10 brincadeiras à distância para festas divertidas


Aniversários, Dia das Mães ou dos Pais ou encontros da família e amigos podem ser divertidos, mesmo que as pessoas não estejam perto. Claro que ficam faltando os beijos e os abraços, mas nem assim precisa faltar diversão e alegria. Foi pensando nessas situações que escrevemos este post aqui: 10 brincadeiras à distância para festas divertidas. E se você tem mais dicas, compartilha com a gente! Deixe aqui nos comentários a brincadeira que você faz as festas à distância =)

01 – Trava-línguas

A Pat Camargo escreveu um post ensinando brincadeiras de trava-língua para estimular a fala das crianças. Mas, além do benefício para o desenvolvimento da fala, trava-línguas é sempre uma diversão! Essa é uma das nossas brincadeiras à distância que dá para fazer por chamada de vídeo ou mandar o trava-línguas pelo whatsapp e a outra pessoa devolve com um áudio. Aliás, pode ser feita com adultos e crianças de várias idades.

E se você ainda não conhece o trava-línguas, ou travadinhas, é aquela brincadeira de repetir um conjunto de palavras ou uma frase bem difícil de pronunciar. Por exemplo:

Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, bom desmafagafizador será!

Neste post aqui tem mais exemplos de travadinhas e tem também mais uma ótima dica: o livro da Eva Furnari =)

02 – Adivinhas

O que é que está sempre na frente da gente? E o que é que quanto mais se tira, maior fica? Quem adivinha? Uma das brincadeiras à distância mais fáceis e divertidas de fazer: adivinhas. A Pat Camargo publicou um post cheio de dicas e ainda tem jogos e pegadinhas que também podem ser feitos mesmo longe. Clique aqui para ver e divirta-se!

03 – Gincana das profissões

A Patricia Marinho fez essa brincadeira com a Gabi, sua filha mais nova e contou tudo neste post aqui.  Divertida e simples essa ideia pode ser feita para uma festa à distância ou para quem tem apenas 10 minutos. Então, se for para a festa, você pode falar uma profissão e as crianças e adultos tem que buscar objetos relacionados a sua escolha. Estabeleça alguns minutinhos e quando acabar todo mundo volta para a chamada de vídeo com os objetos. Mas, se não for por chamada. você envia no whatsapp a profissão escolhida e os participantes devolvem uma foto com três objetos. Fica super divertida para fazer no grupo da família ou dos amiguinhos dos filhos. 

04 – Morto ou vivo diferente

Essa brincadeira é bem antiga… Mas a Pat Camargo reuniu os filhos e criou uma versão que ela chamou de “Prafrentex” ou uma versão atualizada rsrs. Sei que você pode estar se perguntando: mas o post não era sobre brincadeiras à distância como brincar de morto ou vivo assim? Calma, que te explico aqui como funciona a brincadeira à distância e lá no post você vê a versão “prafrentex” da Pat. Reúna a família ou a turma de amigos usando qualquer ferramenta de chamada de vídeo. Então, escolha quem vai conduzir a brincadeira e peça que todos ajeitem a câmera para ninguém perder nada desta farra! Depois, fale os comandos como explicamos aqui. Tenho certeza que vai agitar e divertir sua festa!

05 – Caça ao Tesouro sensorial

Todos juntos na chamada de vídeo e bóra começar essa caça ao tesouro diferente! A Patricia Marinho explicou direitinho o passo a passo aqui neste post. Então, por aqui vamos te contar como transformar essa ideia em uma ótima opção entre as nossas brincadeiras à distância. 

Comece reunindo a turma e explicando que a brincadeira é uma caça ao tesouro sensorial, ou seja, as crianças precisam encontrar objetos com as condições que você escolher. Quem encontrar, volta para a chamada e mostra os objetos pela câmera.  É divertido e as crianças amam. Aliás, chame também os adultos para brincar. E se as crianças forem pequenas, não esqueça de escolher cores e texturas que elas saibam identificar. Assim, todo mundo se diverte.

06 – Mímica de objetos, animais, verbos…

Mímica é uma brincadeira super divertida e fácil de fazer à distância, cada um em frente a sua câmera. Além de estimular a imaginação, para brincar não é preciso nada além do próprio corpo e aqui no site nós já publicamos opções diferentes para brincar de mímica. Mas, para as nossas 10 brincadeiras à distância para festas divertidas escolhemos a mímica de objetos, animais e verbos. Fica diferente da mímica de filmes, que é mais tradicional, e por isso fica mais fácil para incluir as crianças menores.

A ideia é que cada participante ou família escolha um objeto, animal ou verbo e os demais tem que adivinhar. Aliás, para te ajudar com charadas prontinhas, nós preparamos dois PDFs. Um com a versão ilustrada para crianças menores e  outra versão com palavras um pouco mais difíceis e sem as ilustrações de apoio. Para brincar é só clicar aqui, receber seus PDFs gratuitamente e imprimir para brincar com a turma. Ah! Aliás, você pode compartilhar esse link aqui: http://bit.ly/_charadas com os participantes da festa. Assim, todos ficam com seu PDF e garantem a diversão!

07 –  Descubra o filme com emojis

Faz tempo que os emojis passaram a substituir algumas palavras nas conversas online, não é mesmo? Mas você sabia que dá para fazer várias brincadeiras usando estas “figurinhas” que estão por aí recheando os bate-papos? Nós, do Tempojunto fizemos até um vídeo especial com esta brincadeira a convite da Lu, aqui no Instagram do Magazine Luiza.

Então, funciona assim: você pensa em um nome de filme, “traduz” o nome e digita os emojis no celular ou no bate-papo das ferramentas de vídeo. Depois, espere uns 15 ou 30 segundos para as crianças adivinharem. Aliás, pense no nome do filme e no tempo de acordo com a idade das crianças, ok?

Ganha quem adivinhar primeiro! Quer algumas sugestão? Veja estas aqui:

08 – Esconde-esconde “quente ou frio”

Tem várias maneiras de brincar de esconde-esconde, mas será que dá para brincar à distância? Dá sim! Fica mais fácil se for pelo celular. A dinâmica é a seguinte: uma família ou uma pessoa é aquela que vai esconder um objeto pela ambiente ou pela casa. A outra precisa pedir que essa pessoa caminhe pela casa – indicando o lugar – e vai perguntando se está quente ou frio. Por exemplo: uma das criannças esconde um brinquedo na cozinha. A outra criança precisa adivinhar onde está e vai pedindo que ela ande pela casa com o celular dizedo se está quente ou frio. Claro que ao chegar na cozinha brincadeira estará super quente, certo? Ganha quem adivinhar onde o objeto está escondido. Para crianças mais velhas você também pode determinar um tempo para que o objeto seja encontrado, agitando ainda mais a brincadeira. Que tal?

09 – Caça ao Tesouro com foto do celular

Essa brincadeira é surpreendente! Antes de reunir a turma na chama de vídeo, você escolhe vários objetos da sua casa e tira fotos deles. Se a brincadeiras for para crianças pequenas, você precisa tirar uma foto mais ampla do objeto para ficar mais fácil para elas identificarem. Porém, se as crianças forem maiores, você fotografa só um detalhe como a Patricia Marinho fez e mostramos na imagem abaixo.. A ideia é mostrar as fotos na chamada, ou enviar pelo whatsapp e os participantes precisam adivinhar o que é.

10 – Conte uma história invertida

A Pat Camargo fez essa brincadeira com a turma do seu filho mais velho, o Pocoyo. Funciona assim: uma criança começa contando uma história qualquer. Se as crianças ficarem tímidas para começar a brincadeira, comece você a contar a história. Passados uns segundos, um participante dispara uma buzina (tem sons do próprio celular que você pode usar). Então, essa é a hora em que  outra criança precisa continuar a história, mas invertendo a última coisa. Por exemplo, se o participante disser: “então, peguei meu brinquedo e entrei na sala”  precisa ficar “então, saí da sala e larguei meu brinquedo”.

 

Gostou das nossas ideias?! Ah, não esqueça de clicar aqui ou na imagem abaixo para receber gratuitamente seu PDF com as cartas para mímica prontinhas para você brincar à distância com a família e amigos =)

 

 

4 Comments

Comente
    • 2
      Patricia Camargo

      Paulo, olá! Se você buscar “em casa” no blog vai encontrar várias brincadeiras que podem ser feitas em casa. 😉

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.