10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel


Oba! Fim de semana chegando! O post de sexta-feira é o que me dá mais trabalho para fazer, porque tenho que escolher o tema em pesquisar, mas eu adoro porque saio sempre cheia de ideias do que fazer com a Gabi e com a Carol no tempo que demos disponível para brincar. Eu sempre tento usar materiais simples, para que as pessoas não tenham a desculpa da falta de material para fazer atividades criativas para crianças. Ao mesmo tempo, procuro mostrar que materiais comuns podem virar brincadeiras incríveis com um pouco de criatividade (adoro o post dos diferentes uso para os pregadores de roupa, por exemplo).

Hoje não vai ser diferente. Quer coisa mais fácil de ter em casa do que papel? Então hoje temos 10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel!

1. Aquarela no Papel Toalha

Você provavelmente tem um rolo de papel toalha em casa, não tem? Pois saiba que com caneta hidrocor velha, daquelas que nem servem mais para desenhar mais continuam no estojo das crianças, um pincel e um pouco de água, você pode fazer uma arte incrível, que nem eu mostrei no post “Aquarela diferente, feita com papel toalha”

papel toalha_imagem de capa

2. Bichinhos de cartolina

Eu amoooo esses bichinhos de cartolina que encontrei no site búlgaro Krokotak. Acho que eles sabem que o idioma deles é para pouco e, por isso, além de terem o site em inglês, fazem posts bem visuais, em que você consegue entender o que precisa fazer só de olhar para a foto. É assim no caso dos bichinhos. Assim, se você se animar em fazer em casa, basta ir no post original para ver as fotos e entender como faz.

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel_animais de papel_krokotak

 

3. Desenho de sombra

Esta ideia do Artfulparent.com, um blog todinho dedicado a atividades artísticas para fazer com as crianças, é linda! Você simplesmente pega um tecido rendado, como uma tolha de mesa ou uma cortina, coloca numa janela em que esteja batendo sol e pede para criança contornar os desenhos que a sombra do tecido forma no papel. Aí, você senta do lado e faz a sua versão também. Depois, se bater a vontade de continuar, dá para pintar o resultado do desenho. Não é super criativo?

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel_Kids-Shadow-Art-Tracing-the-Light-350_artfulparent

 

4. Pintura com tesoura

Esta é uma que eu fiz com a Carol e que ambas adoramos. Inspiradas nas colagens de Henri Matisse, a gente pega papel colorido, recorta e faz um colagem destes recortes numa folha de papel sulfite. O resultado é que nem este da foto. Para saber mais como fazer, basta dar uma olhada neste post que eu mostro o passo a passo.

A obra da Carol

 

5. Pintura no papel amassado

Outra ideia super bacana de atividade criativa com papel é esta do buggyandbuddy.com. Você amassa o papel e pinta com uma cor (melhor usar um papel de pelo menos 120 gramas e tinta aquarela). Depois abre, vê como ficou e deixa secar um pouco. Aí amassa de novo e pinta com uma segunda cor. E assim por diante, até achar que chegou no resultado final. Se o papel estiver muito molhado, é só deixar secar um pouco antes de continuar (do contrário o papel rasga). A @patcamargo já tentou fazer em casa com seus filhos de 3, 4 e 5 anos e contou como foi a experiência neste post aqui, inclusive com dicas para que o resultado final fique bom.

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel_pintura no papel amassado_buggyandbuddy

Pintura no papel amassado - pintando a bolinha de papel

6. Peixe de dobradura

Este peixinho fofo aí da foto é outra ideia do buggyandbuddy.com. O melhor é que muuuuito fácil de fazer. No post original tem a foto do passo a passo e mesmo que você não fale inglês pode entrar lá porque vai dar para entender. Se você não tiver um olhinho arregalado (Googly Eye) em casa, pode fazer de papel que o efeito é o mesmo.

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel_Peixe de dobradura_buggyandbuddy

 

7. Dedoches de Cobras

Eu morro de medo de cobra, mas bem que fiquei com vontade de ir no site mrprintables.com só para pegar o PDF que eles disponibilizam para fazem uma cobra que nem a da foto aí de baixo. Já fiquei pensando nas histórias que eu poderia contar para a Gabi rsrsrsr. Deixa só ela crescer mais um pouquinho que eu vou fazer para contar a história do Pequeno Príncipe.

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel_yellow-snake

 

8. Cobra de sanfona

Outra cobrinha fofaaa e fácil, fácil de fazer é esta aqui do site easypeasyandfun.com. É só trançar o papel para fazer uma sanfona e no final colocar uma carinha para dar acabamento! Amei.

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel_Accordion-Paper-Snake-Craft

 

9. Come-come

Eu não sei quanto a você, mas eu adorava fazer come-come quando era pequena. Passou o tempo e a Carol adora também. Se quiser lembrar como se faz, dá uma olhada no post que fiz falando sobre isso! Uma brincadeira antiga, mas que não poderia ser esquecida aqui nas nossas atividades criativas para crianças.

10 ideias de atividades criativas para crianças usando papel - come come

10. Figuras de papel recortado

Para terminar, com papel e tesoura você pode fazer figuras de papel recortado que nem a minha mãe, a Dona Helianna, ensinou a fazer neste post aqui.

 

Gostou das nossas dicas de atividades criativas para crianças? Por fim, a gente tem outras dicas para você! São mais 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas!. Então, se deseja ainda mais opções é só clicar na imagem abaixo.

31 Comments

Comente
  1. 1
    LAUDIAN SANTOS NASCIMENTO

    Trabalho com a educação infantil as 10 anos. Amo minha profissão adora trabalhar com dobraduras ,Os alunos ficam maravilhados com tanta imaginação e com o que podemos realizar com um pequeno pedaço de papel. isso Enriquece as nossas aulas.

    • 4
      Patrícia Marinho

      Olá Beliza,
      Obrigada pelo interesse. Acabei de cadastrar você na nossa lista para receber os emails do Tempojunto.
      Patrícia

  2. 15
    Jaqueline Cordeiro

    Ola boa noite, eu gostei muito dessas atividades pois trabalho com crianças entre 4 e 5 anos e gostaria de receber mais atividades como essas para trabalhar artes com meus amores…abraços…

    • 16
      Patrícia Marinho

      Olá Andréia,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de uma faixa etária. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias para todas as faixas etárias, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner

      Além disso, no menu no blog você consegue encontrar a categorização por faixa etária. Assim fica mais fácil encontrar atividades que interessem.
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.