10 brincadeiras para seu filho brincar sozinho na quarentena


O site do Tempojunto tem 1.844 posts publicados (hoje, 20/08). São muitas brincadeiras e atividades para todos os momentos. Neste post, trazemos dicas para uma situação específica: 10 brincadeiras para seu filho brincar sozinho na quarentena. A quarentena foi incluída, pois, é o que estamos vivendo agora, mas é claro que pode ser em qualquer outra situação. Até porque esperamos que logo isso acabe!
Não sei se você sabe, mas ensinar a criança a brincar sozinha é fundamental para desenvolver a confiança, a autoestima, a independência e a criatividade dos pequenos desde cedo. Além disso, de forma prática, deixar as crianças brincando sozinhas também ajuda aos adultos, principalmente quem está em casa, lidando com a rotina e com o home office.

A Patricia Camargo escreveu o post 5 dicas para estimular seu filho a brincar sozinho”  e vale muito a pena ler.

Ah! E este post é o Mais 10 brincadeiras para seu filho brincar sozinho, porque as primeiras 10 sugestões foram publicadas pela Patricia Marinho no post que você pode ler ao clicar aqui ou na imagem.

Bom, agora vamos para as novas sugestões?

01 – Brincar de arqueólogo

No post com as cinco dicas escrito pela Parcamargo, explicamos que o papel dos adultos no brincar sozinho é apenas facilitar que a brincadeira aconteça. No caso desta primeira sugestão, o que a Patricia Marinho fez foi apenas disponibilizar os materiais para a Gabi, sua filha mais nova, brincar. Brincando, a Gabi inventou toda uma história a respeito de quem ela era e o que estava explorando. Com direito a explicar para os adultos porque ela estava usando a escova com muito cuidado para limpar os seus tesouros. Dá uma olhada aqui no post e faça na sua casa. As crianças vão amar!

brincar de faz de conta_gabi_arqueóloga

02 – Arte na caixa

Neste post, a Patricia Camargo mostrou o Pocoyo, seu filho mais velho, brincando de um jeito que ela chamou de ‘arte silenciosa”. Tudo simples e surpreendente para deixar a criança entretida sozinha! O que a Patcamargo fez foi disponibilizar uma caixa de papelão e tintas. Afinal, dá sim, para brincar com materiais que temos em casa, reciclados e sem gastar nada. 

03 – Pular corda (sozinho?)

Isso mesmo! Neste post, a Patricia Camargo mostra uma maneira inovadora e divertida de pular corda, que ainda ajuda a gastar a energia das crianças. Para a brincadeira acontecer, a Patcamargo só precisou ajudar a colocar corda e mostrar como era para fazer. Depois, foi só deixar a brincadeira acontecer.

04 – Desafio Lego

Uma brincadeira bem simples e divertida! Tudo o que você precisa fazer é imprimir as folhas com o desafio que deixamos prontinhas para você baixar e imprimir gratuitamente — é só clicar aqui. Depois, a criança precisa reproduzir a figura, no formato e nas cores corretas. 

05 – Jogo de montar

Para as crianças brincarem você vai precisar de apenas três materiais. Rapidinho você monta os palitos e esse material simples vai render muitas brincadeiras. A começar pelas montagens que a Patricia Marinho mostrou neste post aqui. Dá uma olhada como a Gabi está entretida, brincando sozinha.

06 – Carimbo de objetos

A Patricia Marinho publicou esta brincadeira no Instagram e foi o maior sucesso. É simples de preparar e você consegue montar rapidinho para seu filho chegar e brincar. Assim, a criança brinca, você consegue fazer as tarefas de casa ou do trabalho. Nem daremos “spoiler”, pois está tudo bem explicado no post.

07 – Soprobol

Ah! Não era um post de brincadeiras para brincar sozinho? Estou vendo duas crianças na foto. Porque é uma ideia para quando você tem mais de uma criança em casa e elas podem brincar sozinhas =) Você deixa a pista pronta, canudo e bolinha e vai ser a maior festa. Uma opção simples e divertida para quem tem mais de um filho. Clique aqui para ver o passo a passo da brincadeira.

08 – Brincar de imaginar

Em mais esta dica o papel do adulto é apenas de organizar a brincadeira. Como a Patricia Marinho nos mostra neste post aqui, ela criou um “convite para brincar” para a Gabi. Isso nada mais é que a montagem de um cantinho com objetos que a criança gosta de brincar. Clique aqui para entender como fazer e veja como criar esse e outros convites para as crianças se divertirem.

09 – Peças soltas + desafio

Temos mais uma ideia de cantinho, mas dessa vez é com materiais aleatórios ou peças soltas.  Como a Patricia Marinho mostrou neste post aqui, além de separar materiais e deixar à disposição, ela deu um desafio para a Gabi: construir um robô. Dá uma olhada aqui e veja a Gabi brincando sozinha, entretida, e montando o seu robô.

10 – Alinhavo

Essa brincadeira precisa de preparo, mas se você conseguir montar algumas opções, é uma ótima atividade para fazer em casa e até nas salas de espera dos médicos, por exemplo. O passo a passo para montar o brinquedo para alinhavar está bem explicado neste post que a Patcamargo escreveu. Tudo simples, fácil e divertido. Além disso, a brincadeira trabalha a coordenação motora e a concentração das crianças.

Gostou das ideias de brincadeiras para seu filho brincar sozinho? Então, não esqueça de baixar o Desafio Lego sugerido na quarta ideia do post. Clique aqui e receba gratuitamente sugestões de montagens do seu Lego para desafiar e brincar com seus filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.