Transparente, translúcido, opaco: experimento para crianças


O que é um meio transparente, translúcido e opaco? A coisa boa de ensinar ciências brincando é que, executando um experimento, a criança tem muito mais possibilidade de entender e absorver conceitos importantes.

Você pode contar para ela o que é um objeto transparente e sua diferença para algo translúcido ou opaco. Mas certamente ela vai aprender muito mais se experimentar. É como diz o provérbio atribuído ao sábio chinês Confúcio:

Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.

Um experimento que ensina é que é transparente, translúcido e opaco

Vou confessar que esse experimento nasceu na escola, como uma tarefa para fazer em casa com alunos de 1o ano. Mas pode ser feito tanto por crianças mais novas quanto mais velhas que a Gabi, que tem 6 anos. É um jeito de fazer as crianças interagirem e refletirem com a natureza dos objetos. A gente fez isso em vários posts, como, por exemplo, no post Experimento para crianças: o que cai mais rápido? 

Para o experimento de hoje você vai precisar de:
. três copos transparentes
. jarra com água
. um pacote de gelatina de morango ou uva
. uma colher de chá
. uma folha de papel
. lápis grafite

Já vou avisando que o lápis e a folha é para fazer o registro da atividade. Isso mesmo. O registro. Sempre que fizer um experimento com seu filho, estimule-o a refletir sobre o que ele acha que vai acontecer e também a registrar o resultado da experiência. Nesse caso, eu peguei o papel e dividi em 3 colunas: transparente, translúcido, opaco, colocando a palavra título em cada uma delas.

O primeiro passo foi encher os copos com quantidades iguais de água.

Nesse momento já apresentamos o conceito de transparente: você consegue olhar para o objeto ou corpo e enxergar o que tem do outro lado. A luz atravessa completamente o objeto ou corpo.

A partir daí, o experimento consiste em ir adicionando pequenas  quantidades de gelatina em pó, em cada copo, para conseguir deixar a a água translúcida e opaca.

Para deixar o copo com água translúcido, a Gabi usou uma colher de chá de gelatina em pó.

Já para deixar o líquido opaco, foram necessárias 4 colheres de chá de gelatina em pó.

As conclusões do experimento

Ao fim do experimento, a Gabi resolveu fazer desenhos para expressar o resultado da sua experiência

Notem que ela registrou, inclusive, que colocando apenas “uma pontinha” da colher de chá de gelatina em pó na água, ainda assim ela continuava transparente.

Com o experimento, fomos conversando e ela entendeu a diferença. Segundo ela, enquanto no transparente dá para ver o outro lado, no translúcido dá para ver mais ou menos e no opaco não dá para ver nada! Foi uma conclusão válida, né?

Para ficarmos com definições de dicionário

Transparente = que deixa passar a luz e ver nitidamente o que está por trás.

Translúcido = diz-se de qualquer corpo que deixa passar a luz, mas que não permite que se perceba objetos colocados por detrás dele; diáfano.

Opaco = que não permite a passagem de luz; que não é transparente.

Para quem chegou aqui por conta da busca por experimentos, deixa eu apresentar o nosso PDF gratuito 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. Nada como ter sempre a mão ideias de como distrair as crianças!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.