Brincadeira de Perguntas e Respostas


Um dos posts mais lidos aqui no blog é o do História Maluca, uma brincadeira de perguntas e respostas feitas por um grupo de crianças num pedaço de papel que vai sendo dobrado aos poucos. Fez tanto sucesso que eu resolvi incluí-la no livro Tempojunto. 100 brincadeiras incríveis para fazer com seus filhos em qualquer lugar e no making-off das fotos aproveitei para fazer o video que explica a brincadeira e que você pode ver no final deste post.

Esse post fez tanto sucesso que resolvi pesquisar e fazer mais brincadeiras deste tipo. Hoje apresento para vocês mais duas opções: “Será que eu Mordo?” e “Quem Sabe”

1. Será que eu Mordo

Essa brincadeira é um jogo de adivinhação. Um adulto começa escrevendo o nome de vários animais em um papel. Cada participante vai sortear um papel com um nome de animal para colocar na testa de um outro participante, sem deixar que ele veja. Ou seja, todos os jogadores terminarão com um papel colado na testa, sem saber qual.

Brincadeira de Perguntas e Respostas - brincadeira será que eu mordo

O jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. O legal é definir a regra de que só podem ser feitas perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Use pessoas ou personagens no lugar de animais para variar.

Se você tiver crianças pequenas e estiver difícil descobrir, ou se a criança for daquelas mais ativas e ficar impaciente, mude a brincadeira. Ao invés de fazer perguntas e respostas, dê pistas (como emitir o som feito pelo animal) ou faça mímica para que o jogador descubra o nome do animal que está na sua testa.

Brincadeira de Perguntas e Respostas - será que eu mordo

2. Quem sabe?

Esta sugestão de atividade é ótima para entrar no universo de personagens e filmes preferidos das crianças. A brincadeira consiste em escolher um tema, como por exemplo, filmes da Disney, e fazer um participante fazer perguntas sobre o tema para ver quem acerta. A criança pode optar por ficar no papel de quem pergunta ou de quem responde.

Aqui em casa a gente inventou uma variação desta brincadeira que funciona muito bem quando temos pelo menos 3 participantes. Uma pessoa fica responsável pela pergunta e as outras, que vão responder, ficam de braço levantado. Quando a pergunta é feita, quem souber a resposta bate a mão na mesa ou no que tiver de apoio a sua frente. Quem bater mais rápido tem o direito de responder.  A Carol adora e em geral ganha de mim e do pai de lavada 🙂

Se quiser ver como se joga o História Maluca, dá uma olhada no video

Crédito das fotos: Fábio Furtado

Para ter ainda mais ideias, siga a nossa pasta no Pinterest. Ah! E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

4 Comments

Comente
    • 4
      Patrícia Marinho

      Erivaldo,
      Nem todo mundo gosta das mesmas brincadeiras. Obrigada pelo comentário! Tem um monte de outras ideias que você pode encontrar por aqui 😉
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.