15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças


Fim de semana chegando!! Bóra se divertir com 15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças? Você vai ver que provavelmente tem em casa um monte de material que pode ser usado para fazer da música uma ótima brincadeira.

Não sei se você já percebeu, mas todos os meses a Patcamargo faz uma das colunas dela sobre música. Nelas, ela ensina a contar histórias através de canções, como fazer a família toda se mexer ao som de uma canção e a até a tocar músicas um pouco diferentes das tradicionais para ajudar quem toca um pouco de violão. Ou seja, a gente realmente acha que cantar e dançar com as crianças é uma ótima maneira de estar junto com os pequenos. Daí o nosso interesse em ajudar você a colocar mais música em casa através da brincadeira.

No ano passado fiz um post com 6 dicas de instrumentos que você pode fazer em casa com material reciclado.

Instrumentos musicais

Agora vou dar mais 9 sugestões incríveis para você fazer instrumentos musicais e ver que dá para fazer um monte de coisa legal com crianças de todas as idades.

Então, bóra fazer instrumentos musicais?

1. Violão de Caixa

Neste post do Projectsforpreschoolers.com, você encontra o passo a passo para transformar um caixa de cereal e um rolo de papel toalha em uma violão super legal. Ainda que que você não leia em inglês, por olhar o link porque as fotos são bem explicativas. Viu como pode ser simples fazer um instrumento musical para as crianças? E ainda utilizando materiais que você tem em casa!

15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças - Violao de caixa

2. Guitarra de caixa de papelão para bebês

Se o seu filho ainda for pequeno, você pode fazer um violão mais simples ainda usando uma caixa vazia e elásticos, que nem esse do site  Dirtandboogers.com. Certeza que eu vou fazer um desse com a Gabi. Depois eu conto como foi 😉 Viu como é possível fazer instrumentos musicais também para os menores?

15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças - guitarra de papelao para bebes

3. Tambor de lata e bexiga

Você sabia que se cobrir uma lata vazia com uma bexiga cortada você consegue criar um tambor super legal? O princípio é o mesmo do lançador de bolinha de papel que eu fiz com copos descartáveis. A diferença é que você cobre o lado aberto da lata com a parte da bexiga sem o nó. E ainda tem a vantagem de transformar o trabalho de decorar a lata numa atividade de arte bem bacana. Ideia do Handsonaswegrow.com que você pode conferir aqui. Mais uma ideia bem legal para fazer instrumentos musicais, não é?

15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças - tambor de lata e bexiga

4. Xilofone de água

Taí outra brincadeira que todo mundo precisa fazer pelo menos uma vez na vida rsrsrsrs. A parte do corante sugerida no post do site Littlepageturners.blogspot.co.uk é um “plus a mais”. Mesmo que você não tenha corante em casa (pode ser guache diluído em água), a brincadeira consiste em alinhar 7 copos numa mesa e colocar uma quantidade diferente de água em cada um deles. Depois usar uma colher para bater nos copos e produzir os sons.

15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças - xilofone de agua

5. Xilofone de papelão e lápis

Esse já um xilofone bem mais trabalhoso. A ideia do site delightfullearning.net consiste em usar uma caixa de papelão e lápis colorido para fazer o instrumento. Se você se arriscar a fazer, eu quero muito ver. Mande fotos para a gente! Mesmo dando um pouquinho mais de trabalho, vale a pena fazer para brincar com as crianças!


6. Gaita de palito de picolé – um instrumento musical diferente!

Olha que tudo esta ideia do Housingaforest.com de fazer uma gaita com palitos de picolé! Tem o passo a passo no post original se você quiser fazer também.

15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças - gaita de palito de picole

7. Garrafa de chuva

Sabe aquelas garrafas que produzem som de chuva? Então, funciona como um ótimo instrumento de percussão. Eu não tentei fazer (ainda!), mas este post do Inlieuofpreschool.com diz que o que você precisa é uma garrafa vazia, palitos de dentes e grãos pequenos, como quinoa e amaranto. Deve ficar muito bom! E as crianças vão amar esse instrumento tão simples e diferente!

8. Campainhas de vento (Wind Chimes)

Não sei se você tem em casa ou já viu na casa de alguém aquelas instrumentos, em geral de metal, que ficam pendurados ao ar livre e que produzem som quando o vento toca neles. Dá para fazer um assim com gravetos! A dica é do Happyhooligans.ca. A patcamargo fez um com chaves que também ficou muito bacana e que contou com a super participação da filha de 3 anos. Muito legal essa dica do site de como fazer instrumentos musicais com crianças! Bóra fazer?

9. Instrumento musical de percussão

Para terminar, um post do Skiptomylou.org que ensina a fazer dois instrumentos de percussão para ajudar a colocar a galerinha do ritmo! Olha que ideia boa de como fazer instrumentos musicais com crianças. Aliás, que tal aproveitar as dicas e começar a fazer com as crianças as coleção de instrumentos delas?

 

Um monte de ideia boa, para fazer instrumentos musicais, né? Espero que você tenha gostado. Se quiser ainda mais ideias, aproveite e conheça nosso e-book de Brincadeiras Simples e Surpreendentes para Crianças de 3 a 6 anos. O e-book vem com 42 fichas de atividades criativas e brincadeiras para fazer dentro e fora de casa. Você pode guardar, imprimir e consultar sempre que quiser propor atividades diferentes, usando materiais simples que você tem em casa, para seus filhos com idades entre 3 e 6 anos.

 

15 ideias de instrumentos musicais - cta

25 Comments

Comente
    • 22
      Patrícia Marinho

      Oi Rubiara,
      Vou confessar que não sei o que é uma camponella… É um outro nome para alguns dos instrumentos do post. Me fala que eu procuro como fazer!
      Beijos
      Patrícia

  1. 23
    Yan rikelme

    Gostei muito essa ideia é muito criativa e divertida e além disso ajudar a diminuir a quantidade de lixo e ajudar ao meio ambiente

    • 24
      Patrícia Marinho

      Olá, Yan. Realmente temos muitas maneiras que reaproveitar materiais que normalmente iriam para o lixo. Que bom que gostou!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.