Pintar com tesoura, uma arte inspirada em Matisse


Quando eu digo pintar com tesoura, o que vem na sua cabeça? Henri Matisse é um dos mestres da história da arte que dispensa maiores apresentações. Ele foi um gênio que produziu até o fim da vida, mesmo quando não tinha condições de saúde para isso. Pintar com tesoura foi a técnica que de colagem que ele criou quando ficou de cama por conta de uma doença e não pode mais pintar. Seus assistentes preparavam papéis coloridos e Matisse então os recortava e criava obras incríveis.

A quarta e última Oficina de Artes que o Tempojunto preparou para a Urban Arts teve como proposta o pintar com tesoura. Depois de Picasso, Klee e do Surrealismo, as crianças puderam se inspirar em Matisse para fazer uma atividade super interessante.

Você vai precisar de papel colorido para recortar, tesoura, cola e papel branco para colar. Eu tenho um livro de uma exposição do Matisse em casa e por isso aproveitei para consultar o livro e mostrar um pouco da obra do Matisse para a Carol.

O material necessario

Tudo o que você vai precisar fazer é pegar a folha de papel colorido e começar a recortar! Você pode fazer formas orgânicas ou geométricas, o que preferir! O limite é a sua imaginação!

fazendo os recortes

 

O meu desenho aparece no canto inferior esquerdo da foto. Eu optei por fazer formas mais orgânicas, bem parecidas com a referência do Matisse (sem um pingo da genialidade dele, claro). Já a Carol resolveu começar cortando a sua forma preferida, um coração, e fez a composição a partir daí. Segundo ela, o importante era usar toda a extenção do papel, colocando um pouco de cada uma das cores.

O resultado final da arte da Carol está aí (reparem no detalhe da borboleta amarela). Não ficou demais? Parece que o coração está sorrindo!

A obra da Carol

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Eliomar da Conceição Ferreira

    Gostei muito do trabalho e do Artista abordado assim como a técnica de pintar com tesou. Adorei

    • 2
      Patrícia Marinho

      Que bom, Eliomar! Eu adoro Arte e por isso procuro sempre encontrar maneiras de apresentar obras dos grandes mestres de um jeito diferente para as minhas filhas.

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.