Brincadeiras de matemática para 1o ano: jogo com cartas


Vamos falar de brincadeiras de matemática para 1o ano? A Gabi está com 6 anos. Começou em fevereiro no primeiro ano da escola e em março de 2020 entramos em quarentena por conta da Covid-19. Logo eu pude perceber que a modalidade de ensino à distância que mantém uma criança da idade dela por horas seguidas em frente a uma tela não seria um bom caminho. A Gabi achou chato e tive que concordar com ela.

A saída, para mim, é tirar a pressão da necessidade dela estar em dia com o conteúdo, mas manter a prática de atividades lúdicas que representam um jeito de aprender brincando. É mais divertido e significativo para ela e mais tranquilo para mim 🙂

Jogos de cartas e dados

Existem várias maneiras de ensinar adição e subtração para crianças de primeiro ano usando cartas ou dados. Com uma dose de competição que é para a criança aprender a controlar as emoções e saber perder.

A minha dica de hoje é uma brincadeira  simples com cartas.

Você vai precisar de um baralho. Separe as cartas de 2 a 9 de cada naipe. São elas que entram no jogo. As demais podem ficar a parte.

Peça para que seu filho faça a separação das cartas para ela de familiarizar com o baralho. Converse sobre os naipes e as cartas, caso seja uma novidade para a criança.

Cartas separadas, é hora de embaralhar tudo e distribuir as cartas entre os participantes. Podem jogar de 2 a 4 pessoas.

Jogo de Adição ou Subtração

Para jogar é assim. A cada rodada, os dois participantes viram as duas cartas de cima do seu monte.

Em seguida, cada um faz a soma das duas cartas. Percebam que, para uma criança no primeiro ano, ela vai ter jeitos diferentes de contar. Pode ser de cabeça, pode ser usando os dedos ou mesmo contando as figuras do naipe na carta (a Gabi logo percebeu que a quantidade de figuras representava o número da carta).

Quem tiver a maior soma leva todas as cartas da rodada.

Neste exemplo, a Gabi tirou 9+8 = 17. Eu tirei 8 +7 = 15. Logo, a Gabi levou todas as cartas da mesa. No fim, ganha o jogo quem tiver mais cartas!

Se estiver fácil para a criança, pode fazer uma variação usando subtração.  Nesse caso, ganha a rodada quem tirar o menor número.

Se tiver interesse em mais brincadeiras de matemática para o 1o ano, deixe um comentário abaixo. Enquanto isso, vale a pena seguir o nosso quadro no Pinterest Brincar com Números e ler nosso conteúdo sobre pegadinhas de raciocínio. Aproveite e baixe nosso PDF gratuito com atividades de pegadinha.

 

5 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.