10 Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes

10 Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes


Eu e a Patricia Camargo temos recebidos vários pedidos para escrever posts sobre brincadeiras para crianças de idades diferentes. Ela vai falar bastante sobre isso nas colunas dela, já que reunir os 3 filhos nas brincadeiras é um desafio e eu resolvi fazer o post de hoje para falar sobre como faço para Carol e Gabi brincarem juntas. A diferença entre elas é de quase 7 anos e meio.

A primeira coisa interessante que vem com a diferença de idade, pelo menos aqui em casa, é que a Carol ama ajudar com a irmã. Outro dia eu estava sozinha com as meninas e uma amiga veio visitar. Durante o papo, a Gabi deu aquela chorada típica de quem perdeu a chupeta no início da noite e a Carol não pensou duas vezes para me dizer:

-       Mãe, pode deixar que eu vou lá colocar a chupeta e empurrar o carrinho.

Muito linda, né? Claro que cada a agenda e os interesses da Carol fazem com que o tempo junto das duas seja pequeno. Mas quando a Carol está em casa e a irmã está acordada é hora de descobrir o que elas podem fazer juntas. Atualmente a nossa lista está com os seguintes itens:

1. Montar lego

A Gabi brinca com Lego desde pequena, mas não de um jeito tradicional. Agora ela está começando a se interessar em juntar as peças. Especialmente quando ela vê a irmã brincando.

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - lego

2. Cadê, Achou

Essa é clássica! Funciona com tudo mundo e também com a Carol. Basta a Carol colocar um paninho no rosto para a Gabi sair tirando. Dá para repetir inúmeras vezes.

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - pano

3. Pique esconde

Outro dia eu fiz um post sobre pique esconde para bebês. É só falar “A Carol vai se esconder!” para a Gabi ficar toda animada!

4. Pique pega

E não é que já surgiu um outro pique aqui em casa? É só a Carol falar “Vou pegar, vou pegar, vou pegar” que a Gabi já sai correndo. Outro dia as duas brincaram disso por mais de 15 minutos (uma eternidade de tempo na escala bebês rsrsrsrsr)! A Gabi ficou até ofegante!

5. Jogar bola

Desde que começamos a usar as bolas para a Gabi chutar (e com isso ser incentivada a andar), elas se tornaram um dos brinquedos preferidos da Gabi. Lógico que funciona para brincadeira entre irmãs também. A paixão recente são as bexigas!

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - bola

6. Em cima e embaixo

Essa foi uma brincadeira que começou sem querer. Eu li num livro que os bebês de um ano já conseguem aprender o conceito de “em cima” e “embaixo” e contei isso para a Carol. Ela teve a ideia de se posicionar de um lado da mesa de jantar e a Gabi do outro e começar a falar “Embaixo, Gabi!” e se agachar. A irmã logo começou a imitá-la e agora fica num agacha e levanta por um tempão quando a Carol convida para esta brincadeira. Virou uma espécie de “Morto, Vivo” (lembra disso?) para bebês!

7. Relaxa

Essa brincadeira foi invenção da babá. Quando a Gabi está muito agitada  e está na hora de acalmá-la para passar para do momento brincadeira para a hora da refeição ou do banho, a gente fala “Vamos relaxar?”.  Na mesma hora a Gabi acha que é para deitar no chão! A Carol amou poder fazer isso com a irmã e fica “Isso, Gabi, relaxa”. Depois a Carol começa a fazer alguns movimentos e a irmã copia. “Mão para cima!”  e as duas levantam seus braços. “Pé para cima” e as duas levantam as pernas. Uma delícia.

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - relaxa

8. Ler

Nada como sentar em pegar um livrinho para poder contar história. Muitas vezes é a Gabi quem pega e leva para a irmã ler com ela, como foi o caso no dia desta foto.

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - historias

9. Música

A Gabi adora ouvir música e mexer com seus instrumentos musicais enquanto toca (veja o video de quando ela começou a batucar sozinha). A Carol também gosta de música e por isso agora tem várias músicas que a Carol está ensinando aos poucos para a irmã. A cantoria, com ou sem instrumentos), virou uma ótima brincadeira (todo mês a patcamargo escreve uma coluna sobre a música do mês para quem quiser ideias do que começar a cantar para as crianças).

10. Desenhar na parede de lousa da cozinha

Você leu o post em que eu falei como era legal ter algum lugar com lousa em casa? Aqui é na cozinha! Eu já percebi que essa parede vai ter muito mais histórias para contar. Olhá só as duas se divertindo desenhando! O detalhe é que bastou a Carol se agachar para a Gabi querer ficar agachada também :)

Brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes - giz

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?