Arte para bebês com gelo colorido


Eu já fiz tinta comestível para a Gabi usando gelatina e iogurte. Nas duas situações ela se divertiu horrores. Dessa vez, aproveitando o calor inacreditável do verão no Rio de Janeiro, resolvi seguir a dica do blog laughingkidslearn e fazer arte para bebês com gelo colorido. Acaba sendo uma atividade de artes e de desscoberta sensorial ao mesmo tempo!

Para começar, minha sobrinha Victória me ajudou colocando corante de alimento na água para fazer o gelo colorido que seria nossa matéria prima. Na falta de forma de gelo disponível, usamos copo de café.

Coloquei os copinhos e as folhas de papel numa bandeja e trouxe a Gabi para ver. Ela só faltou se atirar do meu colo quando viu aquelas cores todas chamando a atenção. Foi só coloca-la no chão para ela se jogar na brincadeira

arte para bebês com gelo colorido - Gabi segurando o gelo

Eu pensei que ela fosse evitar o gelo, por cauda do contato com o frio, mas ela ficou super interessada e explorou o gelo de todas as formas: tocou, cherou, lambeu. Uma delícia!

arte para bebês com gelo colorido - Gabi e o gelo

A atividade de arte em si ficou em segundo plano porque o papel ficou ensopado e rasgou. Mas a Gabi se divertiu tanto que não ter uma obra para fotografrar não teve nenhum problema! Olha o processo dela todo:

arte para bebês com gelo colorido - Gabi pintando

 

O benefício adicional que a Carol e seu primo Pedro viram os cubos de gelo e resolveram fazer um experimento. Pegamos copos descartáveis, colocamos 2 pedras de gelo colorido em cada um e ficamos vigiando para ver que cores sairiam da mistura delas.

arte para bebês com gelo colorido - Carol com o ocopo

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

12 Comments

Comente
  1. 3
    silvia malta

    Oi, hostes muito das suas idéias. Minha filha tem 1 ano e 4 meses, só não entendi onde vai o iogurte na mistura das tintas.

    • 4
      tempojunto

      Oi Silvia! Obrigada! Sua filha está na idade perfeita para arpoveitar estes estímulos com tinta. Eu falo sobre tinta comestível por conta da fase das crianças quererem levar tudo a boca. Você pode fazer tinta comestível de diferentes, por exemplo usando gelo ou iogurte. No caso do iogurte, basta misturar um pouco de iogurte natural com algumas gotas de corante de alimentos para ter a tinta pronta. Bjs

    • 6
      tempojunto

      Oi Sávia! Pode sim. Não tem restrição de idade. Crianças com idades diferentes terão interações diferentes, mas vale a experiência dele sentir o gelo. A Gabi estava com 1 ano quando fiz pela primeira vez e por isso ela interagiu bastante. O importante é ficar de olho para evitar que partes pequenas no gelo vão para a boca. Bjs

    • 8
      tempojunto

      Oi Luciana, não queima não, pode deixar. É mais uma experiência sensorial que a criança tem e para a qual ela reage de forma ativa. Para o gelo queimar ele precisa ficar muito tempo no mesmo lugar e a dinâmica da reação da criança ao gelo faz com com que ele caia da mão. Essa experiência, como outras (contato com areia, tinta, etc.) precisam ser feitas com um adulto por perto para que a supervisão evite que acidentes aconteçam. Pode fazer que o bebê a-d-o-r-a! Bjs

  2. 9
    Débora Camargo

    Bom dia. Achei muito legal essa atividade e interessante também. Obrigada por compartilhar, é sempre bom aprender mais um pouco. Aproveito para deixar uma dica, use TNT (tecido não tecido) a forma o TNT não irá se rasgar as crianças vão poder colocar as mãozinhas sem preocupação de rasgar. Depois de seco coloque o nome do bebê no cantinho dá telinha pintada. Use caneta de pintura em tecido ponta fina para ficar delicado e conclua emoldurando para que fique uma linda tela e por último de como lembrancinha. Use essa ideia em datas comemorativas. Um excelente dia abençoe.

  3. 11
    Angelita Moreira Carlotto

    Nossa amei este ano estou trabalhando com os pequenos do berçario com 1 ano e meio acho que eles vão amar fazer obrigada por compartilhar me ajudou na hora de montar as atividades .

    • 12
      tempojunto

      Olá, Angelita, muito obrigada pelo seu comentário. Se você quiser conhecer mais atividades, vá até o menu superior do site e clique em Bebês. Tem muuuuita brincadeira legal : )

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.