brincar e experimentar. A Pat Camargo escreveu o post “Uma brincadeira para experimentar novos sabores” e aqui ela explica direitinho como fazer. Divirta-se e participe!

06 – Desenhar para dar vida às formas geométricas

Como assim? Isso mesmo =) Você desenha formas geométricas em um papel e pede para as crianças transformarem aquelas formas em personagens. É bem simples, divertido e trabalha a criatividade das  crianças. Aproveite e deixe que ela desenhe formas e você também participa dando vida a elas. Que tal? Mais uma ideia das nossas 10 brincadeiras para ajudar na hora de comer.

dar vida às formas geométricas

07 – Conversar

Isso mesmo que você leu. Sem celular, sem tv, apenas conversar. Conte o que aconteceu no seu dia, uma história da família, pergunte do que as crianças mais gostam e por aí. Se você precisa de dicas para iniciar uma conversa com seus filhos, aproveite e clique aqui para ler o post Brincadeiras que te ajudam a conversar com seu filhoDicas bem simples do que jeito que a gente sempre faz.

08 – Assoprar uma bolinha de papel

É só pegar um guardanapo, os sachês vazios de açúcar ou de sal ou até um papel, folha de revista o que for. Faça uma bolinha e brinquem de soprar. Você pode até fazer um gol com os dedos ou colocar dois copos para fazerem o papel do traves. Simples assim e super divertido.

09 – Brincar de sério enquanto mastiga

Sem nenhum material, só com o corpo. A ideia é mastigar e fazer cara de sério ao mesmo tempo. Acha que é fácil? Tente brincar por aí e me diga com foi. Ah! Perde aquele que der risada primeiro.

10 – Brincadeiras com as mãos

Mais uma brincadeira simples que pode ser feita só com o corpo. E tem tantas ideias que fizemos até uma playlist no nosso canal no Youtube com 10 ideias de brincadeiras para fazer só com as mãos. Colocamos aqui o link para um desses vídeos, mas lembre-se que tem mais no canal. Nossa última ideia das 10 brincadeiras para ajudar na hora de comer. Gostou? 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.