10 brincadeiras de ciências que deixarão seu filho entretido por mais tempo


Tem dias, em especial nos finais de semana, em que as crianças pensam que já brincaram de tudo e não tem nada para fazer ou a brincadeira não dura nem 10 minutos. É assim na sua casa? Para esses momentos, e outros também, que escrevemos este post com 10 brincadeiras de ciências que deixarão seu filho entretido por mais tempo. São ideias simples e divertidas que as crianças vão amar fazer!

Bóra brincar?

1 – Tintas dançantes

Experiências de ciências pode ser bem brincantes e criam momentos de encanto para as crianças. Um exemplo é essa experiência que a Pat Camargo fez com os filhos que, na época, tinham entre 3 e 5 aos. Usando materiais simples, eles brincaram com as tintas mágicas dançantes e tem até um vídeo para mostrar a alegria das crianças! Clique aqui para ver a primeira da nossa lista de 10 brincadeiras de ciências.

2 – Propriedades do ar

A escola da Carol, filha mais velha da Patricia Marinho, propôs um desafio para ajudar a explicar as propriedades do ar e ver, na prática, a lei de Newton que determina que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo.  De um jeito muito simples e surpreendente essa brincadeira de ciências, além de uma forma lúdica de ensinar, também vai deixar filho entretido por mais tempo. Clique aqui para ver o passo a passo.

3 – Força eletrostática (sim, dá para explicar brincando!)

Tem temas que  podem parecer difíceis de explicar de um jeito simples, mas nessas horas a brincadeira pode ajudar, e muito! Esse é o caso da “força eletrostática’ que, como a Pat Camargo explica aqui neste post pode ser mais simples de explicar e para crianças de idades diferentes.  Mais uma das nossas 10 brincadeiras de ciências que você pode fazer em casa, usando os materiais que já tem.

4 – Bolha de sabão que não estoura

Essa é uma daquelas brincadeiras de ciências que surpreendem pela simplicidade e pelo efeito “uau!” que causam nas crianças.  Proponha a brincadeira de colocar uma bolha de sabão nas mãos, como a filha da Pat Camargo fez e  divirta-se com mais essa das nossas brincadeiras de ciências que parece mágica, mas é a representação da propriedade hidrofóbica. Clique aqui para ver o passo a passo.

 

5 –  Experimento com gelo e sal para crianças

Neste post aqui, as filhas da Patricia Marinho, a Carol e a Gabi, vencem o desafio de fazer um pingente de barbante com gelo. Parece simples de fazer, mas não é. Tem um “truque’ que na verdade é resultado de uma ação do sal sobre o gelo. Um experimento científico feito de um jeito simples, fácil de entender e que ainda estimula o gosto das crianças pela ciência.

6 –  Experimento do esmalte

Esse é um experimento que reúne arte e ciências. Usando materiais simples, você faz mais essa das nossas brincadeiras de ciências que vai deixar as crianças fascinadas, como mostrou a Patricia Marinho neste post aqui. Uma ótima brincadeira para despertar a curiosidade e o gosto pela arte e pela ciência.

7 – Experimento com imã e clips

Será que dá para ensinar ciências para crianças pequenas? Claro que dá! E daquele jeito brincante e simples que a gente ama. Neste post aqui, a Patricia Marinho ensina 3 experimentos com imã e clips que ela fez com a Gabi, sua filha mais nova, que na época tinha 5 anos.

8 –  Megafone caseiro

Se você tem carolina, ou jornal, fita crepe e tesoura, então já tem os materiais que precisa para fazer mais uma das nossas 10 brincadeiras de ciências! O megafone é uma experiência sobre o som super interessante como mostrou a Patricia Marinho aqui neste post.

9 – Experimento com bicarbonato de sódio

Aqui no site, temos várias brincadeiras de ciências que você pode fazer usando bicarbonato de sódio. É um material bem simples e com mil utilidades. Mas. aqui neste post, a Patricia Marinho mostrou um experimento que surpreendeu a Gabi. A ideia é adivinhar qual a cor que só é revelada depois de fazer essa “poção” que até pode ser vista como mágica, mas que depois você pode explicar o princípio científico. Dá uma olhada no passo a passo aqui.

 

10 – Experimento com óleo e corante de alimentos

A Pat Camargo escreveu este post aqui com uma dica para fazer uma experiência científica para crianças pequenas. O experimento, feito com óleo e corante, foi feito com a Júlia, de apenas 3 anos. Então, dá para perceber que mesmo com crianças menores também dá para brincar e ainda surpreender com a “magia” que envolve experiências de química, física e biologia.

Por último, quer uma dica para ter sempre em casa alguns materiais básicos para se preparar e poder pensar em outras brincadeiras de ciências para surpreender as crianças? Tenho certeza de que vai te ajudar muito no dia a dia. Então, aproveite e baixe o nosso PDF gratuito com a Lista de Material que você deve ter em casa para estimular a imaginação das crianças.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.