3 Brincadeiras de ciência e ilusionismo para fazer em casa com os filhos


Desde criança eu me encanto com brincadeiras e atividades que mexem com ilusão e descoberta. Os mágicos e os cientistas de física e química são ótimos exemplos. Ciência e ilusionismo misturados criam brincadeiras que despertam a curiosidade das crianças e a vontade de descobrir, pesquisar, aprender. Quer melhor hábito que este?

E nem precisa ter milhões de aparatos ou produtos complicados para brincar com as crianças. Eu separei três sugestões, com poucos ou nenhum material, que você consegue fazer em casa, num intervalo que você tenha com seus filhos.

Além disso, funcionam também na rua, no restaurante, na fila ou na espera do médico, por exemplo. Olha só:

Braço que encurta

Esta primeira, eu aprendi recentemente com minha filha do meio, a Cururuca, de 8 anos. É uma brincadeira que você pode fazer com crianças a partir de 5 anos e até as mais velhas se divertem.

Começamos com um desafio: “Desafio você a manter a ponta do dedo encostada na parede, depois que eu encurtar seu braço com meus poderes”. Oi? Isso mesmo.

Você vai pedir para seu filho encostar a mão esticada, encostando a pontinha do dedo na parede. Assim:

Em seguida, sem sair do lugar, quem está brincando vai flexionar o braço e esfregar o cotovelo com a mão 10 vezes.

Ainda sem sair do lugar, estenda o braço e veja se seu dedo continua alcançando a parede! #sqnao. Dá uma olhada no vídeo:

Um barato, né?

A vez da ciência e ilusionismo

Se seu filho for mais velho, vale propor que ele encontre a solução desta ilusão. Como isso acontece? Porque o braço encurta?

DICA DA RESPOSTA: Ao colocar o dedo na parede, estamos provocando o alongamento dos músculos de cotovelo e antebraço, contraindo-os. Quando flexionamos o braço (para esfregar com a mão), os músculos relaxam e perdem o alongamento, “encurtando” o braço.

Inclusive, é por isso que fazer exercícios de alongamento é tão importante. Ou nossos músculos ficarão cada vez mais “encurtados”.

Campo magnético no lápis

A segunda brincadeira que mistura ciência e ilusionismo é melhor de ser feita com crianças mais velhas, porque é bem sensível. Para brincar, você precisa de dois lápis, de qualquer cor.

Peça para seu filho encostar as partes do fundo dos lápis um no outro por 30 segundos.

Em seguida, fale para ele tentar separar os lápis bem devagarinho. Ele sentirá como se houvesse um ímã atraindo os lápis um para o outro.

Sabe o que acontece? Esta é uma brincadeira que comprova uma recente descoberta dos cientistas: que o grafite tem magnetismo. Ou seja, no futuro poderemos ter ímãs feitos do mesmo material dos lápis.

Mas, por enquanto, só conseguimos esta pequena experiência em casa mesmo.

Imagem invertida na colher

Esta última dica de brincar é ótima para as crianças bem pequenas. Se você olhar a sua imagem refletida em uma colher de metal a verá de “cabeça para cima”, ou seja, normalmente. Mas se virar o colher, a sua imagem ficará de “cabeça para baixo”. Bóra mostrar para os pequenos?

Ah! Separamos também outras 30 brincadeiras super legais para você fazer com seu filho em casa, e equilibrar o tempo online nas telas e o off line. Para receber o arquivo com as dicas é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.