5 brincadeiras com corda para fazer com as crianças


Tá todo mundo precisando colocar o corpo para se movimentar depois de tanto tempo de restrições, né? Eu passei o final de semana em uma casa, com as meninas, e aproveitei para levar uma corda de pular, coisa que uso pouco no apartamento. Acabou que conseguimos fazer diferentes brincadeiras com corda e resolvi compartilhar essas ideias aqui no site.

Vamos combinar que já temos o post 10 brincadeiras para fazer com corda, que por si só tem um monte de ideias legais. Mas mesmo assim, conseguimos fazer algumas coisas diferentes!

1. Pular corda enquanto anda

O pular corda traz inúmeros benefícios físicos, como coordenação, impulsão, exercício cardiorrespiratório e até noção de sincronia, quando duas pessoas precisam pular juntas. A Patcamargo mostrou isso muito bem no post Pular corda para reforçar vínculo com seus filhos. Esse post em um vídeo lindo da mãe da Pat, aos 73 anos, pulando corda com as netas. E também traz algumas trovas para pular.

Pois a nossa primeira dica é de um jeito diferente de pular corda: pular enquanto anda. Ou seja, é preciso ir andando, de uma lado para outro, enquanto pula. Perfeita para fazer em espaços amplos e ótima para atrair crianças grandes (olha a Carol brincando aos 15 anos)

2. Serpente

Neste caso, são necessários 3 participantes. Duas pessoas vão segurar a corda, uma de cada lado, fazendo movimentos para que a corda se mova em ondas no chão, como se fosse uma cobra se arrastando. A outra pessoa precisa pular a corda sem deixar ela tocar no corpo.

3. Escalada

Aqui a corda vira suporte para que a criança possa “escalar” uma escada ou um pequeno barranco. Sempre com um adulto segurando a corda de um dos lados para a criança conseguir subir

4. Ponte de equilíbrio

Caso você tenha uma casa com escada, também pode fazer uma brincadeira de imaginação! Experimente é fingir que a escada é uma ponte de maneira sobre um rio caudaloso e a criança precisa atravessar a ponte sem cair (nesse caso, não pode pisar fora da corda)!

5. Cabelos da Rapunzel

Cabelos da Rapunzel??? Como assim???

É isso mesmo, depois de tanta brincadeira, a criança já estava cansada de se mexer, mas ainda com pique para brincar. Como estávamos de imaginação, as brincadeiras com corda ganharam um novo viés! Bastou colocar a corda no pescoço para virar as tranças da Rapunzel. E daí a brincadeira de teatro começou. Mas isso é assunto para outro post!

Bom, essas foram as nossas 5 brincadeiras com corda para aumentar o seu repertório de brincar.  Certamente, se você deixar a corda com seus filhos, outras ideias vão aparecer. Aproveite o espaço para comentários para compartilhar sua ideias com a gente!

E já que comecei o post falando em colocar as crianças para se movimentar, pensei que você pode gostar pasta Brincar Fora de Casa que temos no Pinterest.  E para quem que as crianças se mexam, sem sair de casa, baixe agora a nossa lista de 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. São brincadeiras para fazer dentro de casa e que funcionam mesmo para quem mora em espaços pequenos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.