10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa


Antes de começar, vale esclarecer que você não precisa se preocupar com a alfabetização do seu filho. A escola vai trabalhar isso! Outro ponto importante: nada de comparar uma criança com a outra. Não precisa antecipar, todas vão conseguir adquirir a capacidade de ler e escrever. Dito isso, a ideia do nosso post 10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa é incentivar as crianças e estimulá-las. E você vai ver que não tem nada de mirabolante e nem de aulas extras, mãe e pai virarem professores ou atividades dirigidas para leitura ou para escrita.

Aliás, o conteúdo  do post também está aqui no vídeo que publicamos no nosso canal no Youtube. Além das brincadeiras, tem vários esclarecimentos e dicas que vale a pena ver.

Bóra conferir as brincadeiras?

01 – Deixar recados e lembretes

Quem não ama receber aqueles bilhetinhos fofos das crianças? Adultos amam, mas as crianças também. E, nesse caso, deixar bilhetinhos vai estimular que a criança escreva e leia os recados pela casa. Você pode deixar bilhetes ou pode pedir a ela que escreva. Por exemplo, escrever o nome da brincadeira. Você escreve: “brincar de gincana” e a criança escreve o prêmio em outro bilhete. Simples assim!

Ah! Importante: escreva em letra de forma ou letra bastão/caixa alta. É mais fácil para a criança diferenciar e interpretar as letras quando ela está começando a aprender. Veja um exemplo desse tipo de letra:

BRINCADEIRAS PARA AJUDAR A ALFABETIZAR EM CASA

Aliás, que tal escrever a rotina? Tem uma ideia que faz muito sucesso no nosso Instagram e é bem simples de fazer.

02 – Ajudar a fazer listas

Aqui no site, nós já publicamos um post sobre recorte e colagem para fazer uma lista de compras. A Patricia Marinho mostrou a Gabi, sua filha mais nova, recortando aqueles panfletos de lojas e fazendo a lista. A ideia era trabalhar a coordenação motora das crianças, mas trazendo para o post de hoje, que tal a criança recortar e depois escrever o nome dos produtos que ela selecionou? Ou ela recorta e você escreve. Que tal?

Aliás, essa brincadeira para ajudar a alfabetizar em casa pode ser feita mesmo sem os panfletos. A criança pode escolher as imagens no computador ou celular e escrever os nomes dos produtos no papel. Com pequenas adaptações, dá para brincar mesmo assim!

03 – Cozinhar juntos

Como assim, cozinhar como uma das 10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa? Sim, claro! Afinal, para cozinhar é preciso ler a receita, quantificar os ingredientes e conferir o modo de preparo. E, além disso, cozinhar também vai ajudar a desenvolver os sentidos das crianças como o paladar, o tato e o olfato. Se você quiser dicas de receitas simples que as crianças podem ajudar a fazer, temos aqui o post As melhores receitas do Tempojunto mostram que cozinha também é lugar de brincar. Então, bóra cozinhar juntos?

04 – Continuar uma história

Neste post aqui, a Patricia Marinho mostrou como criar uma história usando carimbos. Uma atividade tão simples, mas que ajuda, e muito, o processo de desenvolvimento da linguagem e alfabetização das crianças, sem aquela “preocupação” em fazer a criança aprender as letrinhas.

Com os carimbos, por exemplo, a Patricia estimulou a capacidade da Gabi de juntar elementos para construir uma narrativa coerente. E isso é uma habilidade importante para os futuros leitores e escritores que queremos que nossos filhos sejam!

Alias, para essa nossa quarta ideia entre as 10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa, temos o post sobre os carimbos que mostramos acima e mais um vídeo. Confira o vídeo abaixo e, se puder, veja os dois conteúdos.

05 – Utilizar letras móveis

As letras móveis são aquelas letrinhas que vem soltas, feitas de plástivo, EVA ou madeira. Por serem soltas, elas permitem que que a criança construa palavras e frases mudando as peças de lugar com facilidade. Porém, se você não tem essas letras em casa, sem problemas! Imprima ou escreva e recorte e papel mesmo. Apenas lembre-se de escrever em letra bastão como mostramos na ideia 01.

No vídeo, mostramos uma ideia de brincadeira bem simples! Você apresenta as letras móveis para as crianças, conta uma adivinha e a criança precisa responder usando as letrinhas. Você também pode, por exemplo, pedir para escrever o nome do personagem favorito, a comida que ela mais gosta ou o nome de outras pessoas da família. Que tal?

Ah! Depois de aprender a letra bastão, você também pode estimular as crianças a relacionar a letra bastão com a letra cursiva. Com brincadeira, é claro! Confira essa ideia super simples do Instagram @activelittles

06 – Mandar mensagem para a família

Essa ideia é ótima quando pensamos no uso da tecnologia a nosso favor. Se você tem whatsapp ou Telegram no seu celular, peça para a criança escrever mensagens para a família. Pode ser algo simples como, por exemplo, desejar BOM DIA, BOM DOMINGO ou dizer ESTOU COM SAUDADES. Aliás, avise antes a família para responder as mensagens sempre usando a letra assim mesmo, em caixa alta.

Dessa vez não tem conversa com emojis, só vale usar as letras mesmo. Ah! Outra ideia interessante, entre as nossas 10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa, e que também usa a tecnologia é digitar as palavras no computador.Assim, você estimula a criança a reconhecer as letras, o que é um dos primeiros passos para a criança aprender a ler e a escrever. Veja como é simples essa brincadeira que a Patricia Marinho já mostrou aqui no site.

07 – Brincar com rimas

Bóra deixar a criança inventar uma música, completar suas frases ou fazer poesia? Ah! São muitas as ideias para estimular o aprendizado das crianças. Vamos destacar por aqui duas delas. A primeira, é usar a música, pois sabemos que quando cantamos para nossos filhos pequenos músicas que repetem palavras ou rimas, criamos uma memória lógica.  Como a Patricia Camargo explica neste post aqui, a repetição de sons da língua, presente em recursos como rimas e aliterações, constrói a percepção fonológica, que está na base da formação do leitor.

Já a segunda ideia, é brincar com a Amarelinha de Letras. Isso mesmo! Ao trocar os números por sílabas, você inova nessa brincadeira tão antiga e ainda estimula o aprendizado do alfabeto. Clique aqui para ver a Patricia Marinho brincando com a Gabi.

08 – Criar lista de músicas

Aproveitando que estamos falando de música, que tal convidar a criança para escrever uma lista de músicas? Seu filho pode escrever ou você escreve enquanto ele fica ao lado. De novo, letras bastão, ok?

Vocês podem criar a lista preferida das músicas do papai, da mamãe ou dos amigos e, claro, da própria criança. Aliás, se você conhece o Tempojunto faz pouco tempo, é legal saber que valorizamos muito a música na vida e no desenvolvimento do pequenos. Desde o nascimento, seja ouvindo você cantar, escutando diferentes gêneros musicais. Seja tocando instrumentos caseiros ou brincando com música e gestos.

Temos vários post sobre o assunto por aqui e também temos uma pasta no Pinterest.

09 – Mensagem no cartão

Que tal estimular a escrever cartões? Aqueles no papel mesmo, do jeito “antigo” rsrs. Nem precisa ser um cartão para enviar pelo Correio, pode ser para entregar para os amigos, vizinhos, para a família! No nosso site temos várias ideias de como criar cartões.  Porém, no post de hoje com 10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa quero destacar essa ideia aqui: cartão feito com dobradura. Clique aqui para conferir como fazer essa ideia que a Patricia Camargo descreve como detalhes o passo a passo.

10 – Criar uma lista de contos ou filmes

Mais uma lista, mas dessa vez com os contos e livros que você querem ler. Também pode ser uma lista de filmes! Para incentivar e ajudar na escolha, nós temos dois post com 100 livros infantis para ver em família e 100 filmes para o cinema em família. Façam a lista juntos e depois não esqueça de pedir para a criança ticar o que vocês já leram ou assistiram.

Gostou do nosso post com 10 brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa? Tem mais uma ideia aqui super divertida e que também ajuda a desenvolver a linguagem: mímica! E a gente te ajuda com essas cartas prontinhas aqui – em PDF, que você pode receber gratuitamente para brincar com a família e amigos =).

Categorias

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.