Brincadeiras para distrair durante a viagem

Brincadeiras para distrair durante a viagem


Se você está se preparando, como eu, para pegar a estrada com as crianças, este post vem bem a calhar. Nas voltas de feriados, por mais que escolhamos a melhor hora para viajar, sempre há o risco de estradas cheias e longos períodos dentro do carro, ou do ônibus. Então, selecionei algumas brincadeiras para distrair durante a viagem. Não só para as crianças, mas para toda a família.

Vou começar com os bebês que sempre requerem uma atenção especial. Eu separei algumas brincadeiras que já testei com a Gabi e deram super certo. Ela quase nem percebeu que estávamos viajando. Passou rapidinho.

Como distrair o bebê na viagem - brinquedos

Tem também um post que fiz inspirada nas brincadeiras que a Patcamargo faz com os filhos (que estão entre 3 e 5 anos) quando ela os leva para viajar. E dá uma olhada também nesta série com as busy bags, ou “maletas ocupadas”. Elas são nada mais, nada menos que atividades diversas que você prepara antes de sair para a viagem. Servem não só para o carro, mas para qualquer outro passeio mais longo, usando outros meios de transporte, como ônibus, trem ou avião.

E como a gente gosta de novidade, separei aqui mais algumas dicas bem legais de atividades que certamente irão distrair durante a viagem. Quando notarem, já chegaram!

1. Bingo de placas

tombola

Cartelas de bingo e lápis são suficientes para esta brincadeira. Só vale marcar o primeiro número das placas dos carro que aparecerem na estrada. Um adulto pode “cantar”os números ou cada um pode falar o número que está vendo para todos procurarem em suas cartelas. Quem fechar a Quina pode escolher um suco na parada seguinte. Quem fizer a cartela cheia, ganha uma revistinha de atividades.

 2. Quem sou eu? Este jogo fica mais interessante com crianças maiores que consigam lembrar das características dos membros da família estendida (avós, tios, primos). Mas também funciona com personagens infantis que todos conhecem. A ideia é descobrir em qual pessoa você está pensando. Os participantes podem fazer até 15 perguntas e você só pode responder “sim” ou “não”. Quem descobrir tem a vez de pensar no personagem seguinte.

No blog norte-americano Cloudy With a Chance of Wine eu encontrei as dicas abaixo. Ah! É deles também esta foto fofa do garotinho ao volante (só para a foto, que criança fica na cadeirinha, no banco de trás).

garotinho_volante

3. Carteira falsa: sabe aquela carteira que você não usa mais? Então, coloque sua carteira de motorista vencida, cartões antigos, dinheiro falso (de jogos como Banco Imobiliário), uma caneta, um bloquinho de post it ou papel, chaves sem uso. Durante a viagem, deixe que seu pequeno se distraia descobrindo coisas em casa um dos compartimentos da carteira.

Para os mais novos, só isso já basta como divertimento. Para os mais velhos, lance o desafio de encontrar todas as coisas escondidas na carteira.

4. O mapa da viagem: as crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer. Então prepare para elas um mapa da viagem. Pode ser feito a partir de um mapa de verdade, ou um desenho que você mesmo faça, com um traçado simples. O importante é rechear o mapa com pontos turísticos, paradas, cidades, rios pelos quais vocês passarão no caminho. E vá marcando no mapa junto com as crianças toda vez que elas encontrarem o que estava sinalizado no mapa.

Outra opção é o varal de viagem, sugerido pelo post do blog Housinga Forest. Ele funciona da mesma forma que o mapa, só que com os pontos da viagem pendurados num varal no carro.

Fica mais legal ainda se as crianças ajudarem a desenhar o mapa antes da viagem!

mapa_ok

Ah! Vale lembrar que estas brincadeiras funcionam também muito bem no engarrafamento destas nossas grandes cidades.

2 comentários

Deixe seu comentário

+ E aí, o que você achou?