fbpx

Digite o que gostaria de pesquisar e clique para buscar. Pressione Esc para cancelar.

Brincadeira de matemática para crianças de 6 anos


Aqui no Tempojunto, a gente vive falando que as crianças aprendem mais facilmente a partir da brincadeira. Essa afirmação não saiu da nossa cabeça. Existem várias pesquisas que reforçam o valor da brincadeira para o processo de aprendizagem. Isso vale para todas as disciplinas e para pessoas de todas as idades. Hoje vou dar um exemplo de como estou ajudando minha filha a aprender. Vai ser uma brincadeira de matemática para crianças de 6 anos que deixa o noção de soma e subtração muito mais fácil de aprender: o come-come de matemática.

Atividades de matemática para crianças de 6 anos

A minha filha Gabi se alfabetizou durante a pandemia da COVID-19. Não preciso falar muito para descrever todo o desafio que isso representa. Se a brincadeira já é a melhor forma de se aprender no dia a dia, com a pandemia e as escolas fechadas isso se provou ainda mais importante. Usar o lúdico é uma forma importante de compensar o estresse provocado por tempos tão difíceis.

Por conta disso, ao longo de 2021 e 2021, eu e a Patcamargo temos procurado pesquisar sobre formas de tornar a aprendizagem mais interessante. Tanto para o benefício dos nossos filhos, quanto para compartilhar com vocês.  Foi dessa pesquisa e prática que nasceram vídeos como 10 dicas para ajudar seu filho a estudar em casa e o post 10 atividades para aprender matemática brincando.  Temos até um PDF gratuito com as 10 atividades mencionadas no post.


A atividade de hoje saiu dessa pesquisa. Vamos aprender como se faz o come-come de matemática?

Jogo do Come-Come de Matemática

Quando eu falo em come-come, pode ser que você se lembre dessa atividade aqui:

(se ficou com saudades da sua infância, pode ir no post Da minha infância direto para a Carol: Come-Come!)

Dessa vez, o nome da brincadeira é inspirado no jogo Pac-Man, um clássico dos anos 80 que tinha uma bola amarela que saia comendo todo mundo! A gente vai fazer uma espécie de versão analógica desse jogo.

Você vai precisar de:
. papel (se tiver papel amarelo, fica mais divertido e já vou explicar o porquê)
. lápis
. régua
. tesoura
. cola
. compasso (ou outro objeto circular que te ajude a desenhar um círculo)
. canetinhas (eu usei adesivos de bolinhas porque eu já tinha em casa)
. um dado
. fita crepe

O primeiro passo é usar o compasso para fazer dois círculos de papel amarelo (se tiver), cada um com uns 5 cm de diâmetro. Eu aproveitei e ensinei para a Gabi o que é um compasso e para que ele serve.

Recorte o círculo, tire uma “fatia de pizza” do círculo, faça os olhinhos e você vai ter dois bonequinhos do Pac-Man (entendeu o porquê do papel amarelo???)

Já com o papel branco, você vai fazer uma tira de pelo menos 2cm de altura e 50 cm de comprimento. Nela você vai colar uma sequência de adesivos de bolinha ou vai desenhar as bolinhas com a canetinha.

Quando tudo estiver pronto, você vai usar fita crepe para fixar o Pac-Man na mesa de uma forma a tira de papel fique na direção da boca do boneco.

Como jogar

Essa é uma atividade para ser feita com dois jogadores e um dado.  Os participantes se alternam jogando o dado. O número que você tirar é o número de bolinhas que o Pac-Man deve “engolir”.  Por exemplo, a Gabi tirou 5 e na foto abaixo dá para ver ela puxando a tira para que o seu boneco pareça ter comido 5 bolinhas.

Os dois participantes se alternam, cada um puxando a tira para o seu lado em função da quantidade de bolinhas que saiu no dado. Ganha o jogo quem conseguir puxar toda a tira para o seu lado! Ou seja, vamos passar várias rodadas somando e subtraindo bolinhas, a partir dos números que saem dos dado.  Uma pessoa que tinha 10 bolinhas do seu lado, de repente pode ficar só com 4 se o oponente tirar 6 no seu dado. E assim por diante.

Aqui, com a Gabi, o jogo ficou preso na mesa por vários dias, o que nos permitiu jogar algumas vezes!

Espero que você tenha curtido essa nossa dica de brincadeira de matemática para crianças de 6 anos. Como já falei no início deste post, se este é um assunto que te interessa, não deixe de baixar o nosso PDF com 10 dicas de brincadeiras de matemática para crianças de 6 a 9 anos. É gratuito!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.