Vamos brincar de código secreto?

Vamos brincar de código secreto?


Quem acompanha o blog sabe que eu e a Patcamargo vivemos pesquisando brincadeiras para fazer com as crianças e depois vir contar aqui. Um dos meus hobbies é procurar livros de atividades nas livrarias. Foi em deles que eu vi um jeito bacana de brincar de código secreto.

Os desafios mudam quando as crianças crescem

A partir dos 6 ou 7 anos, as crianças de tornam capazes de seguir as regras de um jogo de estratégia. A partir desta fase, se abre um amplo leque de atividades que podemos fazer com as nossos filhos. É nessa idade que as brincadeiras de pegadinhas de raciocínio começam a funcionar. A partir daí os desafios só aumentam, sempre acompanhando o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Recentemente eu falei sobre jogos de cartas e brincadeiras com dados  para fazer com crianças mais velhas. Pois outras atividades que passei a fazer com a Carol são os jogos de dupla. A gente já fazia algumas coisas como o jogo dos pontinhos e forca. Mas com o livro Meu bloco de Passatempos – jogos de duplas nosso repertório aumentou.

Codigo secreto - foto do livro (1)

A primeira atividade que a gente fez e eu vou contar aqui é a brincadeira do Jogo Secreto. Você vai precisar de um papel e caneta para jogar. No meu caso, eu usei uma folha que já vem com o template para você fazer o jogo. Tudo o que você precisa fazer é cortar a folha para que cada jogador fique com a sua parte

Codigo secreto - carol cortando o codigo

Para começar o jogo, o primeiro jogador usa a parte superior da folha, com 4 espaços, para escrever um código secreto de 4 dígitos. Os números escolhidos devem ir de 1 a 6 e não pode repetir um número.

A partir daí, o jogar 2 precisa tentar descobrir qual foi o código escolhido pelo jogador 1. Em cada linha do papel o jogador 2 tem a chance de arriscar um palpite. Para cada número correto que também está na posição certa, o jogador 1 marca um traço abaixo do círculo verde. Para cada número correto, porém na casa errada que o jogador 2 arriscar, o jogador 1 fa um tracinho abaixo no círculo laranja.

Codigo secreto - numeros desenhados

No exemplo acima, eu arrisquei uma sequência e a Carol me indicou que, dos 4 números, 3 estavam certos, porém todos na posição errada.

A partir das informações dadas pelo jogador 1, o jogador faz novas tentativas, uma em cada linha do papel, até decifrar o código. No nosso jogo, eu decifrei em 5 tentativas. O objetivo é decifrar o código em 7 jogadas ou menos.

Codigo secreto - close do codigo

Ganha o jogo quem decifrar em menos jogadas.

E aí? Gostou desse jogo? Você pode fazer em casa, na viagem, no restaurante, na sala de espera de um médico….

Eu vou publicar mais jogos de duplas e outras atividades e brincadeiras perfeitas para crianças mais velhas.  Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.

5 comentários

Deixe seu comentário
  1. 1
    Marcos Rodrigues

    Boa ideia mas muita básica pra crianças a partir dos 9 anos de idade. Queria encontrar jogos mais atrativos pra eles. Sou pai muito atuante com meu filho e adjunto de seus coleguinhas, tento inventar inumeras brincadeiras para deixar, alem de saudavel, como era antigamente, sem tecnologia. O unico até hoje interativo tecnologico que gostei de participar é o Kahoot, onde prepararei para brincar com as crianças… Mas voltando ao assunto, brincadeiras de bola na rua, taco, basquete, volei, queimada, pega-pega, esconde, caça ao tesouro, monopoly, brincamos com uma diversidade grande de brincadeiras, mas precisava inovar com as crianças, eles sentem isso pois a idade vai avançando pra pré adolescencia e isso preocupa pela tendencia aos jogos de celulares.
    Obrigado se houver um retorno. Marcos

    • 2
      Patricia Camargo

      Oi Marcos, aqui é a Patcamargo. Você já deu uma olhada em nossos posts com gincanas? Em geral, gincanas, dinâmicas, jogos de tabuleiro funcionam melhor com crianças de 9, 10 anos ou mais. Experiências científicas também funcionam bem. Se você fizer uma busca no site por “crianças grandes” vai encontrar estas opções. Espero que ajude. Abraço

  2. 3
    Joanice

    Parece muito legal e bastante criativo,Gostaria de saber se pode ser desenhado, se não tiver o template acima.
    obrigada,
    Joanice

+ E aí, o que você achou?