Como fazer brinquedos que acalmam


Existem momentos em que, se a gente precisa acalmar uma criança, a melhor coisa a fazer é colocar na mãos dela um brinquedo. Mas logicamente não pode ser alguma coisa cheia de cores e luzes. A Patcamargo já falou disso no post 10 atividades que acalmam para a hora de dormir. Hoje vou continuar nessa linha e ensinar como fazer brinquedos que acalmam.

Eu sempre fiz brinquedos com embalagens vazias. Comecei com o tradicional chocalho de garrafa, mas logo fui para as garrafas sensoriais, uma das minhas primeiras inclusões no mundo das atividades montessorianas.

Garrafas sensoriais _default

Nessas garrafas sensoriais, as cores e os movimentos dos materiais funcionam como estímulos para a visão das crianças. E ainda tem o lado de desenvolvimento da coordenação motora fina de conseguir segurar a garrafa e trocar de mãos.

Esse tipo de garrafa funciona com bebês e vai até crianças de uns 3 anos (depende da personalidade de cada). Com os filhos da Patcamargo, um modelo que funcionou foi o que ela fez usando água, corante de alimentos e glitter.

hora de dormir - garrafa calmante pronta

Depois que as crianças crescem, as garrafas precisam ganhar novidades para manter o interesse e continuar funcionando como brinquedos que acalmam. No nosso caso, a saída foi fazer criar uma onda na garrafa.

Você vai precisar de:
. Garrafa pet de 500 ml vazia
. Água
. Corante de alimentos azul
. Óleo vegetal
. Algo para vedar a garrafa. Pode ser cola quente ou fita isolante por exemplo/

Como fazer brinquedos que acalmam - materiais

1. Encha dois terços da garrafa com água e coloque o corante.

Como fazer brinquedos que acalmam - corante caindo

 

2. Misture bem a água com o corante e depois despeje o óleo vegetal até encher a garrafa. Sele bem a tampa para não ter risco da criança abrí-la.

Como fazer brinquedos que acalmam - garrafa pronta

3. Depois é só balançar e ver a onda se formar

Como fazer brinquedos que acalmam - gabi brincando

O efeito é tão interessante que até a Carol quis mexer na garrafa de onda da Gabi.

Como fazer brinquedos que acalmam - carol brincando com a garrafa

Para nos acompanhar, faça parte do grupo que recebe a nossa Newsletter. Semanalmente, um e-mail chega para você com todas as nossas novidades.

13 Comments

Comente
  1. 11
    Juliana Marques Cordeiro

    Muito interessante, como educadora e mãe é sempre importante aprender e conhecer novas possibilidades que “chama” a atenção dos pequenos, obrigada o site é para mim um suporte a mais para mim elaborar as atividades e sempre estar me atualizando e aprendendo.

    • 12
      Patrícia Marinho

      Oi, Juliana, obrigada pelo comentário! Que bom que conseguimos ajudar. Estamos aqui para isso. Volte sempre!
      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.