Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção


 

By patcamargo

Ultimamente, eu ando aproveitando os dias frios de inverno para criar brinquedos a partir de materiais que tenho em casa. Como eu fico muito com as crianças “encorujados” do lado de dentro, estes brinquedos funcionam muito bem para passarmos um tempo gostoso, longe da TV e do celular.

Você chegou a ver o fantoche da girafa de rolos de papel toalha, o balão de bexiga ou o labirinto de canudos? Eles foram feitos de forma bem simples e fizeram a diversão aqui em casa.

Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha - sofia brincando com a girafa

Hoje vou mostrar a você um brinquedo parta praticar a paciência e o sentido de direção caseiro, feito com materiais que você provavelmente tem em casa: a Cidade do Equilíbrio.

Para montá-lo você precisará de:

1 caixa de papelão rasa. Pode ser uma tampa de pizza, ou uma caixa de camisa por exemplo
1 tubo de papel toalha vazio (pode ser rolo de papel alumínio vazio também)
Tintas coloridas
5 rolos vazios de fita crepe
Bolinhas que passem pelo tubo (podem ser de isopor, de ping-pong, ou até feita de papel amassado)
Pincel
Lápis preto
Tesoura ou estilete
Uma bola destas de piscina de bolinhas (pode ser de isopor também)
Fita Crepe

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - materiais

A primeira parte é desenhar, usando o tubo de papel toalha como molde, quatro círculos no fundo da caixa. Um em cada canto. Assim:

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - desenhando na caixa

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - caixa desenhada

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - caixa recortada

Recorte os círculos, fazendo quatro furos na caixa. Guarde os círculos que vamos usar depois. Agora pegue o tubo e recorte numa das extremidades uma “portinha” que dê para a bolinha passar.

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - tubo recortado

Prenda o tubo no meio da caixa com fita crepe. Exatamente na parte de baixo da caixa, na direção do tubo, você vai prender a bola plástica de piscina de bolinhas também com fita crepe. Fica tranquilo que mais para frente, vamos prender tudo direitinho. Esta pronta a parte superior da Cidade do Equilíbrio.

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - tubo colado com durex

Papel Marchê

Para finalizar esta etapa, vamos usar uma mistura de cola e água em partes iguais. Pegue, então, folhas de jornal rasgadas ou papel toalha. Vá colando estes pedaços de papel com a mistura de cola e água para envolver tanto a base do tubo preso na caixa e também a bola. É uma boa meleira e você pode chamar as crianças para ajudar!

Não parece, mas esta mistura deixa tudo bem preso e firme.

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - tubo colado com papel marche

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - bola colada

Deixe secar bem de um dia para o outro. Enquanto isso, vamos criar a parte de baixo da Cidade.

Prenda os rolos vazios de fita crepe na caixa de baixo. São um em cada canto e um no meio. Você pode medir pelos furos que fez na caixa de cima e pela bola. A bola precisa se encaixar exatamente no rolo central. Os demais precisam estar na mesma distância dos buracos.

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - caixa com as bolinhas

Muito bem! A parte mais difícil está pronta. Agora vem a parte de colorir e desenhar. Se você tem filhos pequenos em casa e quem fazer um jogo mais fácil, pode usar bolinhas de isopor, ping-pong ou papel amassado da mesma cor. Agora, se você quer deixar o jogo mais atraente inclusive para as crianças mais velhas, pinte cada bolinha de uma cor diferente.

Eu usei vermelho, azul, amarelo e verde. Mas pode ser roxo, rosa, azul e vermelho ou qualquer combinação que vocês quiserem.

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - bolinhas

Estas mesmas cores serão pintadas em volta dos buracos que você fez, e também nas “tampinhas” dos buracos que você guardou. Cole estas tampinhas no tabuleiro, como se fossem obstáculos a serem desviados. Em seguida, pinte o resto das duas caixas como vocês preferirem. Pode ser temático, como a cidade que eu fiz com as crianças, ou só colorido mesmo!

 

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - sofia desenhando

Deixe secar e está pronto seu brinquedo de equilíbrio, ótimo para praticar a paciência e o sentido de direção das crianças.

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - brinquedo pronto

Para jogar, coloque uma bolinha de cada vez pelo tubo, e seu filho precisa direcioná-la para cair no buraco certo. Vocês podem usar todas as bolinhas de uma vez no tabuleiro e tentar equilibrar tudo. Será que dá?

Um brinquedo para praticar a paciência e o sentido de direção - sofia brincando

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?