Atividade simples para estimular a coordenação dos pés do recém-nascido


A coordenação dos pés dos bebês é algo que chama a atenção especialmente depois dos 7 ou 8 meses, quando eles começam a esboçar o engatinhar.

Além disso, é comum que os pés do recém-nascido fique dentro de meias fofinhas ou sapatinhos que acabam reduzindo as possibilidades do bebê interagir e brincar com os pés.

E colocar na boca então? “De jeito nenhum”, dizem alguns mais desavisados.

Coordenação dos pés começa com o tato

Porém, estimular a coordenação dos pés do recém-nascido é importante para o desenvolvimento global do corpo e também para as formações do cérebro relacionadas aos membros inferiores.

E tudo começa a partir do tato. Das sensações que a pele estimula.

Hoje eu trouxe uma brincadeira fácil de organizar na sua casa e que é ótima para um exercício de tato e também de movimento com o bebê. Você pode preparar para seu filho, desde o recém-nascido até os que estão já mais velhos, com até 6 ou 8 meses.

Para brincar, você precisa de folha de papel. Quanto mais colorido, melhor. Eu usei destas folhas que se usa para embrulhar presentes. Se chama papel de seda. Mas você pode usar outros tipos de de papel, lembrando que o ideal é que sejam bem flexíveis.

Prenda o papel em um local onde o bebê pode alcançar com os pés, estando deitado.

Pode ser em uma parede (usando fita crepe), ou no sofá. No meu caso, quando fui brincar com o Kaique e com a Janaína, a mãe dele, escolhemos o sofá da sala.

Sons e cores também são parte da atividade

Em seguida, a gente começou a chamar a atenção do Kaique para o papel, batendo levemente com a nossa (minha e da Janaína) mão na seda. E logo o Kaique testou chutar o papel com os pés.

Quando ele percebeu que poderia alcançar o papel colorido chutando e ainda fazia barulho, foi uma super descoberta!

O Kaíque fez a brincadeira de coordenação dos pés durante um tempão, testando várias possibilidades.

Depois, como ele já está um pouco mais velho que um recém-nascido, ele quis sentar e brincar também com as mãos no papel colorido.

Mais que as cores, ele se interessou pelo ruído que o papel de seda faz.

É importante deixar a criança liderar a brincadeira

Olha só nesta seqüência de fotos, como a brincadeira evoluiu:

E no final, a atividade de coordenação dos pés do bebê se alongou, durou mais tempo e virou uma descoberta sensorial.

Semanalmente, temos novas brincadeiras aqui no site. Se você quiser receber nosso material e mais sugestões de atividades para seu bebê, faça parte da nossa Newsletter. Enviamos por e-mail, gratuitamente, nossas atualizações. Basta clicar e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.