Brincadeiras para fazer na escada (com segurança)


Aqui no Tempojunto a gente fala que dá para brincar em qualquer lugar. Hoje as dicas são de brincadeiras para fazer na escada, com seguranças, para as pessoas que moram em casas ou prédios que tenham uma área com escada que possam usar. Muitas vezes, uma boa forma de tirar as crianças do tédio é justamente apresentar um jeito novo de usar um espaço que geralmente é usado para outra finalidade.

Rampa na escada

A primeira dica é uma atividade que vimos no site  thecontemplativecreative e que publicamos pela primeira vez no post 10 ideias simples e baratas para uma festa do pijama inesquecível. Eles usaram a escada para transformar a escada em uma rampa para deslizar bolas e brinquedos.

Acerte o Balde

Para essa brincadeira, eu usei uma escada portátil, mas poderia perfeitamente ser uma escada fixa. Você colocar baldes e potes em diferentes degraus, cada um com uma numeração equivalente a uma pontuação. A brincadeira é jogar bolas para ver quem acerta os potes e faz mais pontos.

Bola na escada

No post Uma gincana de estímulos motores para crianças, a gente mostra a ideia de bater bola na escada, um degrau de cada vez.

Mais brincadeiras para fazer na escada: acerte o alvo nos degraus

A dica inédita de hoje é brincar de alvo na escada. Funciona para crianças menores, que ainda não tem tanta coordenação olho mão para acertar nos baldes.

Funciona assim. Você vai marcar cada degrau da escada com fitas que indicam a pontuação (fica mais fácil para crianças pequenas fazerem a contagem dos pontos). O primeiro degrau tem um pedaço de fita, equivalente a um ponto, o segundo tem dois pedaços de fita e assim sucessivamente.



Separe bolinhas de papel, grãos, tampinhas de garrafa ou pedrinhas pequenas para a criança poder jogar na escada. Defina o material a usar em função do que você tem disponível e da segurança do lugar. Se tiver qualquer coisa de vidro por perto, tire e dê preferência para bolinhas de papel amassado. Como nós brincamos no quintal da casa da minha mãe, deu para usar as pedrinhas do jardim.

Depois é só deixar a criança arremessar as pedrinhas para ver em que degraus ela acerta. A pedrinha quica bastante, então a brincadeira acaba sendo uma boa atividade de estímulo para a coordenação motora e a coordenação olho mão porque a criança treina a mira, mas também testa a força e o ângulo do braço para o arremesso.

Você pode fazer da brincadeira uma competição em que você brinca também ou os filhos competem entre si. No final é só fazer a contagem dos pontos (olha a matemática entrando aí).

Mais dicas para você!

Gostou das nossas ideias de brincadeiras para fazer na escada? Pois tem muitas outras ideias de brincadeiras aqui no Tempojunto. Um jeito fácil de encontrar uma ideia no nosso acervo é seguir a gente no Pinterest. Lá a gente tem mais de 60 pastas organizadas por temas. Tenho certeza de vai ter alguma que é adequada para a sua necessidade.

Se você se interessa por brincadeiras divertidas e diferentes, provavelmente vai gostar do nosso PDF gratuito 10 brincadeiras de gincana para fazer com as crianças.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.