As melhores receitas do Tempojunto mostram que cozinha também é lugar de brincar


Coluna cozinha atualizada

Antes que você possa achar estranho o título, deixa eu esclarecer que cozinha é lugar de brincar com você, adulto, estando junto. Afinal, é disso que a gente fala por aqui, certo? Algumas das memórias mais queridas que tenho da minha infância era acordar de manhã com o barulho da massa de pão sendo batida (literalmente surrada) na mesa da pia da cozinha da minha avó. Era sinal de um lanche da tarde delicioso.

E assim que eu tive altura para alcançar a bancada, ela me deixava amassar e brincar com uma parte da massa, que virava uns bonequinhos assados. Daí que eu sempre gostei de cozinhar. Se fica bom ou não é outro papo. Mas eu me sinto feliz no meio de cheiros e sabores dos alimentos. E este prazer que quero transmitir aos meus filhos. Por isso, achei ótimo quando a Patricia Marinho trouxe a ideia do Tempojunto na Cozinha.

A princípio produzido com o apoio da super Monica Herzer-Mitteregger, do blog Kids and Kitchen, a coluna trouxe várias receitas deliciosas, como a Tartaruga de Chia e Aveia, ideal para entreter as crianças nos longos dias chuvosos.

Cozinha com crianças - tartaruga de chia e aveia

Cozinha com crianças - lily amassando

No mês seguinte, falamos de Panffin, uma espécie de bolinho bem fofinho e simples de fazer. Eu aproveitei a receita e fiz em casa com os amigos do Pocoyo na cozinha. Deu super certo e eles se divertiram!

Panffin_06

Começar antes do começo

Você já foi com as crianças à feira ou ao mercado? Mas num dia sem correria, para que elas tenham tempo de pegar nos alimentos, cheirar os produtos, descobrir as diferenças entre uma coisa e outra. Se este passeio ainda está fora da sua agenda, minha dica de coração é que você faça isso. Além de ter um tempo junto muito legal e diferente, as crianças tomam gosto pelos ingredientes de uma refeição, o que facilita na hora de comer.

Pensando nisso a Mônica escreveu sobre produzir uma salada desde a etapa do supermercado. Este post ficou tão legal, tão legal, que tem até uma tabela em PDF para você imprimir e levar no momento das compras.

Criança na cozinha - comprando provando e brincando com salada

E eu aproveitei o embalo, e escrevi uma brincadeira na mesma semana sobre experimentar novos sabores. Além de fácil de fazer, ela proporciona às crianças entenderem que o olfato e o paladar são tão importantes quanto a visão durante as refeições.

Uma brincadeira para experimentar novos sabores - provando

Seus filhos gostam de nuggets? E o receio que temos de dar algo tão processado e industrializado para as crianças – pequenas ou grandes? E que tal fazer os próprios nuggets em casa, com pedaços de peito de frango. Esta foi outra sugestão da Monica que eu testei em casa. As crianças riram a valer chacoalhando os saquinhos para empanar o frango. E ficaram deliciosos.

nuggets_10

Brincar é o nosso mote e brincar de imaginação é fantástico. Em uma das receitas do Tempojunto na Cozinha o convite foi para criarmos juntos uma floresta encantada com ingredientes saudáveis e cheios de cor. Duvido alguma criança não querer experimentar um pedacinho de árvore, ou da terra da floresta rsrsrs.

Brincando na cozinha - como criar uma Floresta Encantada dos Nutrientes com as crianças - plantando a arvore

Em setembro, eu e a Patricia Marinho assumimos a cozinha do Tempojunto. Além de trazer 7 receitas de tinta que pode ser usadas com bebês sem problemas, a Patricia apresentou os dotes culinários da Carol no mês passado, cozinhando um patê de queijo cottage, cenoura e salsinha. Nhami! Eu também mostrei como fazer gelatina com três crianças juntas na cozinha – e sem muita bagunça! Minha próxima empreitada é contar como meus filhos amam me ajudar na hora de temperar carnes, peixes e aves antes de irem para a panela. Aguarde!

Receita fácil e saudável para fazer com as crianças - carol ralando cenoura

Brincar de cozinhar gelatina é simples e delicioso - mexendo a gelatina

Ano que vem, tem Tempojunto na Cozinha com novidades que vocês irão curtir muito. E se você tem uma receita legal, que você faz com as crianças, manda para a gente! Vamos fazer juntos e trazer você e seus filhos aqui para nossa coluna.

Acompanhe tudo que escrevemos aqui semanalmente pela Newsletter do Tempojunto. Para começar a recebê-la, basta se inscrever. É gratuito!

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.