Artesanato fácil de fazer com crianças mais velhas: decalque e feixe de pincéis


Eu gosto de artesanato. Mas prefiro brincadeiras de artesanato fácil de fazer com meus filhos.

Se você buscar aqui no site vai encontrar várias destas atividades que eu faço com meus filhos desde que eles eram bem pequenos. Olha alguns aqui (clica na foto para ver o post completo).

E nem por serem fáceis deixam se ser lindas, criativas e bem divertidas.

Hoje, com meus filhos maiores (mais que 9 anos todos eles), continua sendo uma ideia divertida propor atividades de artesanato com eles.

Entretanto, como toda criança, eles têm opiniões diferentes sobre o que seria uma brincadeira de artes fácil de fazer em casa.

Resgatar raízes pelo artesanato fácil de fazer

Da minha caçula que ama tintas, desenhos, colagens, passando pela do meio, que até gosta, mas precisa ser algo divertido, e chegando no mais velho, que não curte muito artesanato, eu preciso ser criativa.

Por isso, resolvi mostrar duas atividades que envolvem arte e artesanato que funcionaram com os três. Para você copiar e fazer na sua casa também. Ou se inspirar e pensar em algo diferente.

A propósito, tem um PDF que fizemos, com 10 outras atividades de artes prontinhas para brincar. É só clicar no link e baixar gratuitamente.

Olha que demais o resultado deste aí em cima. Ele é inspirado nas pinturas dos cordéis brasileiros*.

A técnica que usamos em casa foi de gravura. Mais precisamente de gravura usando uma bandeja de isopor. Destas que embalam embutidos de padaria.

Juntos somos mais fortes

Este artesanato fácil de fazer chamou a atenção do Pocoyo (meu filho mais velho). Isso porque, além do resultado ser lindo e a forma de criar é simples, ainda trouxe uma técnica parecida com a xilogravura.

Aliás, outra arte muito presente na nossa cultura.

Por esta foto aqui abaixo, você já tem todos os materiais necessários para brincar de arte com as crianças mai velhas aí da sua casa.

E o passo a passo vou deixar para um outro post que a Patricia Marinho fez, bem no início do Tempojunto. Ela usou a mesma técnica. Na época, para brincar com a Carol, que estava com 7 anos. (clica na imagem para ver o passo a passo).

A outra técnica de arte que é fácil de fazer e também dá um resultado lindo é a pintura com um feixe de pincéis.

Você vai precisar de pelo menos 3 pincéis. Eles podem ser de espessuras diferentes, mas precisa ter o mesmo tamanho de cabo.

Então, prenda todos com fita crepe, um ao lado do outro.

A arte é usar uma cor em cada pincel e pincelar todos juntos de uma vez no papel.

Olha que legal que fica!

Pois, além de ser um artesanato fácil de fazer, ele treina a coordenação motora, a atenção e a experiência de mistura de cores.

E o resultado cabe em qualquer presente para alguém especial!

*MARINHO, Fernando. “Literatura de cordel”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-cordel.htm. Acesso em 21 de junho de 2021.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.