Por que você deve pegar seu bebê no colo sempre que ele chorar


Pegar o bebê no colo sempre que ele chora foi motivo de dúvidas para mim, quando meus filhos chegaram. Eu acreditava, sim, na máxima de “vai ficar mimado”; “se pegar muito no colo estraga”; “precisa aprender a dormir sozinho, mesmo que chore no começo”.

Mas, confesso, que não fazia tudo isso não. Eu tinha dó de ver o Pocoyo, meu filho mais velho, chorar. Então, pegava no colo mais por esta razão do que por acreditar em algo diferente.

Já com a Cururuca, fiz diferente: deixei ela chorando mais vezes (!!!!). Oh! Como é duro não saber das coisas com clareza.

Por este motivo, escrever este post foi tão importante para mim. Eu pesquisei, estudei e entendi como deixar os bebês (e crianças) chorando sem amparo, sem colo ou acolhimento é uma violência enorme.

Sabendo porque pegar seu bebê no colo, a gente corrige e segue em frente

O que eu vou escrever aqui tem resumido no vídeo aí em cima. Você pode assistir se preferir.

Porém, eu sei que muita gente gosta de ler e marcar os posts aqui para reler, então também já vou dizer que uma das formas de reduzir a quantidade de choro dos bebês é ter uma rotina. Tem 7 passos aqui que ajudam você a organizar uma rotina no dia a dia para seu bebê, Pode clicar no link e baixar gratuitamente.

#Descrição da foto: Mulher branca, de cabelos longos e escuros, com blusa regata rosa. Na mão esquerda, segura um celular banco, marca Apple, tirando a foto pelo espelho. Ela usa um sling cinza, com um bebê dormindo dentro do sling.

Estudos mostram que afeto é tão importante quanto alimento e abrigo

Portanto, pegar seu bebê no colo sempre que ele estiver chorando é como dizer a ele: eu entendo que você precisa de alguma coisa.

Mas a gente sabe o quanto o choro da criança tem o poder de tirar a gente do prumo. Parece que a gente vai explodir. E dá pena também. A tentação do deixar o bebê chorando é grande. Mas está errado.

Então, tocar e abraçar o bebê quando ele chora, reduz o estresse, diminui os episódios de choro, contribui para criar uma rotina de sono.

E para nós no Tempojunto, funcionou demais entender que o choro é uma forma de comunicação. Imagina que você está no seu trabalho, irritado com um assunto, quer conversar e ninguém presta atenção. Você fala com as paredes. Com o choro do bebê é a mesma coisa. Quando você deixa o bebê chorando, você está dizendo: eu não ligo.

Pegar seu bebê no colo reduz o estresse tóxico

#Descrição da foto: Mulher branca, com cabelos longos castanhos, gorda, blusa azul marinho de manga comprida, segura bebê recém-nascido no colo. O bebê olha para a mulher. A mulher está de costas para a câmera.

E para não deixar este post enorme, vou colocar aqui os links dos estudos que comprovam a importância de não deixar seu bebê chorando sozinho.

Experimento de Harry Harlow – Os efeitos da privação do apego

Vale o colo de todo mundo

Técnica de contato e massagem em prematuros, de Tiffany Field

Estudo sobre mãe carinhosa X mãe desinteressada

Outra informação importante: vale o colo de todo mundo.

Então, do pai, da mãe, da tia, padrinhos. O contato de carinho que a gente dá quando o bebê chora, reduz o cortisol (que é o hormônio que liberamos quando estamos em perigo) e o bebê fica mais tranquilo, tendendo a ter menos estresse e chorar menos.

E nunca é tarde demais para oferecer um colo.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.