Brincadeiras simples para fazer com uma bola para várias situações

Brincadeiras simples para fazer com uma bola para várias situações


A bola é um dos brinquedos mais versáteis democráticos que eu conheço. Para bebês, nos pés e mãos das crianças pequenas, nos jogos esportivos das crianças grandes, a bola é sinal de crianças se divertindo. E é possível criar as mais diversas brincadeiras seja com bola de papel, bola de meia, bola de gude, de capotão ou qualquer outro material.

Muitas vezes a gente acaba desvalorizando uma brincadeira mais simples por achar que ela “não trará nada de útil ou inovador” para os filhos. Mas a realidade é outra. Um simples rolar de bola ou um bater a bola no chão é uma brincadeira e uma super brincadeira. Além das crianças gostarem muito, você ajuda a treinar a coordenação motora, a noção de velocidade e distância, a noção espacial, a função de agarrar além da disposição de brincar com outra pessoa e se comunicar e relacionar.

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - meninas com a bola

Rola essa bola

Resolvi separar para você então algumas brincadeiras, muitas delas criadas espontaneamente pelos meus filhos (ah! Oi! Aqui é a Patcamargo!) ou que a Patricia Marinho fez com a Gabi. Todas simples, usando só uma bola.

Chute com Bola para Bebês Pequenos

19.04.13_montagem-bernardo-chutando-bola-colorida

Um bebê e uma bola são sinônimo de brincadeira juntos. O Bernardo, que brincou comigo, ficou tão contente, que quase sai da cadeirinha para chutar mais!

Bolas e caixas para bebês

Tirar e colocar a bola na caixa, ou no balde, ou numa cesta é um excelente exercício para os bebês que já conseguem ficar em pé.

Brincadeira para bebês com bolas e caixas - Gabi e o material

Brincadeira simples com bola para ar livre

 

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - sofia jogando a bola pra cima

 

Acredite! Simples assim e é ótimo!

Brincadeira de bola na rampa

A rampa é um adicional de dificuldade à brincadeira de rolar a bola para as crianças um pouco maiores, entre 4 e 7 anos. Elas precisam incluir força e calcular velocidade para superar o obstáculo da rampa!

Uma bola uma rampa e a brincadeira ao ar livre está pronta - menina lançando a bola na rampa

Casinha do Porquinho

Acerte a bola na casinha do porquinho - Larissa jogando com a bola na caixa

Este foi inventado pelas minhas filhas num final de dia em que eu as deixei brincar livre. Tédio é uma excelente fonte de criatividade para as crianças. Então, permita que elas tenham tempo. Tempo para não fazer nada. Olha o que elas inventaram.

Simples assim, com uma bola, tempo e vocês juntos! Pode buscar lá no blog que tem outras dicas de brincadeiras com bola. E se você quiser acompanhar dicas incríveis de brincadeiras para você passar o melhor tempo possível com seu filho, inscreva-se na nossa Newsletter! Você recebe semanalmente um e-mail com as novidades do Tempojunto.

4 comentários

Deixe seu comentário
  1. 3
    FRANCISCA ASSUNÇAO

    Adorei!! Simples e fácil de fazer e o principal esse tempo junto fortalece cada vez mais os vínculos afetivos!!!
    Muito bom… parabéns!!!

    • 4
      Patrícia Marinho

      Exato! Brincar para fortalecer os vínculos e promover o desenvolvimento integral das crianças.
      Bóra brincar com a gente!

+ E aí, o que você achou?