Uma brincadeira simples de coordenação para fazer em casa com o bebê


Os bebês pequenos precisam da nossa atenção o tempo todo. E estar em casa com o bebê pode gerar aquela pergunta: “o que fazer quando o bebê está acordado e ativo?”

Brincar é a forma como você pode interagir com o bebê desde que ele nasce. Há várias atividades para fazer em casa com o bebê, que irão promover o que ele precisa para um bom desenvolvimento, tanto físico, quanto motor, cognitivo e emocional.

Então, o mais importante é que você proporcione momentos de brincar e interaja com seu filho nestas horas.

Canudo e rolo de papel para fazer em casa com o bebê

Uma brincadeira simples, que evolui junto com seu filho é usar um rolo vazio de papel e canudos. Se você não tiver em casa um rolo comprido como este da foto, pode prender três rolos vazios de papel higiênico com fita adesiva. O canudo pode ser substituído também por uma folha de caderno usada ou revista, enrolada e presa com fita adesiva.

E a brincadeira começa com você apresentando a seu bebê os materiais. Deixe que ele explore sozinho por um tempo. Só esteja sempre perto do seu filho, para que ele não se machuque.

Em seguida, segure o rolo de papel e mostre a ele como é possível colocar o canudo dentro.

Olha só a Janaína brincando com o Kaíque. Já sei que você vai me perguntar para que idade serve esta brincadeira. Aqui no Tempojunto a gente evita classificar por idade. Porque cada criança tem seu próprio ritmo. Então, o ideal é você observar seu filho para perceber que movimentos e brincadeiras ele pode fazer.

No caso desta sugestão, é importante que o bebê já consiga sentar sozinho.

Olhar e conversar com o bebê é criar vínculo

Você reparou na foto acima como a Janaína está olhando para o Kaique? Em todo o tempo que fotografamos, ela conversou com ele; explicou os materiais; sugeriu a brincadeira e incentivou quando o filho queria fazer sozinho. Seja o que você tiver para fazer em casa com o bebê, é importante seu “bate-bola” com ele. Esta interação contribui para o desenvolvimento do cérebro das crianças.

E olha o Kaíque já brincando sozinho.

Outra coisa que vale lembrar sempre: brincar não tem resposta certa, nem resultado esperado. Brincar é o processo. Principalmente com os bebês e as crianças pequenas. Portanto, fique despreocupada e despreocupado se seu bebê não acertar o canudo no rolo. Só deixe a brincadeira acontecer!

Conforme seu bebê cresce, a mesma brincadeira ganha novos contornos. Você pode prender o rolo numa parede e deixar que seu filho caminhe até ela e coloque os canudos sozinhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.