10 brincadeiras de artes para bebês


Será que dá para brincar de arte com os bebês? Então, primeiro é preciso pensar que arte é uma forma de expressão das nossas emoções, nossa história e cultura. E que arte pode ser música, pintura, literatura, cinema, dança, entre outras “coisas”. No casos dos bebês, é possível brincar com arte sim e de várias maneiras, mesmo sendo tão pequenos e fofos. Por isso, no nosso post de hoje queremos te mostrar 10 brincadeiras de artes para bebês =) Tudo para que ele possa se divertir, se distrair e para que vocês possam passar um ótimo tempo junto.

Ah! É importante ressaltar que as sugestões de brincadeiras que vamos mostrar não estão em ordem de idade do bebê. Então, veja todas para você escolher as que vão funcionar melhor na sua casa. Se preferir, também temos as brincadeiras no vídeo abaixo:

Bóra fazer arte?

1 – Tinta de iogurte

A tinta de iogurte, ou tinta comestível, é bem versátil e surpreendente. Neste post aqui a Patricia Marinho ensina a fazer a tinta e mostra a Gabi, sua filha menor, quando ela era bebê, brincando com a tinta. Se você acha que faz muita “bagunça”, faça como a Pati fez e deixou a Gabi brincar no cadeirão. Assim, fica fácil de limpar e, justamente pela tinta ser comestível não tem problema colocar na boca. O único ponto é para os bebês que não podem tomar leite. Se puder, use o iogurte sem lactose.

2 – Pintura sem sujeira

Como a Patricia Marinho conta neste post aqui, ela não só gosta como incentiva a lambança em casa (de um jeito que seja fácil de limpar depois, claro!). Mas nem todo mundo gosta e ok! Por isso, a nossa segunda ideia entre as 10 brincadeiras de artes para bebês é pintura sem sujeira com bebês. Parece estranho ou impossível, mas é só dar uma olhada no post para conferir como é divertida essa brincadeira.

3 – Desenho com giz de lousa

Mas com que idade um bebê pode brincar com giz de cera? Neste post aqui a Patricia Marinho mostra a Gabi, com oito meses, brincando com giz. Claro que ela não sabia fazer uma forma, um desenho com “sentido”, ela estava apenas experimento e é isso mesmo! A ideia é que o bebê se acostume com o material e brinque. Um ponto de atenção: cada bebê é único.  Por isso, não fique com aqueles pensamentos como “meu bebê tem oito meses e não faz isso!”.

Ah, mais uma coisa importante. O giz que a Gabi estava usando é próprio para bebês, bem grande. Não dê aqueles gizes comuns, pois eles podem quebrar e o bebê pode tentar colocar na boca. Para comprar, você pode buscar na internet com o nome de giz gigante para desenhar no chão.

4 – Pontilhado com os dedos

Enquanto o bebê ainda não segura muito bem o pincel ou o giz, que tal deixar ele livre para pintar com a pontinha dos dedos? Mostra para ele como molhar o dedinho na tinta e depois fazer pequenas bolinha no papel ou no cadeirão, por exemplo. Ah! Se você quiser receita de tinta comestível é só clicar aqui.  Mais umas das nossas 10 brincadeiras de artes para bebês feitas com o que você tem em casa.

5 – Pincel de pompom

Essa atividade é parecida com o pontilhado com os dedos, mas aqui, ao invés do dedos, o bebê pode usar um pompom. Aliás, nós temos um vídeo que ensina direitinho como fazer o pompom. Depois é só dar o pompom para criança, mostrar como mergulhar na tinta – de preferência comestível –   e pintar!!

6 – Carimbo de esponja

Se você segue o Tempojunto faz tempo já viu por aqui várias ideias e sabe que pintura é muito mais do que usar tinta e pincel. Temos uma infinidade de possibilidades à disposição e todas são ótimas para estimular a criatividade das crianças e ajudar na sua capacidade de se expressar. Neste post aqui, a Patricia Marinho nos mostra uma dessas possibilidades que é usar a esponja! Dá uma olhada aqui.

7 – Arte com gelo colorido

Com apenas dois elementos simples como a água e corante alimentício foi pode brincar de fazer arte com os bebês. Aliás, além de ser uma atividade de artes e de descoberta sensorial ao mesmo tempo, você ainda aproveita para ele se refrescar naquele dia de calor., Dá uma olhada aqui no post que a Patricia Marinho escreveu e que “delícia” que ficaram as fotos com a Gabi, sua filha mais nova.

8 – Imitar os movimentos de dança

Brincadeira supersimples para lembrar que dança também é arte, não é? Aqui, a dica é simples. Dance e deixe o bebê imitar seus movimentos ou até melhor: imite você o movimento dela. Outra dica com dança é esta aqui do post da Patricia Marinho. Coloque música e dance com as crianças no carro? Olha que fofo.

9 – Pintar com água

Como já falamos neste nosso post com 10 brincadeiras de artes para bebês. dá para fazer arte com as crianças sem precisar recorrer aos materiais tradicionais. Afinal, o universo das atividades artísticas vai além do papel, lápis e canetinha ou tinta. Dá para fazer obras de arte com água, por exemplo, você sabia? E sem desperdício! Dá uma olhada neste post aqui para ver como brincar. Ah! Essa arte aqui foi feita pela Carol, filha mais velha da Patricia Marinho, mas os bebês também podem brincar e criar a sua arte, do seu jeitinho.

10 – Colagem no papel contact

O papel adesivo ou papel contact é bem versátil e dá para fazer várias brincadeiras com ele. Neste post aqui, você vai ver como fazer uma atividade de um jeito bem simples e diferente. Apenas lembre-se que os materiais precisam ser “compatíveis com a idade do bebê”. Sempre opte por materiais maiores para ele não colocar na boca, por exemplo. E brinque junto para garantir que seja divertido e seguro =)

Aproveitando que estamos falando de arte para bebês, queremos te convidar para conhecer nosso e-book Área de Brincar. Nele, damos um passo a passo para você criar uma área de brincadeiras para o bebê na sua casa, seguindo a filosofia Montessoriana e sem gastar rios de dinheiro. Basta acessar o link, o e-book é gratuito.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.