10 formas de aumentar o tempo de qualidade com seu filho


Ajudar você a ter tempo de qualidade com seus filhos é tão importante – para você e para seu filho – que este se tornou um dos posts mais urgentes aqui do site.

O tempo é sempre uma parte complexa da equação da rotina nesta sociedade acelerada que vivemos. Especialmente quando temos filhos.

Em geral, virou hábito dizer que não temos tempo ou temos menos tempo do que gostaríamos para ficar com as crianças. Por outro lado, pais e mães que estão em casa por um período maior, também sentem que o tempo está sendo usado de uma forma não satisfatória.

Portanto, podemos concluir que quantidade de tempo seria uma solução ilusória. E, a verdade é que o dia tem 24 horas para todos nós.

Tempo de qualidade depende de mudança de hábitos e atitudes

Mais do que nossos filhos, nós é quem temos as condições de virar o tempo a nosso favor, traduzindo em tempo de qualidade para nossos filhos.

Então, se você acha que seus filhos neste momento não são sua prioridade de vida. Seja sincero e volte a ler este post em outro momento.

Porém, se você vai continuar esta jornada conosco, perceba que nossas formas de encontrar tempo de qualidade são simples, mas precisam do seu esforço. Porque elas envolvem mudanças de hábito. Hábitos que, talvez, estejam enraizados no seu dia a dia.

1 – Organizar as prioridades na vida

Seu filho é sua prioridade? Então, passe a entender e focar no que é importante para uma criança. E aqui está o pulo do gato. Em geral, damos importância ao que nós achamos importante para os filhos. Mas qual a opinião deles?

Ao pensarmos que as crianças precisam de afeto e estímulos, para se desenvolver, muitas tarefas do dia passam a ser secundárias.

2 – Transferir tarefas que podem ser transferidas

Ninguém consegue fazer tudo. Fato. Vamos buscar, então, como facilitar nossas tarefas rotineiras no trabalho e em casa? Será que não podemos limpar a casa em menos tempo? Será que um eletrodoméstico novo não facilitará? Será que é preciso arrumar a cama todos os dias? Será que é preciso olhar todas as mensagens que chegam nas redes sociais?

3 – Aproveitar as janelas do tempo

Falamos dela neste vídeo aqui:

Para saber o que é importante, você precisa conhecer seu filho

Calma! Eu sei que você conhece seu filho, mas continua lendo que você vai entender o que quero dizer e você terá mais chances de ter tempo de qualidade com ele.

4 – Usar o tempo com filho para brincar

Você pode usar o tempo com seu filho para ensiná-lo a amarrar os sapatos; ou pode tentar extrair dele como foi o dia na escola.

Mas ao usar o tempo com ele para brincar e levar a brincadeira a sério, além de aumentar a qualidade do tempo, você ensinará o que precisa ser ensinado de um jeito bem melhor.

5 – Conhecer quem é seu filho

Significa se atualizar e acompanhar os interesses do seu filho. Talvez ele não curta mais dinossauros, como quando era bem pequeno, e você continua trazendo dinos de presente.

7 passos simples para você entender seu filho

6 – Lembre-se do seu valor

Seu filho acredita que você é a melhor coisa do mundo. E você é. Lembre-se disso e você vai perceber que seu filho precisa muito mais de você, do que das coisas que você pode comprar para ele.

7 – Seja honesto

Você pode gostar de fazer outras coisas, sem que seu filho participe. Adultos também podem ter tempo para si mesmos. Deixe isso claro para seu filho.

Tempo de qualidade está nos pequenos detalhes

8 – Crie o Dia da família

Aquele dia que nada mais importa, além de vocês ficarem juntos. Onde você vai dizer SIM mais vezes do que NÃO.

E encontre na agenda ao menos 15 minutos por semana para fazer algo especial com cada um dos seus filhos separadamente. Acredite que vai fazer uma enorme diferença no dia a dia de vocês.

foto: Drika Trevisan Fotografia

9 – Fuja da rotina

Pequenas viagens, são viagens. Passeios ordinários podem ser extraordinários.

Tem que ir ao supermercado? Vai comprar pão? Esqueceu-se de comprar o presente de de aniversário do coleguinha do seu filho? Seja o que for, envolva a criança em todos estes programas.

Acredite, não vai importar se são muito ou pouco divertidos. Estar com você já fará o “passeio” valer a pena.

Peça a sua opinião, deixe-o empurrar o carrinho, escolher uma fruta, entregar o dinheiro para o caixa, apertar o botão verde da maquininha de cartão, ou qualquer outra responsabilidade. Isso fará com que se sinta importante e especial.

10 – Tarefas do cotidiano são tempo de qualidade

Ora, tudo depende de como você encara estas tarefas com os filhos. Quando você dá autonomia, é divertido e tem sentido, o tempo ganha qualidade.

Então, que tal aproveitar o tempo que você tem, com mais qualidade junto com seu filho? Use nossa lista de brincadeiras surpreendentes que fizemos para você.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.