Como fazer uma pinãta do Plankton para animar as crianças em casa


Vamos fazer uma brincadeira divertida e diferente para animar as crianças que estão há tanto tempo em casa? A Nickelodeon nos pediu para fazer um #Ad da sua campanha global #KidsTogether #GaleraUnida e por isso criamos uma atividade perfeita para surpreender a garotada que é fã do Bob Esponja: uma Pinãta do Plankton, o super vilão da Fenda do Bikini, que vive querendo roubar a receita do hambúrguer de Siri.

Você e seus filhos passam um ótimo tempo junto fazendo a piñata e depois as crianças se divertem para destruir o Plankton e pegar as deliciosas guloseimas que estão lá dentro!

Piñata do Plankton

A ideia por trás da Piñata do Plankton é envolver as crianças num projeto que é para ser feito por toda família. Além de se divertir, seu filho vai desenvolver várias habilidades como a coordenação motora fina, a criatividade e até a paciência para passar por todas as fases do processo.

São várias etapas até chegar no resultado final. É um pouco trabalhoso, mas aqui em casa todo mundo ajudou e se divertiu durante a montagem. Valeu a pena!

Você pode fazer uma iniciativa assim no aniversário dos filhos, para fazer alguma coisa fora do comum mesmo sem poder receber os amigos. Mas você também pode fazer sem motivo algum, apenas para promover a diversão das crianças sem precisar sair de casa.

Passo a passo para fazer sua pinãta:

O primeiro passo é separar os materiais! Tudo o que você vai precisar está na foto abaixo.

Você e seus filhos passam um ótimo tempo junto fazendo a piñata e depois as crianças se divertem para destruir o Plankton e pegar as deliciosas guloseimas que estão lá dentro!

Comece enchendo duas bexigas e usando a fita crepe para unir as duas bolas. Isso vai ser o corpo do Plankton.  Recheie os espaços vazios com jornal e use mais fita crepe para prender. Não se preocupe com o acabamento porque vai ficar todo coberto.

Pegue o jornal e recorte tiras de mais ou menos 2 cm de largura. Elas serão usadas como base da mistura de papel jornal, junto com a cola e a água que vamos usar para fazer o papier machê (nome da técnica que vamos usar para fazer a piñata).

Use o pote plástico para colocar uma mistura de cola branca e água. A quantidade você vai definir. É para ficar beeeeem líquido, mas sem deixar a água ficar transparente. Você vai mergulhar as tiras de jornal nesse líquido e, em seguida, colocar as tiras nas bexigas até que elas fiquem totalmente cobertas.

Deixe secar bem e repita o processo três vezes. Ou seja, o corpo do seu Plankton vai ser feito com 3 camadas de tiras de jornal. Você vai precisar deixar secar bem entre uma camada e outra.

Quando estiver bem seco, use um pincel para cobrir a pinãta de cola branca.

Essa camada de cola é importante para aumentar a resistência do jornal e ajudar no acabamento.  Uma dica para acelerar o processo de secagem é colocar um ventilador na frente da piñata.

Aliás, vale usar o ventilador em todas as etapas do processo. Repare que eu coloquei a piñata dentro de uma caixa organizadora. Isso foi para evitar que as bexigas saíssem voando com o vento.

Enquanto a cola estiver secando, você prepara as outras partes da piñata. Para fazer os braços e pernas do Plankton, usei rolos de papel toalha e rolos de papel higiênico. Para as antenas, enrolei papel cartão preto. E para o olho, usei papel cartão amarelo, pintei a íris de vermelho e fiz a sobrancelha característica do Plankton com um pedaço do papel cartão preto.

Para fixar os braços, pernas e antenas no corpo, você faz picote em toda a base dos rolos, dobra e usa a fita crepe para colar.

Agora é a hora de usar um alfinete para furar as bexigas que foram usadas como base para o corpo do Plankton. Depois você usa um estilete para cortar um quadradinho na parte de trás da Piñata. É por aí que você vai colocar as balas e doces.

Quando acabar de colocar as guloseimas, use a fita crepe para fechar novamente. Tudo pronto para a parte final: pintar tudo de verde e colocar o olho e a sobrancelha!

Taí a sua Piñata de Plankton!!! Agora é só pegar um barbante para pendurar a sua piñata!

Essa brincadeira faz parte da ação global #KidsTogether #GaleraUnida, com ideias do que as famílias podem fazer juntas para se divertir sem sair de casa.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.