10 brincadeiras que ajudam seu bebê a falar


Falar é uma das coisas que mais encantam os pais e mães com seus bebês. Quem resiste ao primeiro balbucio ou ao “mamã”, “papá” ou “bola”?

Mas antes das brincadeiras que ajudam seu bebê a falar, nunca é demais lembrar que cada bebê tem seu tempo para começar a falar. Se você tiver alguma dúvida sobre isso, a melhor pessoa para te ajudar é o pediatra.

Por isso, não precisa ficar comparando com o bebê do vizinho. E independentemente de qualquer brincadeira, quanto mais você conversar com seu filho – mesmo um recém-nascido – melhor será para ele começar a falar.

Ensinar o bebê a falar acontece naturalmente ao brincar

Outro aspecto para deixar você mais tranquilo aí com seu bebê: este estímulo a falar acontece naturalmente quando você brincar e interage com seu filho. E interação significa “olho-no-olho”, ou seja, uma pessoa com o bebê. Não é o caso da TV ou celular.

Então, acredite. Seu filho não vai aprender a falar vendo TV ou o celular a maior parte do tempo que está acordado. Ele aprenderá quando alguém conversa com ele.

Mas bóra brincar. Eu separei aqui as brincadeiras que a gente curte para você achar com mais facilidade. Mas no site tem outras brincadeiras relacionadas ao falar, ok?

1 – Músicas e histórias<\h3>

É mais simples do que parece, mas fundamental. Cante para e com seu bebê e adquira, sem você ainda não tem, o hábito de contar histórias. Aqui tem um post com dicas para começar a contar histórias para o bebê.

2 – Imitar sons difíceis

E que tal brincar de fazer sons de “PR”, “BR”, “LH” entre outros mais complexos do nosso idioma, para o bebê repetir.

Quase como aqueles exercícios de cantores. É divertido e os bebês adoram!

Então, coloquei aqui em cima o link do nosso vídeo sobre o assunto no Youtube, caso você prefira assistir em lugar de ler.

3 – Completar palavras

Que tal falar uma palavra e deixar seu filho completar? Esta brincadeira simples, que cabe em qualquer lugar, e só precisa de alguns minutos no dia, é divertida e ajuda seu filho a descobrir novas combinações de sons.

Novos sons trazem novas formas de ajudar o bebê a falar

4 – Balbuciar

O balbucio é a primeira forma que o bebê tem de repetir um som que ele ouviu e descobrir se faz sentido para o adulto.

Portanto, ao balbuciar com ele e para ele, você contrói uma ponte de comunicação com seu filho. Esta ponte abre caminho para as outras brincadeiras de falar.

5 – Fazer caretas

Como qualquer outro atividade do corpo, falar exige que nossos músculos trabalhem. Sejam os músculos em forma de cordas vocais, sejam os músculos da língua e da face.

E fazer caretas, brincar com caretas são esta “academia da face do bebê”, que vai ajudar na boa dicção ao falar.

6 – O bicho falante

Outra brincadeira simples, que você faz com seu bebê, inclusive quando está cuidando de outras tarefas da casa: imitar os animais.

Todos os sons que seu bebê brinca de fazer vão construindo sua “biblioteca de áudios naturais”, para que ele consiga falar com mais facilidade.

7 – Leitura labial

Esta brincadeira você faz com seu bebê, mas também com crianças mais velhas, começando pelos 2 anos.

Provavelmente, o bebê não vai responder a você qual palavra você está fazendo sem som. Mas este não é o objetivo.

A proposta da brincadeira é justamente seu bebê perceber que existem vários movimentos que podemos fazer com a boca. E ele irá imitá-los! Mais um pouco de exercício.

8 – Vozes diferentes

Sabe que uma das formas de falar bem é a capacidade que temos se ouvir e compreender o que está sendo dito. Quando brincamos com diferentes tipos de vozes, trabalhamos esta capacidade de ajudar o bebê a falar.

Por isso, brinque de fazer vozes diferentes: mais graves ou bem agudas; com o nariz tampado ou fingindo uma rouquidão.

Quando seu filho começar a fazer isso também, ele irá descobrir suas extensões vocais e diversas formas de brincar com a voz.

9 – Brincar de onomatopéias

Comic bubbles vector isolated set, sound effects to comics

Mais uma dica de brincar com seu bebê é imitarem sons da natureza ou criarem as onomatopéias comuns do dia a dia, como toque do telefone, som do carro ou da buzina.

E aproveitar para brincar de faz de conta com estes sons, ou aproveitá-los durante uma leitura de livro ou contação de histórias, por exemplo.

10 – Chamada pelo telefone

Estamos tão acostumados a falar no telefone com vídeo, que esquecemos que temos ouvidos para ouvir.

Então, faça chamadas de áudio e fale com o bebê pelo telefone. Veja se ele reconhece quem está falando. Ou você também pode pedir para o papai, a avó ou outro adulto ligarem para “conversar” com o bebê.

Te garanto que seu filho ficará bem feliz em escutar uma voz conhecida e tentar descobrir de onde ela vem!

E, claro, nossas dicas não param aqui neste post. No site do Tempojunto você encontra sugestões de brincadeiras para todos os momentos e etapas de desenvolvimento do seu bebê.

Mas se preferir tudo mais organizado e separado já pronto para facilitar seu dia a dia, conheça nosso E-book de Brincadeiras Sensoriais para Bebês de 0 a 2 anos.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Elisane

    Boa noite, sou educadora infantil, trabalho com crianças do berçário 2 faixa etária idade de um a dois anos, estou utilizando muitas das atividades ensinados no seu canal do youtube, vocês são ótimas, só gostaria que gravassem as musicas ou colocassem a letra das músicas : Lavar as mãos e Guardar os brinquedos que comentaram no vídeo acima.
    Muito obrigada pela atenção . Que Deus abençoe sempre a vida de cada uma e suas famílias.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.