10 atividades para aprender matemática brincando


Assim como fizemos no post com as brincadeiras para ajudar a alfabetizar em casa, vamos começar esclarecendo que você não precisa se preocupar em “dar aulas de matemática” para o seu filho. A escola vai trabalhar isso! Dito isso, a ideia deste post 10 atividades para aprender matemática brincando, é incentivar as crianças e estimulá-las. Tudo por meio das brincadeiras e de um jeito simples e divertido.

Temos a descrição das brincadeiras neste video aqui ou no texto abaixo. Você escolhe =) Então, bóra brincar?

01 – Brincar com objetos

Brincar com objetos é algo tão simples que, muitas vezes, não relacionamos ao verdadeiro valor que tem. Deixar a crianças brincar de encaixar, empilhar, colocar um objeto na frente do outro, deixar cair… Toda essa exploração fará com que naturalmente a criança dê vazão ao aprender os primeiros princípios da matemática. E como o nome do post destaca: aprender matemática brincando!

Temos aqui duas dicas relacionadas a objetos para as crianças aprenderem matemática brincando. Sobre empilhar objetos, é só clicar aqui para ver o post Brincadeira rapidinha com o seu bebê e esse outro aqui com Atividade com latas da despensa para bebês.

02 – Jogos de baralho

No vídeo, as Patricias mostram como brincar de “Batalha de cartas”. É simples! Cada um tira duas cartas do baralho e coloca lado a lado. A ideia não é somar, mas juntar um número ao outro. Por exemplo, se você tira os números 4 e 8 e o seu filho tirar o 6 e 2, ele ganha. Afinal ele tem o número 62 e você o 18. Brincadeira rapidinha e divertida que dá para fazer em qualquer lugar. É só levar o baralho na bolsa.

Agora, quer outra dica para a criança aprender matemática brincando usando um baralho? Tem esse jogo com cartas aqui que a Patricia Marinho ensinou a Gabi, sua filha de seis anos, a jogar. Outra ideia simples de batalha de cartas, mas dessa vez somando os números.

03 – Corrida de dados

Para brincar de “Corrida de dados” você vai precisar de um ficha como essa aqui. E nem se preocupe em criar o material, pois nós temos ele prontinho para você no PDF 10 atividades de matemática para crianças de 6 a 9 anos. É só clicar aqui, preencher com seus dados e receber gratuitamente no seu e-mail.

Ufa! Menos trabalho, não é? Então, com a ficha em mãos, pegue o dados e uma canetinha colorida ou giz de cera. Distribua a ficha entre as crianças – aproveite e brinque junto com elas – e, a cada rodada, o participante joga o dado e dobra o número que tirou. Por exemplo, se tirar 6, vai considerar 12 (2×6=12). Depois, é só pintar uma casa da coluna equivalente ao número da rodada. Quem completar cada coluna primeiro, ganha um ponto e o jogo acaba quando o primeiro jogador conseguir completar todas as colunas. Ganha quem tiver mais pontos.

04 – Matemática dos dedinhos 

Esse é outro exemplo de atividades para aprender matemática brincando que você pode fazer em qualquer lugar. Em casa, no carro, na fila e na espera da consulta com o médico, por exemplo. Temos um vídeo prontinho aqui para te explicar como brincar.

05 – Pirâmide de números

Para brincar de Pirâmide de números você vai precisar de um PDF que também está disponível gratuitamente aqui, nas nossas 10 atividades de matemática para crianças de 6 a 9 anos. Dá um pouquinho de trabalho para montar o jogo, mas é pouquinho mesmo e vale a pena!

Bom, use o nosso PDF e as tiras com os cartões com as contas. Depois, pegue uma folha de papel sulfite e corte em pequenas tiras de  4 x 10 cm. Em cada tira, escreva um número de 1 a 12. Então, enrole os papéis e prenda com fita adesiva formando um cilindro com cada numeral e organize em uma mesa formando uma pirâmide.Explique para a criança que ela vai precisar fazer as contas de somar e usar os cilindros para criar uma pirâmide de verdade, reproduzindo a sequência que está na mesa. Dá uma olhada na carinha da Gabi toda concentrada para fazer as contas! 

 06 – Jogos com distância e pontuação

Nessa atividade para aprender matemática brincando, temos duas coisas importantes! Aprender sobre distância e trabalhar com a soma das pontuações. E um jeito bem divertido de fazer isso é com o Jogo da Corrida de Aviões.

Com uma fita crepe você monta no chão uma linha que vai definir a pista e marca os números da pontuação. Depois, é só pedir para as crianças lançarem os aviões de papel e você anota as pontuações. Dá para brincar no quintal, na sala ou no corredor.

Tem um vídeo aqui mostrando a Patricia Marinho brincando com a Carol, sua filha mais velha.

07 – Matemática da teia

Além das outras atividades para aprender matemática brincando, essa é mais uma ideia que mostra como dá para incentivar as crianças a aprender de um jeito divertido. A Patricia Marinho fez essa brincadeira com a Gabi no corredor do apartamento, mas pode usar também as cadeiras para formar um corredor. Clique aqui para entender como montar a brincadeira e surpreenda as crianças!

08 – Enigmas e mágica com matemática

Essa é uma ótima brincadeira para crianças um pouco mais velhas, que já passaram dos 7 ou 8 anos. A Patricia Camargo fez uma seleção de vários enigmas e mágicas para você brincar junto com seu filho. É só clicar no nome para acessar a explicação de como fazer a brincadeira.

1 – Desafios ou enigmas de matemática

2 – Enigmas incríveis para crianças  

4 – Desafios matemáticos para crianças grandes  

5 – Truques com números para brincar com os amigos parte 1

6 – Truques com números para brincar com os amigos parte 2

7 – Mágicas com matemática para brincar com seus filhos

8 – Jogos com Cartas

9 – Jogos com Dados

09 – Jeitos diferentes de contar

Bom, já aconteceu com você querer ajudar seu filho com exercícios de matemática e perceber que ela aprendeu de um jeito completamente diferente de como aprendeu na escola?

Isso acontece, pois hoje em dia a escola valoriza que a criança aprenda o processo que leva ao resultado. Eles ensinam o que tem por trás, qual o raciocínio para chegar ao resultado. Contar com os dedos, contar objetos ou peças de Lego, contar desenhos ou com dados são apenas alguns exemplos que você pode usar para brincar com as crianças e estimulá-las a pensar em processos diferentes de como contar.

No PDF 10 atividades de matemática para crianças de 6 a 9 anos. temos os cartões com essas opções de brincadeiras prontinhas para você. É só clicar aqui, preencher com seus dados e receber gratuitamente o material no seu e-mail.

10 – Tangran e Mancala 

O Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa que possui 7 peças (2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Essa brincadeira é uma ótima forma para aprender as formas geométricas e, com as peças, as crianças podem criar diversas figuras, entre elas um peixe, um coelho, uma galinha.

Tem um passo a passo e alguns modelos de peças para você mostrar para as crianças no nosso PDF com  10 atividades de matemática para crianças de 6 a 9 anos. É só clicar aqui, preencher com seus dados e receber gratuitamente o material no seu e-mail.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.