Arte simples para as crianças com filtro de café e canetinha


Fazia tempo que eu não publicava uma brincadeira de arte simples aqui no site. Estava sentindo falta, quando vi a ideia da borboleta de filtro de papel e resolvi testar aqui em casa.

Eu já havia brincado com meu filho mais velho, o Pocoyo, de ciências, descobrindo matizes de cores, usando a mesma técnica das borboletas.

Mas tinha parado por aí.

Então, vieram estas lindas e fofas borboletas de filtro de café para animar uma tarde aqui em casa, desta vez, com minha filha do meio, a Cururuca, de 9 anos.

Arte simples que encanta

O primeiro passo, foi separar os materiais:

2 filtros de café (um para ela e outro para mim)

Canetinhas hidrocor

Água

Haste de chenile, popularmente conhecida como limpador de cachimbo. Se você não tiver em casa, pode fazer um canudo de papel jornal retorcido, que conseguirá o mesmo efeito.

Em seguida, começamos a pintar o papel filtro. Minha filha pintou de várias cores o filtro de café aberto. Só é preciso pintar de um dos lados.

Já eu preferi testar dobrar o filtro em formato de sanfona, e pintei somente algumas faixas coloridas, com bastante espaço branco entre elas.

 

Borboletas flutuantes

Uma arte simples necessariamente não significa que seja feia ou pobre. Ao contrário, podemos criar lindas obras com poucas etapas do processo. Este é o caso da borboleta de filtro de café.

Depois de pintado, colocamos uma ponta do filtro na água. Minha filha ficou super encantada quando viu o efeito que a água provoca em contato com a caneta hidrocor. Ela não tinha feito algum experimento desta natureza. Foi lindo vê-la animada com a descoberta e ansiosa pelo resultado final.

 

Depois de secos, o resultado foi este. Olha como conseguimos efeitos diferentes. Que tal testar outras formas na sua casa?

Brincar com arte e criatividade em casa

A etapa final foi prender a haste de chenile no filtro de café. Mas antes, eu abri o filtro no meio, deixando uma lateral unida. Esta lateral eu pressionei no centro, formando um leque duplo. Ou melhor, as asas coloridas da borboleta.

Então, passamos a haste pelo centro do papel filtro e moldamos as antenas da borboleta. Caso você esteja usando o jornal retorcido, prenda com uma fita adesiva para deixar o corpo do inseto mais firme.

E olha a gente brincando!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.