6 Brincadeiras com lanterna para animar qualquer situação


Quando falamos de estímulos, de cara pensamos em coordenação motora. Mas estimular uma criança tem outros aspectos. Um deles é a criatividade e a solução de problemas. E quando eu montei este post com brincadeiras com lanterna pensei exatamente nisso.

O escuro traz muitos desafios para a criança: apurar a visão, locomoção, noção espacial são alguns deles. Com a lanterna damos às crianças a possibilidade de resolver as situações que o escuro apresenta de uma forma diferente que simplesmente acender as luzes. Ok, chega de teoria. Vamos ser sinceros: quem não gosta de brincar com a lanterna? É fascinante mesmo para nós adultos! Tem toda a atmosfera de aventura, descoberta e de fantasia que uma simples lanterna traz para qualquer atividade. Bóra?

1. Brincando com bebês

Desde pequenos os bebês podem brincar com a luz da lanterna. Eu já fiz com a Gabi e foi muito legal. Optei por não deixar o quarto totalmente na escuridão para não assustá-la, e ela ficou muito curiosa com a luz e seus efeitos na parede.

A Patcamargo tem uma lanterna, destas de R$1,99, que forma uma figura de flor quando se aproxima da parede. Daí que esta era mais uma descoberta dos filhos dela. De perto a flor, quanto mais se afastavam da parede, mais a flor virava um facho de luz.

Brincadeiras para irmãos pequenos - lanterna

2. Esconde-esconde e detetive

Estas duas brincadeiras foram sugestões da Clarisse Peric de Freitas, uma das nossas leitoras daqui e do Facebook. Ela aproveitou um momento em que estava escurecendo e brincaram de detetive: ela escondia um brinquedo na sala e sua filha procurava o objeto com a lanterna.

Em seguida, brincaram de esconde-esconde com a lanterna. A brincadeira é a já conhecida. Mas a gente se esconde em um lugar mais fácil, para que a criança use a lanterna para nos encontrar, por exemplo, sentados quietinhos no sofá.

Na casa da Patcamargo, a brincadeira misturou o detetive com uma barraca. As crianças buscavam um objeto e montavam o acampamento na sala. Olha a foto:

staycation_facebook_ig

3. Luzes coloridas com celofane

Outra ideia show da Clarisse que a Patcamargo fez em casa com as filhas e deu super certo. Você vai precisar de papel celofane colorido, além da lanterna. Podem ser pedaços pequenos mesmo. A brincadeira foi batizada por aqui de “as cores do mundo”.

Coloque o celofane na frente da luz da lanterna e projete primeiro na parede (já dá para brincar de reconhecer a cor) e, em seguida, nos objetos da casa. Deixem a criança observar e contar para você como as coisas ficam diferentes quando mudam de cor. “Minha filha está em uma fase de farol, então adorou o vermelho, o amarelo e o verde rsrs”, conta Clarisse.

celofane

4. Teatro de sombras

Eu postei no blog uma sugestão de teatro de sobras feito a partir dos personagens do livro O Grúfalo. O teatro é uma outra sugestão muito legal para brincar com sombras. E você pode fazer as siluetas a partir de desenhos de qualquer personagem conhecido das crianças.

Procure na internet a figura do personagem para imprimir. Imprima e coloque sobre uma cartolina ou papel cartão preto. Em seguida, desenhe com lápis somente o contorno do desenho escolhido. Daí é só recortar o papel preto para ter seu boneco de teatro de sombras. Se quiser, cole um palito de sorvete no boneco para servir de suporte.

Outra sugestão, caso você não queira fazer todo o palco do teatro, é usar um lençol pendurado com um fio. Você fica por trás do lençol e projeta as figuras nele com a lanterna. Elas ficam gigantes e o teatro ganha dimensões incríveis!

Teatro de fantoches gufalo

5. Caça ao tesouro

A Patcamargo reuniu na casa dela cinco amigos do Pocoyo para uma festa do pijama. E uma das atividades era uma caça ao tesouro. Para incrementar a brincaderia, ela dividiu o grupo em pares e entregou um mapa e uma lanterna para cada criança do par. Depois, apagou as luzes da casa, deixando só a penumbra da varanda e dos banheiros. A diversão foi muito mais legal! Tanto que os meninos começaram a revezar quem segurava a lanterna a cada ponto de pista que encontravam.

mapa_lanterna

6. Criar o clima para uma leitura

A Patcamargo colocou no post sobre formas diferentes de ler uma história para as crianças a dica da lanterna. Funciona, viu? E fica beem divertido!

leitura em uma brincadeira - lanterna

Claro que não dá para esquecer da brincadeira básica com a lanterna que são as formas na parede. Para ilustrar, vou contar uma história também da Patcamargo com os filhos na sala de exame de fundo de olho no oftalmologista. Quem já fez este exame sabe que é feita a dilatação da pupila e como o procedimento arde e a vista fica embaçada, em geral, é feita em uma sala na penumbra.

Bom, ao chegar na sala as crianças se assustaram com a semi-escuridão. A lanterna do celular foi a solução imediata: brincando de sombras, as crianças relaxaram e fizeram o exame com muito mais tranquilidade. Ponto para as brincadeiras com lanterna e tempojunto!

 

sombra_lanterna

Ah! Não esqueça :  ) Aqui no blog, todo os dias tem sugestões para você e seus filhos e se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

6 Comments

Comente
  1. 1
    Sabrina Bitencourt

    Acabei de descobrir o seu site e já estou encantada! Tenho um bebe de 6 meses e estou a caça de atividades interessantes para realizar com ele. Suas dicas são ótimas.

    • 4
      Patrícia Marinho

      Lamento que você não tenha gostado. Infelizmente não conseguimos agradar a todos o tempo todo. Se você puder esclarecer qual era sua expectativa quando entrou para ler o post, quem sabe podemos fazer outro conteúdo em uma próxima vez. As críticas construtivas são sempre bem-vindas.
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.