Lanternas de Papel é um artesanato simples para fazer com as crianças


Eu sempre curto muito quando me deparou com um artesanato simples, mas que tem um resultado lindo como estas lanternas de papel. Acaba que, como é prática de fazer, eu consigo encaixar quando tenho um tempo curto com meus filhos.

E curtimos o resultado por bastante tempo. Como as borboletas de filtro de café que fiz há algum tempo e até hoje enfeitam nossas brincadeiras. Ou a bola feita de barbante e cola, que também serve de enfeite de Natal.

Estas lanternas de papel são conhecidas também como lanternas chinesas. Mas, as lanternas chinesas são como estas da imagem abaixo:

Lanternas de papel coloridas

As lanternas na China, que tinham como principais materiais o papel e a seda, tiveram provavelmente origem na Dinastia Han Oriental (25-220) e eram usadas principalmente como lâmpadas. Contudo, os monges, originalmente, usavam as lanternas no décimo segundo dia do primeiro mês lunar em sua adoração ao Buda.

Para a lanterna aqui de casa, eu usei os seguintes materiais:

Tesoura
Cola bastão
Lápis e régua para marcar os cortes
Papéis coloridos de qualquer gramatura retangulares
Barbante ou Fita de tecido

Como eu sei que nem todo mundo tem em casa papel sulfite colorido ou mesmo papel de presente, eu resolvi fazer as lanternas de papel com três tipos diferentes: papel sulfite (eu tinha amarelo), papel decorado com gramatura 120grs e papel de revista.

Todos funcionaram super bem!

Recorte e cole com seu filho

O legal do passo-a-passo destas lanternas é que as crianças, mesmo pequenas podem fazer. A primeira coisa é dobrar o papel no meio. Eu fiz a dobra tanto pela altura (e a lanterna fica mais baixa e larga), quanto pela largura (com o resultado mais alto e estreito).

Pela largura, a lanterna ficará longa e estreita

Pela altura, a dobra deixará a lanterna mais curta e larga.

A etapa seguinte é marcar os cortes. Vocês vão cortar a partir da dobra, no sentido vertical, sem chegar ao final da folha.

Recortem, deixando ao menos 2 cm de espaço entre um corte e outro.

Lanternas chinesas cheias de charme

Abra o papel, e una as pontas, como eu mostro na foto.

Cole a lateral toda da lanterna, fechando um cilindro.

Vai ficar assim:

Então, chega a hora de colocar as alças nas lanternas de papel.

Novamente, eu fiz duas opções: a primeira, com barbante formando um laço em apenas uma lanterna. A segunda, com fita, unindo duas lanternas. Ambas eu usei cola. Mas pode ser fita adesiva também. Você pode fazer mais e criar um varal de lanternas chinesas para enfeitar a casa!

E pronto!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.