Experimento de física simples: imagem invertida


Você saber como fazer um peixe que está desenhado num papel mudar a direção do seu nado, sem que você mexa no papel? É mágica? Nã, nã, não! É experimento de física simples que encanta as crianças!

Para fazer esta atividade você vai precisar de:
. papel
. canetinha
. um copo de vidro transparente
. água

O primeiro passo é dobrar o papel ao meio. Use a metade do papel para desenhar uma fila de peixinhos.

Coloque o copo de água vazio na frente do desenho.

Encha o copo de água e veja o que acontece!

No vídeo que eu fiz para o Instagram dá para ver melhor.

Não é muito legal? As criança amam! Um ponto de atenção é a distância entre o copo e o papel. Se estiver muito longe ou muito perto, não funciona. Faça um teste na sua casa para ver a distância ideal. Aqui foram certa de 4 cm, mas vi que dependendo do copo esta distância pode mudar.

A explicação científica

Parece mágica, mas o que explica esse experimento de física simples é um fenômeno chamado refração. A luz, quando passa por objetos, como o copo com a água, muda de direção. Leia a explicação neste post do Hypescience.

Este jeito brincante de apresentar atividade científicas torna a aprendizagem muito mais interessante! Temos um monte de posts com outros exemplos inspiradores. Se quiser saber mais, recomendo começar com estes posts:

10 atividades de ciências simples e criativas
10 brincadeiras de ciências que deixarão seus filho entretido por mais tempo

E se o seu filho ou filha ainda não demonstra muito interesse pelas curiosidades científicas, um bom jeito de começar é com um outro tipo de conteúdo que desafia o raciocínio: as pegadinhas. Experimente baixar nosso material para impressão com 5 jogos e brincadeiras de pegadinha. (COLOCAR LINK) Funciona bem com crianças a partir de 6 anos. Depois volta aqui nos comentários para contar para gente como foi!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.