Máscara africana de caixa de ovo é um brinquedo fácil de fazer em casa


Faz tempo que eu queria fazer uma máscara africana. Desde quando entrevistei a Deh Bastos para nosso canal no Youtube. E eu havia visto uma feita com caixa de ovo, mas não sabia bem como fazer.

Então, peguei um modelo e coloquei a criatividade (e o talento da minha filha mais nova) para criarmos este brinquedo caseiro de sucata, que ficou muito lindo!

Além disso, tive a oportunidade de conversar com meus três filhos sobre a cultura africana, a importância da máscara africana em vários países daquele continente.

E até fizemos comparações com máscaras e as pinturas indígenas brasileiras.

Máscara africana é uma oportunidade de trazer a cultura negra para dentro de casa

Olha só como é simples de fazer. Você vai precisar dos seguintes materiais:

Caixa de ovo de papelão ou plástica
Tesoura
Cola

A base do brinquedo é esta. Mas você pode acrescentar tinta, caso queira fazer colorida. Neste caso, tinta guache para a caixa de papelão ou tinta acrílica para a caixa de plástico.

Então, a primeira coisa que fiz, foi recortar e separar as duas metades da caixa. A parte lisa, eu deixei reservado para usar depois.

Já a parte onde ficam os ovos, eu cortei aleatoriamente cada gomo, deixando o máximo de opções que consegui pensar.

Colorida ou ao natural, a escolha é de vocês

Bem, com as peças prontas, está na hora de montar a máscara africana. Porém, em casa, minhas filhas quiseram dar colorido a elas.

E, sim, a cultura africana costuma ser multicolorida e com tons bem fortes. Mas usar o tom natural da caixa de ovo fica muito bonito também.

Como a Potcho, de 9 anos, tem um talento natural para artes e gosta muito, ela se divertiu criando padrões de formas e cores. E eu achei que ficou lindo!

Já a Cururuca, que está com 10 anos, coloriu a embalagem plástica. Outro padrão, mas também muito bonito e forte.

Encaixe final das peças

A criatividade para fazer a máscara africana com os pedaços da caixa de papelão fazem toda a diferença.

E perceba como é importante a gente deixar nossos filhos brincando livres, sem impor tantas regras ou padrões. Eu havia recortado as peças pensando num determinado formato de rosto para as máscaras.

Pois acredita que nenhuma das minhas filhas escolheu a peça que eu usaria?

Bom, escolhida as partes do rosto da máscara, é hora de colar tudo no lugar. Para a de papelão, usamos cola branca e um pincel para espalhar melhor.

Já a de plástico precisou de cola de silicone para colar e deixar firme.

Olha só que lindas ficaram!

Ah! antes de você ir, sabia que temos uma newsletter que chega gratuitamente para você, no seu e-mail, uma vez só por semana, com todos os brinquedos, brincadeiras e assuntos sobre ter um tempo melhor com seu filho?

Então, para se inscrever, basta clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.