Caça ao tesouro de fotos na escuridão

Caça ao tesouro de fotos na escuridão


By patcamargo

Até pelo longo tempo em que trabalhei com grupos de jovens e crianças em uma paróquia em São Paulo, gosto muito de gincanas. Acho que elas animam, reúnem crianças de várias idades e etapas de desenvolvimento e podem ensinar a importância de respeitar o limite do outro, de trabalhar em equipe, resolver problemas e encarar a competição de uma forma saudável.

Um dos jogos que funcionam bastante em gincanas é o Caça ao Tesouro, seja tradicional, ou com suas múltiplas variantes. Já escrevi aqui sobre caça ao tesouro com celular, para crianças pequenas e o tradicional. A Patricia Marinho fez um que eu acho genial para crianças maiores, com pistas bem originais. E quando a gente combina a caça ao tesouro com lanterna e escuridão… gente! É sucesso na certa.

Caça ao tesouro de fotos na escuridão - lanterna na camera

Em duas vezes que fiz uma festa do pijama em casa (sim, uma com seis meninos, para o Pocoyo, quando ele tinha 5 anos. Outra com sete meninas, para a Cururuca e a Potcho, este ano, elas também com 5 anos de idade), a lanterna e os mapas foram o auge da brincadeira. Mas desta vez, eu brinquei só com os meus filhos e criei um novo desafio para eles: encontrar pela casa, no escuro, fotos da família ou de outras pessoas.

Confesso que não preparei nada antes. Foi num dia que estávamos sem muita novidade antes de dormir e eles estavam começando a ficar com um misto de tédio e agitação, que pode levar rapidinho para desentendimento e brigas entre eles. Então, não escondi nenhuma foto, não tirei nada dos álbuns. Usei o que estava à disposição mesmo. E dei uma lanterna para cada um.

Apaguei todas as luzes e os desafiei a encontrar o maior número de fotos pela casa. Só não poderiam entrar nos banheiros, nem na área de serviço. Quem encontrasse uma foto, me chamava para eu pontuar, mas não poderiam delatar onde estava a foto para os outros irmãos. Todos poderiam encontrar uma mesma foto, que contariam pontos.

Caça ao tesouro de fotos na escuridão - achando uma foto

Começou. Só tirei fotos no início, porque o flash estava estragando o jogo. Mas foi uma correria inicial, seguido de momentos de concentração e atenção e euforia ao encontrar algum retrato.

O mais engraçado é que eu tenho um mural com um tesouro de fotos aqui no meu escritório, que fica aberto para a sala e só quase no final que eles lembraram de vir para cá kkkk.

Caça ao tesouro de fotos na escuridão - lanterna no mural de fotos

No final, escutamos um barulho. Fizemos silêncio e a Cururuca logo inventou que estávamos na porta de uma caverna de um grande monstro da floresta. Eu embarquei na brincadeira com ela e fomos, em silêncio, na direção do sofá. Encontramos o “monstro” literalmente roncando, deitado: meu marido, super cansado do dia kkk. Viu? Até dormindo dá para participar da brincadeira com as crianças!

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?