Mais 8 ideias de convites para brincar


Eu escrevi há algum tempo sobre os Invitations to Play, ou convites para brincar. Como estas atividades são bem versáteis e podem ser usadas em vários momentos, resolvi escrever mais um pouco sobre elas.

O conceito é realmente muito simples. Basicamente, um convite para brincar é um conjunto de materiais dispostos de uma forma chamativa em um local facilmente acessível à criança. Eles são criados para para envolver a criança na brincadeira livre e podem ser repetidos muitas vezes, mudando um ou outro objeto.

Os convites incentivam o pensamento independente, a criatividade e a resolução de problemas. E, o mais importante, são muito divertidos!

Uma ideia bem legal que eu vi que quero compartilhar é ter uma bandeja e colocar os materiais nela. Assim, seu filho já vai saber que quando aparecer a bandeja pela casa é sinal de um convite novo.

 

Para acompanhar o outono

1. Botões verdes, vermelhos, canela em pau e contact verde

Eu achei muito bonita esta composição de cores, não é? A partir destes materiais, as crianças podem passar um bom tempo testando formatos de criar colagens no papel contact. O ideal é que você esteja próximo para observar e entender como é o raciocínio das brincadeiras, mas sem interferir.

convites para brincar - bandeja

Olha só as crianças trabalhando no contact e a obra final

Cantinho para brincar - crianças brincando com folhas de outonoCantinhos para brincar - resultado mesa outono

2. Árvore outono com papel pardo

arvore_outonal_buggyandbuddy

Foto: buggyandbuddy

Este convite dá um pouco mais de trabalho para fazer. Mas com papel craft (também conhecido como pardo), eu consegui torcer rapidinho os galhos das árvores.

Cantinho para brincar - papel torcido

O restante do material você pode oferecer conforme o que for mais fácil de conseguir: massinha nas cores laranja, marrom e branco; folhas secas; galhos; botões coloridos; palito de sorvete e pedras.

Foto: buggyandbuddy

Foto: buggyandbuddy

Misturando tipos diferentes de materiais

3. Massinha e macarrão

Massinha é realmente um material muuuito versátil! Aqui, eu a deixei junto com diferentes tipos de macarrão (que ficam sobrando no pacote e a gente acaba não usando). Carimbo, colar e molde para bichinhos foram algumas das “funções” que os filhos da Patcamargo deram para o macarrão.

macarrao_massinha2

4. Gelatina + arroz + brinquedos do mar

cantinho para brincar - arroz

Para fazer este convite, eu fiz gelatina verde, mas não deixei endurecer totalmente. Depois coloquei um potinho com arroz e trouxe os brinquedos. Primeiro o Pocoyo fez cara de “o que eu faço agora?” Na sequência, ficou com nojo de colocar os bonecos dele na gelatina (!!).

Mas quando a Patcamargo disse que eles poderiam ir para o banho depois da brincadeira, a história mudou! Ele usou o arroz e fez uma “lama secreta, camuflada pelo arroz”. Mas os bonecos continuarm fora da mistura. “Eles são muito espertos e não caíram na armadilha”, disse o Pocoyo

Novo uso para o velho brinquedo

5. Massinha e blocos de montar

Talvez esta atividade funcionasse diferente com blocos sólidos de madeira, e a massinha serviria como “cimento” para mantê-los juntos em uma construção.

Cantinhos para brincar - lego e massinha juntos

Porém, a proposta do convite para brincar é justamente deixar que a própria criança invente o que fazer com os materiais. Daí que a Cururuca e a Potchochenca inventaram outras coisas. Uma vez uma escultura digna de um museu de arte moderna. A outra teve paciência suficiente para colocar cada macarrão dentro dos furinhos do Lego (dá prá ver no detalhe da foto?) e fez sua criação adicionando um cotonete que estava perdido por ali.

Cantinho para brincar - torre lego e macarrão

6. Lenços e bonecos de pelúcia

Ontem eu publiquei no blog uma entrevista suuper legal com a Patricia Auerbach , a autora do livro brincante “O Lenço”. Esta ideia veio do livro.

É incrível como um lenço pode ser tão versátil para se brincar. E com os bonecos, o convite se transformou em uma hora todinha de diversão com as crianças.

cantinhos para brincar - bichinho de pelucia e tecido junto

Estimulando o lado artístico

7. Saquinhos de chá + cola + tampa de caixa de sapato

A caixa de sapato aqui funciona também para que o chá não acabe espalhado pela casa inteira. Mas antes de as meninas descobrirem que podiam colocar a cola primeiro e depois o chá, elas passaram um tempo melecando a mão com as duas coisas. A Patricia Camargo teve que se segurar para não rir e não contar como se faz.

Cantinhos - caixinha e saco de chá

8. Aquarela + pedaços de flanela

cantinhos para brincar - Aquarela e flanela

Aqui uma aquarela sem pincel para que se descubram outras formas de colorir. Será que dá para pintar com flanela? No meu caso, uma fez a pintura com o tecido e o dedo. A outra preferiu picar todo o papel e colocar no pote de água!

cantinho para brincar - pintura

E você, já teve experiência com estes convites para brincar?

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você brincar com seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.