Vamos construir? Exemplos de brincadeiras de construção


Por que brincar de construir? As brincadeiras de construção estão presentes na infância desde muito cedo. Desde bebês as crianças brincar, quase que naturalmente, de encaixar e empilhar. O que é ótimo porque essas brincadeiras desenvolvem o raciocínio lógico, a criatividade, a coordenação, a imaginação e a colaboração quando mais de uma criança brinca junto. Hoje vou dar exemplos de brincadeiras de construção que você pode fazer com os filhos usando os materiais que você tem em casa.

Mas antes, precisamos entender como o brincar de construir evolui com o tempo.

O que a criança aprende quando faz uma brincadeira de construção?

Nos dois primeiros anos da infância, brincar de construir é uma atividade sensorial que tem a ver com coordenação e movimento. Por exemplo, se a criança vai tentar empilhar alguma coisa, ela está praticando a coordenação olho-mão, a noção espacial, e a coordenação motora fina. Ela também desenvolve o raciocínio lógico a partir da experiência de manipular os objetos da melhor forma para atingir seus objetivos. A criança aprende bastante a partir da imitação e da repetição.

A partir dos 3 anos, as crianças já estão mais desenvolvidas. Elas consegue se expressar através da linguagem e já são experientes na brincadeira de faz de conta. Daí ela passa a construir como exercício de imaginação, como parte da brincadeira. Através da tentativa e erro, elas elaboram e testam propostas e ainda desenvolvem a paciência e a persistência para atingir seu objetivo.

Na foto abaixo dá para perceber a carinha de satisfeita da Gabi quando viu que tinha feito um carrinho quando colocou a massinha no bloco! Amo demais testemunhar esses momentos.

Exemplo de brincadeiras de construção

À medida que a criança cresce, a brincadeira de construção vai ficando mais sofisticada e fica ainda mais potente como ferramenta para desenvolver a inteligência lógico-matemática e a inteligência espacial.

E aí entre um ponto importante: brincar de construir não é coisa de menino! Muito pelo contrário! Qualquer criança não só pode ter a vivência de vários exemplos de brincadeiras de construção. Brincadeira não tem gênero.

Eu falo isso porque uma vez fui para uma conferência da Lego, na Dinamarca, a Lego Idea Conference e vivi uma experiência curiosa. O evento aconteceu na Lego House, em Billund, que é um espaço interativo que permite a realização de várias atividades. Pois bem, uma delas era uma estação para construir, com peças de Lego, um objeto que deveria andar em uma roldana. Vou confessar: eu não sabia por onde começar!

Naquela hora tive um insight: eu preciso estimular a Gabi a fazer brincadeiras de construção! Primeiro eu procurei referências e coloquei várias delas no post 10 maneiras de brincar de construir. Depois passei a preparar cada vez mais cantinhos de construção para ela. Um deles foi esse, com palitos e pregadores.

Cantinho de construção

Eu chamo de cantinho todo espaço em que coloco materiais que compõem uma proposta de atividade. São um convite para brincar. Nesse caso, com apenas dois materiais.

A instrução que eu dei para a Gabi foi simples: construa uma torre com esses materiais. Quanto mais alta, melhor! Meu papel, a partir disso, foi o de observar.

Foi muito interessante ver como ela passou um tempo pensando na melhor estratégia. Acabou optando por um caminho que não deu certo.

E foi ótimo, porque é no erro que a criança aprende. Ela percebeu que a base não tinha ficado boa e partiu para uma nova tentativa.

Depois ainda tivemos uma outra tentativa, totalmente diferente. Olha a criatividade em ação!

Esse processo de aprender com o erro, de testar diferentes caminhos é uma das fortalezas da brincadeira de construção. A criança aprende com o erro e fortalece o seu raciocínio. Tem um outro exemplo de brincadeira de construção em que isso fica evidente (veja o post Brincar de construir casas estimula a criatividade)

Você poderia usar outros materiais: copos descartáveis, rolos de papel higiênico, blocos de madeira! Tudo o que você tenha em quantidade serve!

Como terminei falando em raciocínio, vou deixar para você um link para um material para impressão que é ótimo: Atividades e Pegadinhas de Raciocínio. É um material gratuito que vem com várias provocações para fazer com as crianças. Clica aqui para baixar o seu!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.