Como estimular a criatividade infantil: o que deu certo comigo


Eu acho a criatividade é uma habilidade fascinante, você concorda? Desde pequena eu me interesso pelo assunto. Primeiro por influência da minha mãe, que é artista plástica e sempre me estimulou a frequentar oficinas de artes. Mais tarde, me identifiquei com o tema da comunicação, o que me levou a escolher a publicidade como profissão. Mas o assunto tomou uma dimensão ainda maior depois que tive minhas filhas. A partir daí procurei entender como estimular a criatividade infantil para ter filhas criativas e com mais chances de serem bem sucedidas.

Criatividade é algo que se aprende!

Todo mundo nasce com potencial criativo. Só que ele é que nem um músculo: precisa ser exercitado. A bibliografia sobre esse assunto é bem extensa. Vou deixar aqui o link do vídeo da resenha do livro Somos Todos Criativos caso você se interesse em se aprofundar.

Não vou colocar todas as evidências aqui, porque o post ficaria interminável, mas  tem um trecho do livro Becoming Brilliant, da Kathy Hirsh-Pasek que fala o seguinte:

“Se deixarmos as crianças saberem que podem criar, que eles podem experimentar, então começamos a desenvolver uma mentalidade que é criativa e artística desde o início”

Não é fantástico isso? Nosso primeiro papel é simplesmente oferecer as condições para que as crianças tenham liberdade para criar. Eu fiz muuuuito isso aqui. Desde que a Gabi era bebê. E deu certo!

Por outro lado, se os pais fiam no meio do caminho, com críticas sobre o que é certo ou errado ou definindo limites para as crianças, isso tem efeito negativo. Ou seja, os pais podem atrapalhar a criatividade se ficarem no caminho!

Tem vários posts aqui no site em que eu conto um pouco da minha história com a Gabi desde que ela era bebê. Hoje quero me aprofundar mais nos benefícios de brincar de inventar para a criatividade.

Os benefícios de brincar de inventar

Acho que a melhor frase para resumir porque brincar é importante é essa da Sandra Russ, especialista em brincar e criatividade:

“Brincar é criatividade … a criança está fazendo algo a partir do nada

E é verdade! O brincar de inventar, por essência, é o território da experimentação. Mais do que isso, quando inventam coisas a partir do nada, as crianças:

  1. Praticam a capacidade de testar novas ideias
  2. Analisam as ideias
  3. Especulam sobre alternativas
  4. Praticam a persistência
  5. Assumem riscos

Tudo isso são etapas por trás do processo criativo que as crianças praticam brincando. É por conta disso que deixar a criança brincar livremente é a principal dica para quem ser saber como estimular a criatividade infantil.

Quando eu falo que comigo deu certo, é os estímulos que eu ofereci para a Gabi ao longo da infância fizeram com que ela gostasse de “praticar a criatividade” e tivesse uma visão muito clara sobre o que é ser criativo!

Vou compartilhar aqui um processo que se repete em cada “invenção da Gabi” e dessa vez eu registrei para poder fazer este post. Vai dar para ver várias dicas de como agir em casa para a criança ser criativa.

Primeiro eu crio um convite para criar. Olha como a Gabi descreve esse convite:

Aqui estão os materiais que ela menciona no vídeo. Neste caso tem papel, fita, cola e sucata.

Veja que a única regra é que ela precisa usar os materiais que estão disponíveis. Ela se envolveu tanto que a atividade passou para o dia seguinte. E graças à criatividade, o material virou um Fazedor de Filme de Mistério, onde os crimes aparecem com um filtro vermelho! Vamos ver a Gabi explicando:

Não é genial?  Podia ficar aqui dando dezenas de outros exemplos, mas não consigo registrar tudo!

O que é muito importante no processo, além de dar os materiais: saber como elogiar a criança. Valorize o processo, não o resultado.

Antes de eu terminar, deixa eu aproveitar o tema para fazer um convite. Você já ouvir falar da Semana da Criatividade do Tempojunto? É um evento gratuito com 4 aulas online, ao vivo, para adultos que queiram aprender mais sobre como desenvolver o potencial criativo dos filhos. Mas se inscrever é só clicar neste link.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.