10 brincadeiras rapidinhas para fazer com os filhos em qualquer lugar


Eu fiquei um tempão pensando no que escrever no post de hoje. Afinal, dia 23 de dezembro o que acaba acontecendo com a maiores das pessoas é que é um dia de muita correria com os preparativos para o Natal. Pensei em falar sobre brincadeiras de Natal, mas isso já foi coberto no post 10 ideias de brincadeiras de Natal. No fim, acabei achando que era melhor reunir dicas de brincadeiras rapidinhas para fazer com os filhos nos poucos minutos que você vai ter livre neste final de semana. Começo hoje e a Patcamargo vai complementar a minha lista com o post de amanhã, “Quando um dia faz toda diferença”.

Para começar, experimente uma brincadeira de mãos na hora das refeições. Pode ser, por exemplo:

1. Porrinha

2. Bate mão

Além destes dois exemplos, tem mais 8 dicas de brincadeiras com as mãos no post 10 brincadeiras com as mãos. Mas e se a criança for pequena? Você pode aproveitar o banco do shopping ou a área de espera do restaurante pra brincar de:

3. Pé de palhaço e pé de bailarina

O pé de palhaço é com a ponta para cima. O pé de bailarina é com a ponta esticada. Com os meninos, você pode pensar em variações como pé de monstro e, por exemplo, fazer os pés tortos para dentro.

Como brincar sem brinquedo_10.04.25_10.04.21_montagem pes patmarinho e gabi

Ainda com criança pequena, dentro de casa, você pode brincar de:

4. Cobra da bobeira

Você lá correndo de um lado para o outro e a criança se arrastando no chão para te pegar! Promessa de risadas se você estiver de bom humor.

Como brincar com criancas de idades diferentes_IMG_4490_Gabi imitando Cobra

Aliás do post “Como brincar com crianças de idades diferentes” vêm outras duas idéias de brincadeiras rapidinhas que funcionam nos dias de correria.

5. Brincar dentro de um caixa de papelão

Como brincar com criancas de idades diferentes_07.35.22_Meninas-dentro-da-caixa

6. Desenhar na bexiga

Como brincar com criancas de idades diferentes_IMG_5946_Meninas pintando bexigas

Voltando para a rua, está no trânsito indo de uma casa para outra para cobrir a intensa agenda de Natal (eu vou a pelo menos 4 casas em dois dias), experimente as dicas de brincadeiras para o carro:

7. Jogo das placas

Invente frases com as iniciais das placas. Por exemplo, se a placa é LSO3439 a gente usa o L, o S e O para falar “Luiz sorriu ontem” ou “Laura salva ornitorrincos”. Quando mais maluco, melhor!

8. Balada das meninas

Para esta é só aumentar o volume do carro e dançar e cantar sem parar. Se der para preparar uma playlist com as músicas preferidas da família, a balada fica melhor ainda!

Balada das meninas - meninas dançando

9. Jogos verbais

Por falar em carro, outra brincadeira que você pode fazer em qualquer lugar são os jogos verbais, como aquela em que uma pessoa começa uma história e outra continua. Ou recorrer à perguntas quebra-gelo como forma de demonstrar interesse nas crianças:

. Qual é o brinquedo mais bobo do mundo?
. O que você tem vontade de aprender a fazer?
. Qual é a melhor maneira de passar a tarde de um domingo de chuva?
. Qual é a sua melhor lembrança das últimas férias?

10. Andar com os pés

Está realmente tudo muito corrido? Coloque seu filho em cima do seu pé e para por 5 minutinhos para andar com ele por aí!

10 brincadeiras rapidinhas para fazer com os filhos em qualquer lugar_CRIANCA NO PE DO PAI_item 10

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

4 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Jéssica

    Adorei as brincadeiras propostas…! São coisas simples que passam despercebidas de nós, porém tão gratificantes de serem feiras com as crianças… Parabéns!!! ;)

    • 2
      Patrícia Marinho

      É exatamente essa a ideia do Tempojunto, Jéssica, lembrar que brincar com os filhos pode ser fácil e é muito gratificante!
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

  2. 3
    Ana Flávia

    Incrível, brincadeiras super divertidas e com um custo zero. kk.. E o mais importante os Pais brincando com seus filhos.

+ Deixe seu comentário