Brincadeiras de escrever que estimulam habilidades sociais


É fascinante acompanhar o desenvolvimento da linguagem dos filhos ! Eu amo todas as fases, mas em especial o momento da alfabetização, quando consigo fazer brincadeiras de escrever que ensinam a função social da escrita e, de quebra, desenvolvem habilidades de se relacionar com os outros.

Mas o que é a função social da escrita?

É a escrita como é utilizada na sociedade. Quando eu fui alfabetizada na década de 80, aprendi as letras e palavras por repetição. Aquela história de aprender o V copiando várias vezes a frase “Vovó viu a uva”.  A frase não tinha a menor importância na minha vida e a repetição fez o aprendizado ser mecânico. Não foi isso que me tornou uma pessoa letrada.

O tempo passou e a pedagogia evoluiu. Hoje é mais comum ver a escola preocupada em alfabetizar as crianças através de situações em que a leitura e a escrita tenham significado. Por exemplo, escrever a lista de compras do supermercado ou ler uma receita para conseguir fazer um bolo.

São funções sociais da escrita:

  1. A organização do mundo através de placas que nos permitem circular, ou rótulos que tornam possível identificar produtos e remédios.
  2. A comunicação entre as pessoas. Jornais e cartas são exemplos de quando escrevemos para nos comunicar.
  3. O registro de receitas, contagens e até mesmo da nossa rotina em agendas. Os livros que usamos para aprender as disciplinas da escola
  4. O prazer de ler revistas e livros para nos entreter.

O aprendizado fica muuuuito mais fácil quando a escrita é apresentada em situações reais. É isso que procuro fazer nas brincadeiras de linguagem.

Exemplos de brincadeiras que ensina a escrever.

Nós temos bastante conteúdo sobre o tema da linguagem aqui no Tempojunto. Tanto a alfabetização das minhas filhas, quanto a dos filhos da Patcamargo, foram bastante registrados aqui. Foi ela quem escreveu um post que eu amo: 25 brincadeiras para aprender palavras novas.

Eu fiz um vídeo que é um sucesso no nosso canal do Youtube.

Tanto post quanto no vídeo nós damos exemplos brincantes de lidar com as letras. Sempre respeitando o interesse das crianças, e nunca só por obrigação.

Agora, você viu que eu falei que a comunicação entre as pessoas é uma das funções sociais da escrita, né?

Pois então, a pandemia nos afastou do contato pessoal com a família e os amigos. Outras formas de comunicação vieram ocupar a conversa olho no olho: as vídeo chamadas, as mensagens de texto e áudio no whatsapp e, até mesmo a boa e velha carta!

As minhas filhas mantém uma comunicação por carta com as avós. Com essas cartas, elas aprendem regras básicas de comunicação, como saber fazer perguntas sobra a vida da avó e a escolher os assuntos da sua vida que merecem ser contados.

Um bom jeito de começar a prática da comunicação por escrito é com a brincadeira de cartões postais.

Para essa brincadeira, você vai usar a folha que vem no nosso material gratuito: 10 atividades de artes. Sim! Artes e escrita juntos, porque a brincadeira é fazer um cartão postal, com desenho e tudo!

Eu separei a folha com o template do cartão postal e coloquei na mesa junto com algumas canetinhas e gizes de cera. Virou um convite para brincar.

Nesse dia, a a Gabi resolveu escrever para uma amiga. Eu peguei um cartão postal que eu tinha recebido de amigos para mostrar onde vai o endereço, o texto com a mensagem e a ilustração.

Durante a atividade nós conversamos sobre a amiga, como seria estar longe dela, e o que ela gostaria de deixar como mensagem, Falamos sobre saudades, distância e como lidar com isso com demonstrações de carinho.

Conversamos sobre como é importante demonstrar para as pessoas queridas que elas importam. E que manter amizades exige empenho.

A brincadeira de escrever virou uma ótima oportunidade de ensinar habilidades sociais!

Antes de terminar, vou deixar aqui uma outra ideia de atividade que tanto estimula a leitura e a escrita, como ensina habilidades socioemocionais: brincar de mímica. Para facilitar, aqui tem cartas para mímica prontinhas para você.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.