3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos


Domingo é dia de ir a parques, praças ou até descer na área comum do prédio para sair um pouco do apartamento. E eu acho muito legal quando posso oferecer para as crianças uma sugestão de brincadeira criativa e nova para nos divertirmos. Desta vez, eu trouxe 2 brincadeiras que podemos fazer com um lençol e bolas. E uma extra de salvamento de peixinhos.

Primeiro, os materiais que você vai precisar:

1 lençol velho, que possa ser cortado. Pode ser um pedaço de tecido grande também

Bolinhas. Podem ser de tênis, de ping-pong, de borracha, desde que caibam na palma da mão de um adulto

Bexiga

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos - material mini golfe e bexiga

O primeiro passo é dobrar o lenço no meio e fazer um pequeno corte bem no centro.O buraco que ficar não pode ser muito grande.

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos - furo no lençol

 

O ideal é que fique somente um pouco maior que a bolinha que você tiver. Assim, a brincadeira funciona para duas até quatro pessoas.

Se vocês estiverem num grupo maior (com amigos, primos, tios), você pode fazer mais buracos no lenço. Lembre-se de deixá-los espaçados.

 

Mini golfe

Esta brincadeira a Patcamargo viu na escola dos filhos, num encontro para famílias. Todos seguram em uma ponta do lençol e coloca-se uma bolinha no meio. A brincadeira é tentar fazer a bolinha cair pelo buraco somente mexendo o lençol!

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos - dois brincam de mini golfe

Além de trabalhar equilíbrio, coordenação motora e noção espacial, vamos combinar que é bem divertido.

É possível jogar com todos cooperando para fazerem juntos a bolinha entrar no buraco, ou fazer uma competição, onde parte das pessoas tenta colocar a bolinha no furo enquanto outra parte tenta impedir.

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos - bolinha no lençol

 

Bexigas pelo ar

Nesta brincadeira você vai usar o mesmo lençol (os furos não atrapalham esta brincadeira), mas a bexiga no lugar da bolinha. A sugestão original é segurar o lençol (em duas ou mais pessoas) e colocar a bexiga no centro. Juntos, vocês jogam a bexiga para o alto usando somente o lençol e não pode deixá-la cair no chão.

A Patcamargo tentou fazer com os filhos quando eles tinham 4 e 2 anos e não funcionou bem. Então, ela inventou uma alternativa da brincadeira. Com a bexiga no meio do lençol, canta-se uma parlenda (Minha mãe mandou, adoleta, lá em cima do piando, hoje é domingo). Enquanto canta-se a música, as pessoas vão sacodindo o lençol sem parar. Quando acabar a música, todos se abaixam e num impulso levantam e jogam a bexiga para o alto com o lençol. Deu certo.

Hoje, que estão com 5, 4 e 3 anos, as crianças já conseguem brincar da forma original e até arriscam colocar duas bexigas de cada vez!

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos.jpg - jogando bola

 

Salvamento de peixinhos

Esta brincadeira foi uma sugestão da Adriana Lettieri (obrigada!!), que nos segue aqui no blog e no Facebook. Eu achei ótima e como também envolve lençol ou um edredom e dá para fazer ao ar livre, resolvi incluir aqui neste post.

Você vai precisar de objetos pequenos. Neste caso, usamos peixinhos diferentes. Um lençol, ou colcha ou edredom. Como esta brincadeira dá para fazer tanto com bebês, quanto com crianças até 3 ou 4 anos, você pode escolher o tecido conforme a dificuldade que quiser colocar no desafio. Quanto mais grosso, mais dificil é.

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos - material peixinho

Espalhe os objetos pelo chão e cubra com o edredom. Depois, convide a criança para encotrar os objetos apenas pelo tato.

Nós fizemos exatamente como a ideia da Adriana: as crianças tinham que encontrar e salvar os peixinhos que estavam no fundo do mar antes de serem engolidos pelo tubarão! As filhas da Patcamargo adoraram encontrar os peixes! Elas repetiram a brincadeira várias vezes.

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos - brincando com peixinho

Num momento, a Cururuca resolveu fazer ela mesma sua versão para que a irmã e a mamãe procurassem. Precisam ver que fofa dando dicas para encontrarem os peixinhos. “Agora eu sou a professora! Vamos, vamos, cuidado, gente! Tem peixinho muito no fundo do mar! O tubarão está chegando!”. Amei!!

Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além dos posts da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

6 Comments

Comente
  1. 5
    Andréia Prudencio

    Olá Patys! Acompanho sempre vocês no YouTube e aqui no site também é adoro tanto as ideias de cada brincadeira que aproveito para aprimorar as brincadeiras aqui de casa. Fiz a brincadeira do lençol com a minha filha de 2 anos e 6 meses e deu muito certo. Ela amou. Na verdade fiz uma adaptação da brincadeira original. Ao invés de usar um lençol comum (casal ou solteiro), usei o lençol de carrinho de bebê porque ele é pequeno o suficiente para as mãozinhas da minha filha segurar e aí a distância entre eu e ela para interagir empurrando a bola para cair no buraco ficou melhor. Algumas vezes eu deixava a bola rolar e não cair no buraco do centro e ela achava super engraçado. Acho que vale muito a pena brincar desta forma com as crianças de 2 a 4 anos. Ela gostou tanto que no mesmo dia me pediu para repetir umas 6 vezes a mesma brincadeira. Sucesso pra vocês e um grande abraço 😊

    • 6
      tempojunto

      Olá Andreia! Puxa, ficamos muito felizes com a sua mensagem. Sua ideia é ótima e que bom que sua filha gostou. Muito obrigada :)

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.